Gabarito Certo
Em Criptografia, o Advanced Encryption Standard (AES, ou Padrão de Criptografia Avançada, em português), também conhecido por Rijndael, é uma cifra de bloco adotada como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos. Espera-se que seja utilizado em todo o mundo e analisada extensivamente, assim como foi seu predecessor, o Data Encryption Standard (DES). O AES foi anunciado pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA) como U.S. FIPS PUB (FIPS 197) em 26 de Novembro de 2001, depois de 5 anos de um processo de padronização. Tornou-se um padrão efetivo em 26 de Maio de 2002. Em 2006, o AES já é um dos algoritmos mais populares usados para criptografia de chave simétrica.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
► Chave Simétrica (1chave) entre os pares de comunicação
- ex: AES, BLOWFISH, RC4, 3DES, IDEA
(CESPE, 2018) Por ser um algoritmo simétrico, o AES utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar os dados.(CERTO)
#Algoritmos de chave simétrica são algoritmos para criptografia que usam a mesma chave criptográfica para encriptação de texto puro e decriptação de texto cifrado. A chave, na prática, representa um segredo compartilhado entre duas ou mais partes que pode ser usado para manter uma ligação de informação privada.
(CESPE, 2010) Na criptografia simétrica, a mesma chave é utilizada tanto para a cifração quanto para a decifração.(CERTO)
(CESPE, 2019) Na criptografia simétrica, uma chave secreta é aplicada a uma mensagem para alterar o conteúdo dessa mensagem; conhecendo essa chave, o remetente e o destinatário poderão criptografar e descriptografar todas as mensagens em que essa chave for utilizada.(CERTO)
---
► Chave ASSimétrica (2chaves, uma pública e outra privada)
- ex: RSA, DSA, ECC, DIFFIE-HELLMAN
HTTPS -> criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.
(CESPE, 2019) Na utilização de uma criptografia de chave assimétrica, utiliza-se duas chaves para realizar a criptografia, sendo uma privada e outra pública.(CERTO)
(CESPE, 2018) Ao se utilizar um sistema de criptografia assimétrica, deve-se conhecer, no mínimo, a chave pública do destinatário da mensagem; além disso, um usuário pode ter quantas chaves públicas julgar necessárias.(CERTO)
---
#Questões Cespianas:
1} Para evitar a comunicação insegura com uma aplicação web, alguns pontos devem ser observados, como a não utilização de protocolos de segurança criados por usuários particulares e a configuração do servidor para aceitar apenas suítes criptográficas fortes.(CERTO)
2} A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.(CERTO)
↳ O algoritmo é público. A chave é privada!
3} A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.(CERTO)
[...]
Logo, Gabarito: Certo. ✔
____________
Fontes: Wikipédia; Oficina da Net; Questões da CESPE; Colegas do QC.