SóProvas


ID
2616160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à prática de gestão pública adotadas no Brasil.


Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação ISO 9000, foi adotada pelo gerencialismo, aplicado à administração pública na década de 90 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • Reengenharia é a mudança drastica dos padrões, ISO está relacionada à Gestão da Qualidade.

  • ERRADA!

     

    A reengenharia parte da premissa da MUDANÇA radical dos processos para sua reconstrução, enquanto a Gestão da Qualidade, representada pela ISO 9000, preconiza a melhoria continua.

     

    -

  • GABARITO: ERRADO

    O conceito de reengenharia surgiu na década de 90 como uma resposta das empresas ao turbulento mundo que as rodeava. Significa abandonar antigos conceitos e analisar em detalhes todo trabalho necessário para produzir os produtos ou serviços, proporcionando maior valor aos clientes. Está relacionada a reestruturação dos processos da empresa para alcançar melhorias em indicadores de desempenho como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

    A reengenharia é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo tornar a empresa mais competitiva através de medidas que alterem seus processos, ou seja, elimine processos ultrapassados, reinvente novos procedimentos operacionais, o que proporcionará a redução de custos, aumento do grau de satisfação do cliente e aumento da produtividade. Na reengenharia os processos que não se adequam as mudanças são substituídos, podendo até mesmo ser eliminados.

     

    A reengenharia é vista como alternativa para proporcionar as organizações os meios necessários para sobreviver, através de sua transformação e adaptação à nova realidade.

    TIPOS DE REENGENHARIA

    De negócio: repensar e recriar o negócio como um todo.

    Cultural: relacionado a mudança da filosofia e de valores no trabalho.

    Estratégica: busca recriar a forma de ser da empresa.

    De sistema: mudança na forma de processar a informação com nova tecnologia.

    De informação: mudanças no uso de hardware e software.

    De processo: procura reinventar cada processo analisado.

    A reengenharia não deve ser vista somente como a melhoria do funcionamento dos processos ou reestruturação de determinadas funções da empresa, mas como renovação dos processos, da estrutura, das tarefas, dos instrumentos e das regras de administração em função de um projeto.

    A reengenharia visa a mudança inovadora dos processos por meio dos quais a empresa se adapta a condições mais severas (custos altos, concorrência, escassez de recursos, novas tecnologias, regras impostas) e responde às expectativas (preços baixos, canais de distribuição, produtos inovadores).

    FONTE: http://www.blogdaqualidade.com.br/reengenharia/

     

    ISO 9000: A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

    A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000#Certifica%C3%A7%C3%A3o

    Resumindo: a reengenharia se refere às mudanças radicais de processos, cultura, organização, dentro de uma empresa, ao passo que a Certificação ISO 9000 é um atestado de qualidade da empresa. É INCORRETO afirmar que a certificação é uma ferramenta da reengenharia, porque são conceitos distintos.

  • Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços. Esse grupo de normas descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade. Elas tornaram-se oficiais a partir do ano de 1987, baseada em normas britânicas, e desde então, vem sofrendo revisões.

    Empresas que aplicam as normas ISO 9000 tem uma vantagem adicional, pois tem maior credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes.

     

    Já a reengenharia é uma estratégia de gestão de negócios da década de 1990, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, seu foco é em análise, projetos de fluxos de trabalho e processos de negócios na organização. A ideia da reengenharia consiste em auxiliar as organizações a repensar uma forma de realizar suas atividades com menor custo, melhor atendimento ao cliente. e se tornarem competitivas no mercado.

     

    Reengenharia nas empresas pode ser usada em três situações... A primeira é quando a empresa está passando por graves problemas, e não tem outra alternativa a não ser começar de novo. A segunda é quando a empresa ainda não se encontra em dificuldades, mas é possível prever futuros problemas, e por isso resolve passar por uma reestruturação para evitar esses problemas. A terceira é quando a empresa tem um ótimo desempenho, e mesmo não tendo previsões de problemas futuros, opta por passar pelo processo de reengenharia para ganhar mais vantagem em relação aos concorrentes e aumentar ainda mais seu desempenho, com a ideia de que ao refazer algo que já é bom, é possível alcançar algo ainda melhor.

  • ISSO 9000

    "As ISO 9000 são normas internacionais que estabelecem requisitos para sistemas de qualidade. [...] Agora, a adoção destas normas não garantem nenhum produto com qualidade.”

    Para a certificação dessa norma é necessário implementar todos os requisitos nela especificados, mas não existe prazo de certificação após o início da sua implementação.

    As normas ISO, enquanto mecanismos de auditoria para boas práticas de administração da qualidade, são adotadas tanto por organizações públicas quanto por privadas.

     

  • Reengenharia: Mudança drástica dos padrões, para que as empresas se tornem mais competitivas

     

    ISO: Norma da Gestão da Qualidade!

     

    Gab: Errado

  • ERRADO

     

    A certificação ISO não é ferramenta da reengenharia !

     

    " Por meio da reegenharia não se pretende melhorar os processos já existentes, mas a sua total substituição por processos inteiramente novos."

     

    Chiavenato, 2009.

  • Pegadinha do malandro!

  • A certificação ISO se refere à melhoria contínua. 

    Melhoria contínua tem a ver com melhoras graduais e perenes.

    Reegenharia= mudança radical.

  • reengenharia é mudança drástica-radical

    top down

    risco alto

    folha em branco

    começa do zero

    --------------------------

    Iso 9000

    é requisito para qualidade

    porém sua adoção não garante por si só 

  • reengenharia é mudança drástica-radical

    top down

    risco alto

    folha em branco

    começa do zero

    --------------------------

    Iso 9000

    é requisito para qualidade

    porém sua adoção não garante por si só 

    Gostei (

    1

    ) Reportar abuso

    Arobed Yanaiad

    28 de Julho de 2018 às 13:26

    A certificação ISO se refere à melhoria contínua. 

    Melhoria contínua tem a ver com melhoras graduais e perenes.

    Reegenharia= mudança radical.

    Gostei (

    2

    )


  • A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

     

    ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

     

    Como se trata de um modelo de gestão; Pode sim, ser utilizada em um processo de reengenharia; 

     

    A Reengenharia é um conceito administrativo que tornou-se uma ferramenta de gestão. Quando aplicada de forma correta modifica o perfil do processo empresarial, proporcionando mudanças importantes para a estrutura, os valores e culturas organizacionais e os sistemas de informação.

     

    O que a questão fez foi vincular os dois de forma incorreta; A instituição pode usar a técnica de reengenharia, no caso de implementação do gerencialismo, para implementar a ISO 9000 sem problemas nenhum; é só querer. 

  • Gabarito: errado

     

    Certificado ISO 9000 não é ferramenta, é um Certificado que a empresa recebe se cumprir alguns critérios estabelecidos no programa de qualidade. A empresa que obtém o mencionado certificado, está dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo programa de qualidade, pré-determinado para o segmento da organização.

     

    Reengenharia - mudança total, começando da base zero. É uma ferramenta.

  • Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação ISO 9000, foi adotada pelo gerencialismo, aplicado à administração pública na década de 90 do século passado. Resposta: Errado.

    Comentário: a Certificação ISO 9000 trata da melhoria contínua enquanto a reengenharia trata de mudança radical nos processos. Portanto, a reengenharia não foi adotada no gerencialismo.