- ID
- 2614939
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
Muitos fatores, internos ou externos, contribuem para o resultado dos experimentos envolvendo animais de laboratório. Vários desses fatores estão relacionados aos sistemas biológicos sensitivos dos animais. A seguir são apresentadas afirmações sobre tais fatores. Leia as afirmativas abaixo, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Na maravalha (serragem) da cama, a madeira pode conter substâncias químicas, como inseticidas e fungicidas (agrotóxicos), que afetam o animal, comprometendo o seu sistema imune.
( ) O ruído (barulho) exerce efeito positivo sobre os animais. Muitos ruídos são inaudíveis para os humanos, mas são captados pelos roedores. O efeito do barulho é desenvolver um nível de excitação capaz de melhorar a resposta dos animais de laboratório, favorecendo as pesquisas realizadas com eles.
( ) Cuidado especial deve-se ter com a ração, que, se mantida em depósito por muito tempo sob temperatura alta, poderá perder seus componentes essenciais, tais como aminoácidos.
( ) Os roedores são animais muito sociáveis, estabelecendo facilmente grupos novos. Isso quer dizer que aceitam muito rapidamente a substituição de indivíduos, mesmo durante o experimento.
( ) A idade do animal é um fator interno e sabe-se que a atividade das drogas varia de acordo com ela. Dessa forma, a idade é um fator que deve ser levado em consideração, de acordo com o trabalho a ser realizado.