SóProvas


ID
2615110
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NBR 9077/2001 (Saída de Emergência em Edifícios) fixa condições exigíveis que a edificação deve possuir para permitir que, em caso de incêndio, a população ocupante possa abandoná-la com a sua integridade física protegida, bem como o acesso do auxílio externo seja facilitado. Com base nesta norma reguladora, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em edificações térreas, pode ser considerada como saída, para efeito da distância máxima a ser percorrida, qualquer abertura, sem grades fixas, com peitoril, tanto interna como externamente, com altura máxima de 1,20 m, vão livre com área mínima de 1,20 m² e nenhuma dimensão inferior a 1,00 m.

     

    b) A unidade de passagem é a largura mínima para a passagem de uma fila de pessoas, sendo fixada em 0,55 m.

     

    c) Em salas com capacidade acima de 200 pessoas e nas rotas de saída de locais de reunião com capacidade acima de 200 pessoas, as portas de comunicação com os acessos, escadas e descarga devem ser dotadas de ferragem do tipo antipânico, conforme NBR 11785.

     

    d) Sobre o dimensionamento da largura das saídas, as escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população da edificação, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.

     

    e) Os acessos devem ter pé-direito mínimo de 2,50 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 m. Afirmativa correta.

     

    LETRA E

  • NBR 9077/2001

    a) 4.5.2.8

    b) 3.54

    c) 4.5.4.6

    d) 4.4.1.1 b)

    e) 4.5.1.1 d)

  • NBR 9077 Saídas de emergência em edifícios

    4.5 Acessos

    4.5.1 Generalidades

    4.5.1.1 Os acessos devem satisfazer às seguintes condições:

    a) permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio;

    b) permanecer desobstruídos em todos os pavimentos;

    c) ter larguras de acordo com o estabelecido em 4.4;

    d) ter pé-direito mínimo de 2,50 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 m;

    e) ser sinalizados e iluminados com indicação clara do sentido da saída, de acordo com o estabelecido nesta Norma. 

    MA OE!

  • Gab.E

    a) Em edificações térreas, pode ser considerada como saída, para efeito da distância máxima a ser percorrida, qualquer abertura, sem grades fixas, com peitoril, tanto interna como externamente, com altura máxima de 0,90 m❌, vão livre com área mínima de 1,00 m²❌ e nenhuma dimensão inferior a 1,00 m

    peitoril com altura máx de 1,20m

    vão livre com área mínima de 1,20m²

    nenhuma dimensão inferior a 1,00 ✅

    b) A unidade de passagem é a largura mínima para a passagem de uma fila de pessoas, sendo fixada em 0,50 m.

    Fixada em 0,55m

    c) Em salas com capacidade acima de 150 pessoas❌ e nas rotas de saída de locais de reunião com capacidade acima de 150 pessoas❌, as portas de comunicação com os acessos, escadas e descarga devem ser dotadas de ferragem do tipo antipânico, conforme NBR 11785.

    sala com capacidade de 200 pessoas

    200 pessoas

    d) Sobre o dimensionamento da largura das saídas, as escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função de qualquer pavimento da edificação❌, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.

    são dimensionadas em função do pavimento de maior população,

    e) Os acessos devem ter pé-direito mínimo de 2,50 m, com exceção de obstáculos representados por vigas, vergas de portas, e outros, cuja altura mínima livre deve ser de 2,00 m. ✅