SóProvas


ID
2616136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

      Atento às tendências no campo da gestão de pessoas, um órgão público decidiu reconfigurar seus subsistemas de administração de recursos humanos, especialmente os de seleção e concurso público, de capacitação e desenvolvimento e de avaliação de desempenho, a partir das premissas e preceitos do modelo da gestão de pessoas por competências.

Nessa situação hipotética,


o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão deverá privilegiar a participação em ações de capacitação, sem as quais não se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Outros mecanismos podem ser usados para atestar as competências dos candidatos, como a avaliação de desempenho.

  • errado

     

    o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão deverá privilegiar a participação em ações de capacitação, sem as quais não se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas. Outras técnicas, além de capacitações, podem ser usadas.

  • Questão de lógica. Imagine um servidor formado em gastronomia que faça um curso interno de capacitação em licitações. Agora imagine que ele está concorrendo a uma vaga na área de licitações do órgão em que trabalha e que um de seus concorrentes seja formado em gestão pública com doutorado em licitações + 10 anos de experiência na área em outros órgãos, porém nenhum curso interno de capacitação. Não preciso dizer mais nada, né?

  • Outros mecanismos do processo de seleção interna: 

    Entrevista: Normalmente, a entrevista é a primeira grande ferramenta utilizada para conhecer o candidato. Por meio dela, é possível conhecer melhor a pessoa e saber quais são os seus objetivos. Por mais que o tempo passe e surjam opções mais modernas, a entrevista continua sendo uma etapa indispensável.

    Gerenciamento de Impressão e entrevista de seleção

    Gerenciamento de Impressão (GI) possui grande impacto sobre a entrevista de seleção. Entre os elementos que constituem essa estratégia, encontram-se os comportamentos de autopromoção e insinuação do candidato. Tal aspecto pode influenciar diretamente no resultado da entrevista, dividindo opiniões entre teóricos.

    Testes de conhecimentos

    Essa ferramenta é muito importante durante o processo de recrutamento e seleção, principalmente se você necessita de um profissional que já tenha experiência no cargo oferecido. Aqui, você vai conhecer as qualificações da pessoa e tudo o que ela pode oferecer.

    As provas podem ser aplicadas de maneira teórica (por meio de testes escritos) e/ou de forma prática (levando o candidato a apresentar o que ele sabe ou pode fazer).

    Esse tipo de exame consegue levar o entrevistador a ter uma visão mais clara sobre o desempenho profissional do entrevistado. Alguns exemplos são: habilidades de escrita, aptidões sociais, conhecimento em ética no trabalho, etc.

     

    Entre outras...enfim o enunciado afirma que o processo de seleção interna devera seguir apenas uma forma, quando na verdade existem diversas formas de chegar a um mesmo resultado. Se fosse afirmado que o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão deverá privilegiar, TAMBEM a participação em ações de capacitação, sem as quais não se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas.Talvez e so talvez estaria correto tendo que verificar o que diz o Regimento intero so STM em relação a isso. 

  • Avaliação de desempenho nele, se for bem, nem precisa gastar com capacitação.

  • O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ EM AFIRMAR QUE A CAPACITAÇÃO  VAI atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas E, NA VERDADE, CAPACITAÇÃO PREPARA PARA O FUTURO E NÃO SOMENTE AO EXERCÍCO DA ATIDADE ATUAL, ESTA QUEM FAZ É O TREINAMENTO.

  • O raciocínio é simples! Caso um candidato esteja participando de ações de capacitação pressupõem-se que no mínimo algum conhecimento foram adquiridos neste período, logo a questão Não se pode atestar que o candidato não possuem repertório para o exercício da função... no mínimo bem contraditório, portanto, errado, pois não há argumento que sustente a tese que esse candidato não adquiriu conhecimento necessário para desenvolvimento da função determinada.

  • desenvolvimento

  • Em 11/09/2018, às 14:25:27, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 04/09/2018, às 17:02:24, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 03/04/2018, às 08:46:33, você respondeu a opção C.Errada

     

    #oremos. Colar na parede aqui.

  • O erro da questão está em afirmar que sem a capacitação não é possivel atestar a adequação do candidato ao cargo. Existem outras formas de atestar a se um candidato possui ou não repertorio para ocupar o cargo. Por exemplo, Uma Entrevista Tecnica.

  • Gabarito: errado

     

    Existem outras técnicas mais rápidas para prover a vaga. Como teste e entrevista.

