SóProvas


ID
2616982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue.


O princípio da ordem original, utilizado na organização interna de um fundo de arquivo, determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto.

Alternativas
Comentários
  • O princípio do respeito à ordem original: Quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora. Ou seja, a ordem dos documentos será aquela definida pela entidade acumuladora para cada documento (por nome, por local, por data, por assunto...) e não especificamente por assunto, como afirma o item.

     

    GABARITO --> ERRADO

     

    FOCO! FORÇA! FÉ! Chegaremos Lá!

    DEUS É FIEL!!

  • ERRADA!

     

    DOCUMENTOS CLASSIFICADOS POR ASSUNTO = PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA OU TEMÁTICO

     

     

  • ERRADO

     

     

    VEJAM OUTRAS:

     

     

    (Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Arquivista)

     

    A preservação da ordem original, defendida pelo princípio do respeito à ordem primitiva, não faz referência à ordem física, mas à ordem intelectual.(CERTO)

     

    -------------            -------------

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TJ-ES Prova: Analista Judiciário - Arquivologia)

       

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.(CERTO)

     

     

    Bons estudos!!!!!!!

     

     

  • Errado, pois este é o conceito do princípio da PROVENIÊNCIA

  • GAB: E

    O princípio da ordem original, utilizado na organização interna de um fundo de arquivo, determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto

    neste caso, o princípio é o da PERTINENCIA.

     

     

  • Gab: Errado

    Princípio da Ordem Original afirma que se deve conservar a ordenação dos documentos.
    O principio que a questão traz é o da Pertinência (que inclusive está em desuso).

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA
    Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística, a pertinência é o “princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático”.
    Na arquivística, existem princípios que se contradizem, como o princípio da pertinência e o da territorialidade.
    Não há um princípio correto ou errado, sendo necessário adotar aquele que supre as necessidades da entidade.

    ERRADA!

  •  Princípio da Pertinência Temática – . Ele confronta
    o princípio da Proveniência (o mais importante) e diz que os arquivos
    devem ser organizados por temas ou assuntos.

    reclassificar  é atribuir outra classificação. Ex:de secreto/Ultra secreto.

  • Princípio da pertinência

    GABARITO:ERRADO

  • Gab Errada

     

    *Princípio da Proveniência:  Um dos princípios fundamentais da Arquivologia. Provém da mesma fonte. Um arquivo da instituição X não po*de ser misturados com os arquivos da Instituição Y 

     

    Fundo: É o conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Podem receber duas classificações: 

     

    Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

     Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.

     

    *Princípio da Integridade: ( Arquivo Permanente ) Os fundos devem ser mantidos sem divisão, dispersão, separação, ou seja, não deve guardar metade do arquivo X em um lugar e a outra metade em outro local. Os arquivos devem ser Inteiros. 

     

    *Princípio do respeito à Ordem Original: Os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a ordenação estabelecida pela entidade produtora. 

     

    *Princípio da Organicidade : É um desdobramento do princípio da ordem original .É a qualidade segundo a qual os arquivos se espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas. 

     

    *Princípio da Unicidade: Os documentos produzidos em diversas vias, após sua regular utilização devem ser reduzidas em apenas uma para o arquivamento. 

     

    *Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica, os registros são acumulados naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos. 

     

    *Princípio da Pertinência: ( temático )  Os arquivos devem ser reclassificados por assunto, sem levar em conta o princípio da proveniência e a classificação original. 

     

    *Princípio da Imprescritibilidade: São complementares, Os arquivos públicos não podem ser vendidos e não tem prazos. O Estado detém de todo o poder desses arquivos. 

     

    *Princípio da Territorialidade:  Define o domicílio legal do documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, é de acordo com a área territorial. 

    OBS: Em caso de guerra ou Relação diplomática esse arquivo pode sair de sua jurisdição. 

     

    *Princípio da Universalidade: Exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture , classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada. 

     

    *Princípio da Reversibilidade: Defende que o arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não pode ser revertido, ou seja, restaurado. 

     

  • ERRADO

     

    Princípio da ordem original: Deve ser mantida a ordem dada prlo produtor.

    Princípio da pertinência (temático): Os documentos devem ser classificados por assunto.

     

    "O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora. Ou seja, a ordem dos documentos será aquela definida pela entidade acumuladora para cada documento (por nome, por local, por data, por assunto...) e não especificamente por assunto, como afirma o item."

     

    - Profº Elvis Miranda.

  • O conceito apresentado refere-se ao princípio da pertinência, onde os arquivos são separados por assuntos ou temas.

  • O princípio do respeito aos fundos, em nada tem a ver com os assuntos.

     

    ERRADA

  • ERRADO

     

    Para Bellotto (2007, p.131), obedecer a ordem original não está ligada ao respeito a ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito à organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento.

