SóProvas


ID
2615017
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à formação do preço na Engenharia Civil.

Alternativas
Comentários
  • Na letra B acho que deveria ser Sindicato da Indústria da Construção Civil - Sinduscon

  • A nomenclatura citada pela colega Corbusiana está correta. No entanto, o erro da "letra B" foi apresentar simplesmente o modo de formação da estimativa de orçamento. O que o enunciado pede é alternativa correta quanto à "formação do preço", que não deve ser somente uma estimativa, mas um orçamento analítico que comporta custos diretos e indiretos somados, formando o preço final da obra.

  • Resposta letra D. Mas discordo pois lucro deve está inserido nos custos indiretos BDI

  • a.      No orçamento não são considerados itens como fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevadores; playground (quando não classificado como área construída); obras e serviços complementares; urbanização, recreação (piscinas, campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio. Todos esses itens entram na composição do orçamento.

    b.      O orçamento é feito por estimativa de custo, através de um cálculo expedido para avaliação do serviço para tanto, podem ser adotados, como base, índices conhecidos no mercado (por exemplo, o custo do metro quadrado de construção predial divulgado pelo Sindicato de Empresas). O orçamento feito por estimativa de custo é uma avaliação feita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. O descrito na questão parece ser um orçamento preliminar, sendo o índice do CUB desenvolvido pela SIDUSCON

    c.      No BDI, o resultado estimado é o custo efetivo do contrato e corresponde a uma parcela considerável do percentual total. Os custos diretos e indiretos não podem ser calculados por projeto ou orçamento; o lucro corresponde a um percentual fixo de 10% do total da obra. O BDI é um valor percentual que incide sobre o custo global de referência para realização da obra. Ele considera para sua composição a taxa de rateio da administração central, percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço, taxa de risco, seguro, garantia e lucro. Os valores podem sim ser calculados com base no projeto e o lucro é variável, dependendo de cada empresa.

    d.     O orçamento das construções ou dos serviços de engenharia civil é igual à soma do custo direto, do custo indireto e do resultado estimado do contrato (lucro previsto). Menos errada.

    e.      O custo total da obra é aquele obtido pela soma dos insumos incorporados ao produto, isto é, a escavação, o concreto, as formas, a armação, as instalações (elétricas, hidrossanitárias) e outros, através dos consumos dos itens de custo facilmente mensuráveis na unidade de medição e pagamento de cada um destes custos unitários de serviços. Segundo Mattos, o custo total de uma obra é fruto do custo orçado para cada um dos serviços integrantes da obra. Portanto, a origem da quantificação está na identificação dos serviços. O erro do item está em se referir apenas a serviços que são diretamente associados aos serviços de campo. Entra também no cálculo os custos, indireto, que são custos que não estão diretamente associados aos serviços de campo em si, mas que são requeridos para que tais serviços possam ser feitos.