  • Assertiva Corrigida

     

    Nessa situação hipotética, o processo de seleção interna para ocupação de postos gerenciais no órgão NÃO deverá privilegiar a participação em ações de capacitação, POIS HÁ OUTRAS MANEIRAS PELAS QUAIS se pode atestar que os candidatos possuem os repertórios necessários ao exercício das funções de gestão determinadas.

  • ERRADO

     

    Vou certificar se as pessoas podem ocupar cargos gerenciais com a capacitação ? De jeito nenhum !

    Posso descobrir por meio de técnicas de seleção abaixo:

     

    Entrevista de seleção : Entrevista direta com o candidato, podendo ser dirigida (com roteiro preestabelecido) ou não dirigida (sem roteiro definido).
    Provas de conhecimento ou capacidades:  Aplicação de provas com conteúdo geral ou específico.
    Testes psicológicos (psicométricos): Testes que aferem e mensuram determinadas características e aptidões dos candidatos.
    Testes de personalidade : Aferem a personalidade dos candidatos por meio de testes padronizados.
    Técnicas de simulação: Utilização de técnicas de psicodrama, dramatizações (role-playing) e dinâmicas de grupo no processo seletivo.

     

     

    ANDREIA RIBAS E CASSIANO SALIM (2013)

  • Às vezes candidato é capacitado e não sabe nada na prática.
  • Todo munto tem competência para exercer, porém, nem todos têm a capacidade para isso.

    GAB ERRADO.

  • Ele só poderá ter competências gerenciais, se passar por programas formais de capacitação? Não.

    Parte da literatura acredita que comportamentos gerenciais podem ser desenvolvidos, a despeito de ações de treinamento e desenvolvimento.

    Pense em grandes líderes históricos. Todos eles passaram por programas de treinamento para se tornarem líderes bem-sucedidos?

  • A questão trata de conceitos presentes nos conteúdos de Seleção de Pessoas e também de Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Vamos revisá-los?
    A seleção de pessoas ocorre após o recrutamento (divulgação da vaga existente) e consiste no conjunto de atividades desempenhadas com a intenção de escolher o melhor candidato para o posto vago.  Esta se divide em interna, quando os candidatos são escolhidos dentre os profissionais que já trabalham na organização, e externa, em que a escolha é efetuada dentre pessoas de fora da empresa, advindas do mercado de trabalho.
    Quanto ao conteúdo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, este conjunto de ações que visam o processo de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas, pode ser chamado genericamente de AÇÕES DE CAPACITAÇÃO, em que o treinamento consiste na aprendizagem para o exercício das atividades do cargo ocupado atualmente pelo funcionário, o desenvolvimento para o exercício de um cargo futuro ou crescimento na carreira, e a educação é algo mais transformacional, profundo.

    Assim, partindo-se para o enunciado da questão, temos que o item deve ser julgado como ERRADO, porque afirma que as ações de capacitação garantem que os candidatos selecionados internamente serão adequados à vaga, o que pode não acontecer.

    Não podemos garantir que um treinamento, por exemplo, seja 100% eficaz, nem que seja impossível alguém estar preparado para assumir um posto sem que seja capacitado. As pessoas possuem experiências anteriores, tanto profissionais como pessoais, que podem ter suprido as exigências para o exercício do cargo vago. Logo, a restrição ao dizer que, em palavras mais diretas, "sem ações de capacitação não se pode atestar que os candidatos estão preparados ao exercício do cargo" torna a questão errada.

    Gabarito da professora: ERRADO.
  • Gabarito:Errado

    Principais Dicas de Recrutamento e Seleção:

    • Recrutamento = Convidativo. Quer atrair o camarada. Pode ser interno (mais rápido, barato e simples. Mantém a motivação dos indivíduos TOP), externo (lento, caro e complexo. Contrata pessoas de fora da empresa como o próprio nome fala. Renova a cultura organizacional e traz novas ideias para resolução dos problemas) e o misto. Não existe o melhor, e sim aquele que adequa a cada situação.
    • Seleção = Após o recrutamento irei selecionar os mais adequados ao cargo. Podem ser utilizados entrevistas (subjetivas) e provas como seleção. Os modelos de seleção estão palpados: colocação (1 vaga + 1 candidato), seleção (1 vaga + vários candidatos) e classificação (várias vagas e candidatos).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!