     

    Fonte: https://docs.wixstatic.com/ugd/8d3765_a350d452cb684e9ca6676222490f330d.pdf

  • O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter a organização que lhes foi definida pelos seus produtores originais, pois são estes quem melhor conhecem as atividades desenvolvidas. Este princípio é utilizado na organização interna dos documentos, ou seja, ao arranjar as peças, deve-se ter em mente como esses documentos eram tratados nos setores de trabalho, para refletir fielmente as atividades desenvolvidas.

    O princípio que determina a reclassificação por assuntos é o da Pertinência. Contudo, este princípio está em desuso pela Arquivologia, pois vai de encontro ao que determina o princípio da Proveniência.

    Gabarito do professor: Errado
  • ERRADO!

     

    sempre,

     

    forever

     

     

    Observem que o princípio que a questão traz é o da Pertinência:

     

    Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

     

    Mas, o correto seria o da proveniência:

     

    Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, sem jamais se misturarem aos de origem diversa.

  • Resumindo:

     

    Ordenação EXTERNA do Fundo usa o principio da Proveniência.

     

    A ordenação INTERNA do fundo de arquivo obedece ao princípio da ORDEM ORIGINAL  (CESPE 2018)

     

    PerTinênciA: reclassificar por Temas ou Assuntos. ( em desuso na prática, porém no CESPE está em uso e bastante rs).

  • O princípio da Pertinência Temática é que os arquivos devem ser organizados conforme o assunto ou tema. 

     

     Focoforçafé#@

  • Isso se refere ao princípio da PERTINÊNCIA TAMÁTICA que diz que os documentos devem ser organizados por assunto ou tema!

     

  • A questão se refere ao princíncio da PerTinêciA: 

    T emas ou

    A ssuntos.

     

    Portanto, a questão está errada.

  • Via QC:

    O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter a organização que lhes foi definida pelos seus produtores originais, pois são estes quem melhor conhecem as atividades desenvolvidas. Este princípio é utilizado na organização interna dos documentos, ou seja, ao arranjar as peças, deve-se ter em mente como esses documentos eram tratados nos setores de trabalho, para refletir fielmente as atividades desenvolvidas.

    O princípio que determina a reclassificação por assuntos é o da Pertinência. Contudo, este princípio está em desuso pela Arquivologia, pois vai de encontro ao que determina o princípio da Proveniência.

    Gabarito do professor: Errado

  • Princípio da Pertinência ou Temático - está sendo excluído das provas de concursos, pois afronta o princípio fundamental da Arquivologia que é o da Proveniência (Respeito aos Fundos).


    O princípio da pertinência ou temático preconiza que os documentos deveriam ser reclassificados por ASSUNTO, sem levar em conta a proveniência e a classificação original.

  • A Organização Interna do Fundo usa o princípio da proveniência.

     

     

  • Se RECLASSIFICA os documentos, desconsiderândo a proveniência, estamos falando do proncípio da PRECEDÊNCIA.

     

    Bons Estudos!

  • Pertinencia = Assunto   ....PertAssu

  • Vcs são show, pessoal!!!! Amo esse QC

  • Princípio da ordem original: Deve ser mantida a ordem dada prlo produtor.

    Princípio da pertinência (temático): Os documentos devem ser classificados por assunto.

    "O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora. Ou seja, a ordem dos documentos será aquela definida pela entidade acumuladora para cada documento (por nome, por local, por data, por assunto...) e não especificamente por assunto, como afirma o item."

  • ERRADO

    PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL: documentos devem ser mantidos segundo a ordem original dada pelo produtor.

     

    Princípio do respeito à ordem original é o princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. É a concepção que, levando em conta as relações estruturais e funcionais que presidem a gênese dos arquivos, a sua ordem original garante sua organicidade.

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

     

     Princípio da Pertinência Temática – Ele confronta o princípio da Proveniência e diz que os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência.

     

    Princípio da pertinência: Princípio segundo o qual os DOCUMENTOS deveriam ser reclassificados por ASSUNTO sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

     

     

  • O princípio da ordem original, utilizado na organização interna de um fundo de arquivo, determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto.  ( FALOU EM ASSUNTO - LINCAR COM TEMÁTICA =  princípio da pertinência

  • ·         Pertinência:
    - não é mais utilizado;
    - reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original, baseia-se na análise do conteúdo.

    GAB ERRADO

  • Não vou reclassificar, modificar a 'ordem original' ORIGINAL.

  • ERRADO

     

    Não é a ordem física que os documentos tinham no setor de trabalho; É o respeito à organicidade; É a observância do fluxo natural e orgânico com que foram acumulados os documentos. 
     
