SóProvas


ID
2616115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      O titular do setor de gestão de pessoas de um órgão público, cujos recursos são despendidos preponderantemente no exercício de funções departamentais, a exemplo da manutenção do cadastro de pessoal e da realização de rotinas de pagamento, pretende fazer que seu setor seja alçado à condição de parceiro estratégico da organização.

Considerando os requisitos para que, na situação hipotética anteriormente descrita, a pretensão do gestor de pessoas seja alcançada, julgue o item seguinte.


As políticas de gestão de pessoas, embora possam variar em razão do ambiente externo e do contexto interno do órgão, em suma deverão visar, entre outros aspectos, a oportunidade para que os servidores participem dos processos decisórios organizacionais e de programas de capacitação.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    A gestão estratégica de pessoas surgiu a partir da década de 1980 com a internalização de novas formas de pensar como parceiro estratégico, tendo como finalidade agregar valor para a organização, por meio da identificação e desenvolvimento de comportamentos e práticas para executar as ações estratégicas organizacionais (DUTRA, 2002).

     

    Com as transformações contínuas tanto do ambiente externo quanto do interno, a gestão de pessoas precisou se reposicionar para atuar nesse novo cenário internacionalizado, tecnológico e veloz. A integração de seus subsistemas e a capacidade de influenciar e ser influenciado no desempenho da organização transformaram-na em premissa básica, quebrando o paradigma de simples executor da folha de pagamento.

     

    (DUTRA, 2002).

  • FERRAMENTAS DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

     

    - Foco em resultados

    - Alinhamento estratégico (gestão por competências)

    - Estruturas organizacionais mais flexíveis

    - Gestão participativa

     

  • A Gestão Estratégica de Pessoas é o trabalho desempenhado pelos Gestores de Negócios da empresa (Profissional que tem o controle total das ações e recursos da empresa, tais como área comercial, financeira, estatística, marketing, contabilidade, além de ser uma referência como liderança para todos na própria organização) tendo um auxílio e sendo alicerçado pelo setor de Recursos Humanos com o propósito de melhorar desempenhos e atingir metas no qual estejam inseridas tanto as necessidades individuais dos colaboradores quanto as necessidades da organização e sociedade. 

  • As políticas devem desaguar, entre outros, em gestão participativa (participação no processo decisório) e educação organizacional (capacitação profissional).