SóProvas


ID
2616490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de cloud computing, julgue o próximo item.


O fato de um sistema utilizar computação em nuvem não é suficiente para que ele seja considerado escalável.

Alternativas
Comentários
  • A infraestrutura que suporta a solucao pode sim ser escalavel Mas o produto que a usa como base nao é necessariamente passivel de ser escalavel
  • Se não tiver a infraestrutura, como faz?

  • 1- Troque a frase por:
    O fato de um sistema utilizar computação em nuvem É suficiente para que ele seja considerado escalável.

    2 - Aplique o Princípio Nishimura
    Generalizações são indícios de que a questão está errada
    Logo, a questão estará provavelmente errada.....

    3 -Assim, a negação dela estará provavelmente Certa.

  • A escalabilidade de dados em nuvem é a capacidade de aumentar os recursos tecnológicos armazenados na nuvem conforme um determinado sistema de gestão.

  • Para encerrar as discussões: O fato de UM SISTEMA...

    O Sistema pode utilizar o que for e mesmo assim não ser escalável !!! Ele pode ser limitado de crescimento...

  • Digamos que eu tenha uma empresa de pequeno porte, queira armazenar todos os dados dos meus sistemas em nuvem, contrato uma empresa que me proporcione x de espaço, e esse seja o máximo que ela pode me dar, se futuramente eu quiser mais espaço terei que mudar de fornecedor. Pronto, essa seria uma hipótese em que meus sistemas armazenados em núvem não seriam escaláveis. Ou seja, existem negócios, regras e técnicas (de infraestrutura) que podem implicar na escalabilidade de um sistema em núvem.

  • Gabarito certo

     

    Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer. Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento de carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos.

     

    A escalabilidade é um assunto extremamente importante em sistemas eletrônicos, bancos de dados, roteadores, redes de computadores, etc, e implica desempenho. Um sistema cujo desempenho aumenta com o acréscimo de hardware, proporcionalmente à capacidade acrescida, é chamado "sistema escalável".

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Técnico de Tecnologia da Informação

    No que diz respeito a conceitos de cloud computing, julgue o item a seguir.

    O simples fato de um sistema rodar na nuvem não lhe garante o atributo de ser escalável, já que será considerado escalável o sistema que tiver sido concebido de maneira a ser capaz de alocar e liberar dinamicamente os recursos que a computação em nuvem oferecer. (Correta)

  • CERTO

    A escalabilidade em Cloud Computing é a possibilidade de uma empresa poder ampliar ou reduzir os recursos utilizados de forma inteligente. Essa característica dá aos usuários a capacidade de modificar a quantidade de memória, espaço de armazenamento ou capacidade de processamento do servidor sem a necessidade de uma nova configuração.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    INTEL CELERON SOCKET 775 1.80GHZ, 512MB DE RAM, 80GB DE DISCO RÍGIDO CABO IDE, PASTA DE DENTE COM FUNÇÃO DE PASTA TÉRMICA, PLACA MÃE DDR2, FONTE 200W FORTREK.

    BORA ESCALAR ESSE PC. RUMO À EXPLOSÃO!

  • Escalabilidade pode ser definida como a capacidade com que um sistema - ou uma rede ou até mesmo um processo - tem de interagir com uma quantidade cada vez maior de tarefas, mantendo a eficiência, ainda que haja mais tarefas e que elas sejam mais complexas. Considera-se escalável o sistema que permite melhorar o desempenho a partir da instalação de equipamentos e recursos. 

    É certo que a computação em nuvem efetivamente melhora a flexibilidade relacionada a estruturas de tecnologia de informação (TI) bem como pode diminuir o custo total dos negócios pelo provimento de serviços sob demanda. No entanto, a escalabilidade não é uma consequência direta, ou seja, não é um atributo natural da arquitetura do sistema. Para que o sistema seja de fato escalável é preciso que tenha sido desenvolvido levando este requisito não funcional em conta desde o inicio. Em casos extremos, o fato de colocar o aplicativo em um ambiente de computação na nuvem pode ter efeitos contrários do desejado, como, por exemplo, consumo de recursos maior que o esperado, sem benefícios adicionais. 

