SóProvas


ID
2615137
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que diz respeito à fisiopatologia da Distrofia Muscular de Duchenne, assinale o tratamento fisioterapêutico mais indicado aos pacientes na fase de aparecimento dos sinais desta doença.

Alternativas
Comentários
  • Distúrbio hereditário de fraqueza muscular progressiva, geralmente em meninos. SINTOMAS: Os sintomas incluem quedas frequentes, dificuldade para se levantar ou correr, andar oscilante, panturrilhas grandes e dificuldades de aprendizagem. As pessoas podem ter: Nos músculos: anormalidade ao caminhar, dificuldade para ficar em pé, fraqueza muscular, perda de massa muscular ou encurtamento permanente de músculo No desenvolvimento: crescimento lento ou dificuldade de aprendizagem Também é comum: andar constantemente na ponta dos pés, aumento da panturrilha, dificuldade em engolir, escoliose, fadiga ou quedas frequentes
  • A capacidade de marcha em pacientes com distrofia muscular de Duchenne diminui progressivamente devido ao avanço da fraqueza e encurtamento muscular. As órteses para membros inferiores são frequentemente prescritas na tentativa de prolongar a marcha nestes pacientes. Logo, sugere-se o início precoce da AFO a fim de minimizar o prejuízo funcional característico da doença.