SóProvas


ID
2615023
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Seja no setor público, seja na iniciativa privada, antes mesmo do desenvolvimento detalhado de um projeto executivo já há uma preocupação do gestor em ter uma noção do custo total do empreendimento. A depender do grau de detalhamento de um orçamento, ele pode ser classificado como “elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com uma reduzida margem de incerteza”. Assinale a alternativa que corresponde ao grau de detalhe correto do orçamento descrito.

Alternativas
Comentários
  • A definição descrita correponde ao orçamento analítico.

    Estimativa de custos - Podem ser utilizados parâmetros como o CUB (custo unitário básico) com base em dados históricos e comparação com projetos similares. É utilizada apenas em fases iniciais para se avaliar a viabilidade econômica do empreendimento.

    Orçamento preliminar - São realizados levantamentos de algumas quantidades e inferência de outras e levantamento de preços dos principais insumos e serviços a partir do anteprojeto. Tem uma margem de incerteza menor em relação à estimativa de custos e maior em relação a um orçamento analítico.

    Orçamento sintético - São utilizados métodos de índices de construção, baseados no projeto básico.

     

  • Uma dica para não perder esse tipo de questão. Segundo o manual de obras públicas SEAP-Projetos, anexo 4 em sua definiçoes de orçamentos:

    Estimativa de custos, feita por estimativa de áreas entre outros, realizado na etapa do estudo preliminar

    Orçamento preliminar ou orçamento sintético , feito através de levantamentos, pesquisa de preços médios e entre outros, realizada na etapa do projeto básico.

    Orçamento final ou analítico, feito através de levantamentos , composição de preço unitários e outros, realizado na etapa do projeto básico ou executivo. Esse orçamento por ser o mais detalhado, contem menos erros ( esta mais próximo do valor real).

  • a.      Estimativa de Custos. Avaliação expedito com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Dá uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento.

    b.     Orçamento Analítico (ou detalhado).

    c.      Orçamento Preliminar. Mais detalhado do que a estimativa de custos, pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisas de preços dos principais insumos e serviços.

    d.      Orçamento Sintético. Listagem de itens e/ou serviços, com as respectivas quantidades e preços unitários.

    e.      Orçamento Executivo.

    Fontes: Como preparar orçamentos de Obras - Mattos;

    Análise Orçamentária - Estratégia Concursos