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

    TECCONCURSOS

  • Questão que ajuda a conceituar:

    Ano: 2018 Banca: CESPE/CEBRASPE Órgão: FUB Prova: Técnico de Tecnologia da Informação

    No que diz respeito a conceitos de cloud computing, julgue o item a seguir. 

    O simples fato de um sistema rodar na nuvem não lhe garante o atributo de ser escalável, já que será considerado escalável o sistema que tiver sido concebido de maneira a ser capaz de alocar e liberar dinamicamente os recursos que a computação em nuvem oferecer. CORRETO

  • Se você não tirar a mão do bolso e pagar um sistema com escalabilidade, vai continuar nos 5gb grátis pra sempre

  • Embora ao utilizar nuvem, os recursos subjacentes sejam escaláveis, não há como garantir que o sistema como um todo seja escalável. O sistema pode não ter sido programado para aproveitar a alocação e desalocação dos recursos da nuvem de forma automática e, assim, não aproveitar a escalabilidade na alocação dos recursos.

    Gabarito: Certo.

  • QUESTÃO RELACIONADA:

    (CESPE / BNB – 2018) O simples fato de um sistema rodar na nuvem não lhe garante o atributo de ser escalável, já que será considerado escalável o sistema que tiver sido concebido de maneira a ser capaz de alocar e liberar dinamicamente os recursos que a computação em nuvem oferecer. CORRETO.

  • Data do comentário: 19/05/2018

    Classifique este comentário:

    Acerca de cloud computing, julgue o item.

    O fato de um sistema utilizar computação em nuvem não é suficiente para que ele seja considerado escalável.

     

    Escalabilidade pode ser definida como a capacidade com que um sistema - ou uma rede ou até mesmo um processo - tem de interagir com uma quantidade cada vez maior de tarefas, mantendo a eficiência, ainda que haja mais tarefas e que elas sejam mais complexas. Considera-se escalável o sistema que permite melhorar o desempenho a partir da instalação de equipamentos e recursos.

     

    É certo que a computação em nuvem efetivamente melhora a flexibilidade relacionada a estruturas de tecnologia de informação (TI) bem como pode diminuir o custo total dos negócios pelo provimento de serviços sob demanda. No entanto, a escalabilidade não é uma consequência direta, ou seja, não é um atributo natural da arquitetura do sistema. Para que o sistema seja de fato escalável é preciso que tenha sido desenvolvido levando este requisito não funcional em conta desde o inicio. Em casos extremos, o fato de colocar o aplicativo em um ambiente de computação na nuvem pode ter efeitos contrários do desejado, como, por exemplo, consumo de recursos maior que o esperado, sem benefícios adicionais.

     

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Professor, você não disse que a computação em nuvem é escalável? Sim, eu disse que o provedor de computação em nuvem deve fornecer recursos com escalabilidade! O sistema que utiliza computação em nuvem tem uma arquitetura independente do fornecedor de nuvem, logo o simples fato de utilizar computação em nuvem não torna um sistema escalável. Vamos fazer uma pequena analogia para entender a escalabilidade: Se eu construo um prédio prevendo que ele tenha dois andares, mas sabendo que futuramente eu posso querer adicionar mais três andares, eu preciso construir uma base arquitetural que permita futuras adições (Ex: fazer colunas maiores, fazer um aterramento mais profundo, entre outros). Por outro lado, se eu construo um prédio com uma base arquitetural para apenas dois andares sem previsão para futuras adições, ele não será escalável. Qual é o ponto aqui? Bem... O ponto é que o prédio preparado para futuros novos andares é considerado escalável, já o prédio não preparado para futuros novos andares não é considerado escalável. Um sistema de software funciona da mesma maneira: eu posso construí-lo já preparando para futuras evoluções ou não – se eu não o preparo de modo que ele seja escalável, não é suficiente utilizar computação em nuvem para que ele seja considerável escalável, porque um é completamente independente do outro.

    Gabarito: Correto