     

  • O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter a organização que lhes foi definida pelos seus produtores originais, pois são estes quem melhor conhecem as atividades desenvolvidas. Este princípio é utilizado na organização interna dos documentos, ou seja, ao arranjar as peças, deve-se ter em mente como esses documentos eram tratados nos setores de trabalho, para refletir fielmente as atividades desenvolvidas.

    O princípio que determina a reclassificação por assuntos é o da Pertinência. Contudo, este princípio está em desuso pela Arquivologia, pois vai de encontro ao que determina o princípio da Proveniência.

    - Professor Mayko Gomes

  • A questão diz respeito ao princípio da pertinência, também chamado de princípio temático.

  • PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA:

    - O princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original;
    – Baseia-se na análise do conteúdo para definir a organização dos documentos, é oposto ao princípio de respeito aos fundos;
    – OBS.: Esse princípio foi abandonado, não é mais usado (MAS PARA CESPE É MUITO ATUAL).

  • Princípios que se confrontam: proveniência e pertinência

     

    Proveniência - origem / respeito aos fundos.

    Pertinência - temas / assuntos.

     

  • ERRADO! 

     

    O Princípio descrito na redação da questão é, princípio da pertinência! e não princípio da ordem original. 

     

    Princípio da pertinência---> Os documentos são organizados por " assuntos. " Guardem isso, ok! ? 

     

    Princípio da ordem original---> Os arquivos forem encaminhados para guarda de um terceiro, deve ser conservado o arranjo  definido pela entidade. 

  • Princípio da pertinência: Os documentos são organizados por assuntos.

  • princípio da pertinência temática!

  • O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora.

     

    Ou seja, a ordem dos documentos será aquela definida pela entidade acumuladora para cada documento (por nome, por local, por data, por assunto...), e não especificamente por assunto, como afirma o item.

     

    by neto..

  • ordem original: arquivo deveria conservar o arranjo e a ordem original mantida materialmente e intelectualmente. ORDENAÇÃO INTERNA - ORDEM ORIGINAL * ordem material: ordem física que os doc’s foram acumulados * ordem intelectual: ordem que foram produzidos dentro da sequencia lógica de um contexto.
  • GABARITO: ERRADO

    A questão misturou o princípio da pertinência (arquivos organizados por assunto) com o princípio da ordem original/ organicidade, onde os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos).

    Abraços. :)

  •  O princípio do respeito à ordem original é aquele que defende que, quando um arquivo (enquanto conjunto de documentos acumulados por uma entidade) for encaminhado para guarda por terceiro, deve conservar o arranjo (ordem dada aos documentos) definido pela entidade acumuladora. Ou seja, a ordem dos documentos será aquela definida pela entidade acumuladora para cada documento (por nome, por local, por data, por assunto...) e não especificamente por assunto, como afirma o item. 

    https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/STM-Coment%C3%A1rios-de-Arquivologia.pdf

  • Gab ERRADO.

    De fato o princípio da ORDEM ORIGINAL refere-se a organização interna do fundo de arquivo. Porém,o princípio que reclassifica por assunto/tema é o da PERTINÊNCIA.

    #PERTENCEREMOS

    Insta: @_concurseiroprf

  • O princípio da Pertinência determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. 

    Resposta: errada 

  • GABARITO: ERRADO

    Princípio do Respeito à Ordem Original

    Os documentos devem ser mantidos no arquivo na mesma ordem que lhe foi atribuída nos setores que os criaram. Não se explica quando os documentos na fase corrente não receberam uma organização adequada.

  • GABARITO: ERRADO

    O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter a organização que lhes foi definida pelos seus produtores originais, pois são estes quem melhor conhecem as atividades desenvolvidas. Este princípio é utilizado na organização interna dos documentos, ou seja, ao arranjar as peças, deve-se ter em mente como esses documentos eram tratados nos setores de trabalho, para refletir fielmente as atividades desenvolvidas.

    O princípio que determina a reclassificação por assuntos é o da Pertinência. Contudo, este princípio está em desuso pela Arquivologia, pois vai de encontro ao que determina o princípio da Proveniência.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Reclassificação por assunto: Princípio da Pertinência.
  • O princípio que determina a reclassificação por assuntos é o da Pertinência. Contudo, este princípio está em desuso pela Arquivologia, pois vai de encontro ao que determina o princípio da Proveniência.

    By: professor

  • (CESPE) O princípio da ordem original, utilizado na organização interna de um fundo de arquivo, determina que os documentos devam ser reclassificados por assunto.

     Errado > Esse conceito é o de pertinência que nem é mais usado atualmente. 

    (CESPE) A ordenação interna do fundo de arquivo obedece ao princípio da ordem original(Certo)

  • Pertinência- Assunto.