-
CERTO
Decisões programadas (estruturadas) → são inerentes aos “problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, estáticos, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos. Assim, estas decisões são sempre semelhantes” (MORITZ; PEREIRA, 2006, p. 81).
Decisões não-programadas (não-estruturadas) → “destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros” (MORITZ; PEREIRA, 2006, p. 81)
--------- ------------
(ANO: 2004 CESPE Órgão: SGA-DF)
Se a maioria das decisões fosse programada, a vida dos gestores seria muito mais fácil. Mas eles tipicamente se defrontam com decisões não- programadas, isto é, aquelas que não possuem uma estrutura previamente comprovada em que se basear. (CERTO)
Bons estudos!!!!!!!
-
GABARITO CERTO
• DECISÕES PROGRAMADAS (estruturadas)
→ São aquelas nas quais:
- Os problemas são bem compreendidos
- Altamente estruturados
- Rotineiros e Repetitivos
- Se prestam aos procedimentos e regras sistemáticos
→ Quando decisões são apoiadas a fatos que já ocorreram anteriormente
→ Existem precedentes para embasar a decisão
→ São decisões mais fáceis
• DECISÕES NÃO PROGRAMADAS (não estruturadas)
→ São aquelas nas quais:
- Se destinam àqueles problemas que não são bem compreendidos
- Carecem de estruturação
- Tendem a ser singulares
- Não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros
→ Exigem um sistema de apoio a decisões corporativas
→ Não existem precedentes
→ São decisões mais difíceis
→ Demandam uma análise mais completa dos gerentes ou gestores pelo fato do problema ser novo, inesperado ou imprevisível
-
Certo
A tomada de decisão é tarefa mais característica do administrador. Porém, os gestores não são os únicos a decidir, pois o trabalho do executivo consiste não apenas em tomar decisões próprias, mas também em providenciar para que toda a organização que dirige, ou parte dela, tome-as também de maneira efetiva
(CHIAVENATO, 1999).
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido.
(MAXIMIANO, 2004).
As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.
(MAXIMIANO, 2004).
-
CERTA!
UMA QUE AJUDA A RESPONDER:
(CESPE - 2013 - STF)
Considerando que uma empresa pública que presta serviços vislumbre uma perspectiva de prejuízo no próximo mês e adote processos racionais de resolução de problemas, julgue os itens seguintes.
Se o evento em questão for sazonal, repetindo-se todos os anos, a empresa deve tratá-lo como objeto de uma decisão programada.
GAB: CERTA.
MAIS DICAS E QUESTÕES AQUI:
https://www.instagram.com/quebrandocespe/
-
-
CERTO
Decisões programadas -------- Repetitivas----------------Situações previamente estabelecidas----------------- mais fáceis de serem resolvidas.
Decisões não programadas-----------------Inesperadas-------------Demandam mais tempo---------------------mais difíceis de serem resolvidas.
Fonte: Anotações - Livro adm. geral, Chiavenato 2005.
-
Complementando.....
.............................................................................................................................................................................
Tipos de tomada de decisão
>>Decisões Programadas: São as decisões tomadas rotineiramente, usando procedimentos e regras da própria empresa.
>>Decisões não programadas: São as decisões tomadas em relação a problemas não estruturados.
..........................................................................................................................................................................
REFERÊNCIAS:
Murdick, Robert. Resumão - Administração e Negócios 01 - Administração. Barros, Fischer & Associados. 2009
Milanez, Roseane. Administração Estratégica e Gestão para Resultados - Apostila Professores Vitoriosos.2010
SITE : http://www.portalgerenciais.com.br/processos-decisórios.php
"Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."
-
GAB:C
Se concordamos com a assertiva marcamos "CERTO", se não concordamos marcamos "ERRADO", isso é,de uma forma simplista, um exemplo de decisão programada tbm.
Decisão programada=procedimento padrão.
-
Programadas -> conhecidas
-
Palavras chaves: Estáticos e repetidas = progrmadas.
Aprovação em 360º - https://go.hotmart.com/B8083401B
-
CORRETA!
As decisões programadas economizam tempo e energia intelectual, evitando que os gerentes se desgastem resolvendo problemas que já estão resolvidos. Assim, um dos objetivos do processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.
Andreia Ribas
-
CORRETA
DECISÕES PROGRAMADAS:
- RESOLVEM PROBLEMAS QUE JÁ FORAM ENFRENTADOS ANTERIORMENTE PELA ORGANIZAÇÃO.
- LIDA COM A ROTINA.
- SÃO IMPESSOAIS.
- NÃO EXIGE DIAGNÓSTICO.
- RÁPIDA E DE BAIXO CUSTO.
OBS: A DECISÃO DO TIPO PROGRAMADA NÃO PASSA PELAS SEGUINTES ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO:
- DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA.
- GERAÇÃO DE ALTERNATIVA.
- ESCOLHA DE ALTERNATIVA.
-
-
Decisões programadas são as decisões rotineiras destinadas a resolver problemas cotidianos e que ocorrem regularmente. Em muitas casos as respostas já estão padronizadas de acordo com a experiência passada. Essas decisões podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (hábito e costume, regras e procedimentos estabelecidos) ou modernas (programas de computador, modelos matemáticos, etc).
Gabarito: CERTO