-
A título de informação: Sobre Beckup.... Quando ocorreu o atentando das Torres Gêmeas, o lugar mais seguro para se guardar as cópias de segurança, das transações e informações de várias empresas, era o próprio Word Trade Certer(esse era o pensamento da época). Deste modo, várias empresas perderam informações sensíveis, vindo mesmo a desaparacer literalmente com a queda das torres. Isso levou a uma mudança radical.... Atualmente, as cópias de segurança são alocadas em local distinto do ambiente físico das empresas. Isso não impede que algumas empresas possuam parte de seus Beckups na própria empresa, mas o sigilo quanto ao local é uma garantia para a própria informação.
Força e Honra!
-
É aconselhado que se saiba o local do armazenamento dos dados, mas o local de forma genérica, como o estado ou cidade. O erro da questão está em afirmar que a empresa contratante seja informada sobre a a localização geográfica exata.
-
Uma das características da computação em núvem é a abstração. O cliente apenas se preocupa em ter o serviço disponível e não com a localização onde seus dados estão armazenaos.
Gabarito: E
-
Alguém pode citar fontes seguras que fala sobre isso?
-
Assertiva ERRADA.
A localização lógica deve ser conhecida, mas a localização física não, podendo, inclusive, ser mutável.
-
Eu errei esta questão no dia da prova. Depois fui atrás na Internet para ver da onde o CESPE tirou essa questão, não achei nada. Depois cheguei nos comentários aqui e vi nada de concreto, como nosso amigo Breno Luna mencionou. Porém lendo o capítulo do Livro "Implantando a Governança de TI - 4ª Edição" do Aguinaldo Aragon no capítulo de Cloud Computing, lá na página 548 está assim:
"Ainda de acordo com o NIST, as principais características da nuvem são:
Grupo de Recursos: o provedor de recursos de computação é agrupado para atender a vários clientes, usando um modelo multicliente com diferentes recursos físicos e virtuais alocados dinamicamente e realocados de acordo com a demanda. Há um senso de independência local. Geralmente, o cliente não tem nenhum controle ou conhecimento sobre a localização exata dos recursos disponibilizados. No entanto, é possível especificar o local em um nível maior de abstração (por exemplo, país, região ou central de dados). Exemplo de recursos incluem o armazenamento, o processamento, a memória, a largura de banda da rede e as máquinas virtuais."
Espero ter ajudado! Bons estudos.
"Sábio aquele que partilha seu conhecimento, tolo aquele que anuncia sua ignorância."
-
Na verdade o erro se encontra na parte "uma das PREMISSAS", o cliente pode e deve ser informado sobre a localização geográfica exata de armazenamento dos seus dados caso queira, no entanto isso não é uma premissa da cloud computing, premissa é por exemplo o acesso à internet para sua utilização.
Espero ter ajudado.
Fé, foco e força moçada...
-
ERRADO.
Os provedores de recursos computacionais são organizados para atender múltiplos
usuários através de um modelo multi-clientes. Para isto são utilizados diferentes
recursos físicos e virtuais que podem ser atribuídos e configurados dinamicamente
de acordo com a demanda de cada cliente.
O usuário não conhece a localização física dos recursos computacionais,
porém pode ser possível especificar sua prioridade de localização com relação a
país e centro de dados através do SLA (Service Level Agreement) utilizados para especificar características de serviço e parâmetros QOS(Quality of Service).
-
Raciocinei da seguinte forma:
Quando você (na figura de pessoa física contratante) contrata um espaço extra de armazenamento do icloud ou da google se preocupa com a localização física do servidor de armazenamento dos seus dados? Provavelmente não, pois para nós, usuários "comuns", tal informação é irrelevante, visto que as informações são (ou deveriam ser rs) acessíveis de qualquer lugar a partir da internet. Contudo, é preciso lembrar que a distância física dos servidores pode impactar o desempenho do acesso, então é possível que para algumas empresas, que normalmente demandam mais recursos, desempenho, etc, tal informação seja relevante (acredito que seja isso).
De qualquer forma, caso eu tenha errado em algo, por favor, corrijam-me!!!
Sigamos!!!!
-
Pense:
Imagine que eu sei que a empresa X armazena todos os dados dela no Google drive.
Eu desejo destruir todos esses dados.
Para isso, eu contrato o Google drive, descubro onde ficam seus computadores e destruo todos!
Viu que não faz sentido informar onde estão os computadores?
-
Sabe lá Deus, em que raio de lugar isso tudo será armazenado...
Camarada quando adquire, adquire e pronto. Exatamente pra se livrar desses aborrecimentos.
A ocultação desses servidores de armazenamento em massa evita diversos problemas, inclusive o principal: a perda dos dados.
-
NIST - National Instutite of Standards and Technology | Trecho sobre características essenciais traduzido e adaptado:
- Há uma certa independência de localização geográfica, uma vez que o consumidor em geral não controla ou conhece a localização exata dos recursos fornecidos [...]
Q742899 - Ao contratar e utilizar um serviço de computação em nuvem para armazenar seus dados, o usuário perde a governança sobre esses dados, por não visualizar como eles são submetidos aos processos de becape, armazenamento e controle de segurança = C.
Q588068 - Na computação em nuvem, o fato de os dados de usuários e das organizações ficarem armazenados em um ambiente descentralizado, acarreta baixa confiabilidade a essa solução E.
Gabarito errado.
-
Fico assutado com essa galera discutindo doutrina de TI, tudo que eu tenho é minha intuição nessas questões