SóProvas


ID
2616985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.


O protocolo é uma atividade da fase de utilização do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Um programa de gestão de documentos é dividido, segundo a bibliografia arquivística, em três fases: PRODUÇÃO(produção/criação), UTILIZAÇÃO(uso e tramitação) e DESTINAÇÃO(determinar Eliminação ou Guarda Permanente). A atividade de protocolo, que consiste no controle da tramitação dos documentos, está incluída na fase de utilização, como bem afirma o item.

     

    GABARITO --> CERTO 

     

    FOCO! FORÇA! FÉ! Chegaremos Lá!

    DEUS É FIEL!!

  • GABARITO: CERTO

    .

    A Gestão de Documentos implica somente sobre a fase primária, ou seja, os arquivos correntes e intermediários. O protocolo faz parte dos arquivos correntes, é uma das fases de utilização dos documentos, quanto ao recebimento, registro, tramitação, expedição. A fase secundária (arquivo permanente) não é uma das fases aplicada pela Gestão de Documentos.

     

  • Gabarito CERTO;

     

    Processo de trabalho do PROTOCOLO segundo Marilena Paes (pag.56)

    a. Recebimento e Classificação (Separar correspondência oficial da particular, encaminhar correspondência sigilosa ao destinatário, interpretar e classificar, elaborar resumo do assunto);

     

    b. Registro e Movimentação (funciona como um centro de distribuição e redistribuição de documentos. Executando as seguintes ações: anotando espécie doc., código e resumo do assunto, encaminha os documentos as respectivos destinos, após os despachos de autoridade competente);

     

    c.  Expedição (receber correspondência, verificar se não faltam folhas, numerar e completar a data no original e cópias);

     

    d.  Arquivamento;

     

    (CESPE/MP-ENAP/2015) As atividades de protocolo, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições, inserem-se na fase de produção (Errado, se desenvolve tal atividade na fase de utilização).

  • Gestão de documentos (PUD)

    Produção 

    Utilização (protocolo)

    Destinação 

  • Gestão de documentos: Fases corrente e intermediária. Protocolo está na fase corrente.

  • CERTO

    Gestão de documentos :

    Produção 

    Utilização - Protocolo

    Destinação 

    Gestão de documentos inclui a fase corrente e intermediária 

  • •PROTOCOLO
    –É A DENOMINAÇÃO ATRIBUÍDA:
    –AOS SETORES ENCARREGADOS DO RECEBIMENTO, REGISTRO, DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS.
    –É TAMBÉM O NOME ATRIBUÍDO AO NUMERO DE REGISTRO DADO AO DOCUMENTO OU,
    –AINDA, AO LIVRO DE REGISTRO DE DOCUMENTOS RECEBIDOS E EXPEDIDOS.

     

    Gabarito: Certo

  • Gabarito Correto

     

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    *Fases da gestão de documentos

    *As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação.

     *Fases de gestão de Documentos  P.U.A.D:

    produção de documentos.

    utilização.

    avaliação e destinação.

    I) Produção de documentos; o objetivo é evitar perda de tempo no futuro com documentos duplicados ou que nem deveriam ser arquivados.

    Exemplo: Estudos, planejamentos, determinação de normas, de diretrizes, de ferramentas, de procedimentos, elaboração de manuais e formulários,

     

    II) utilização de documentos;  esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

    >Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação,

    Exemplo: Protocolo, empréstimo, consultas, arquivamento, autuação, classificação, etc.

    III) avaliação e Destinação de documentos.

    A)Avaliação / tabela da temporalidade:é o processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

    B) Destinação/ plano de destinação: é a decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.

    Exemplos:

     Atividades para após o uso administrativo do documento, como avaliação, eliminação, recolhimento, ações de conservação e preservação, etc.

  • Gabarito: CERTO

     

    Sabendo que só existem as 3 fases de gestão documental (PUD), ficaria fácil resolver a questão:

     

    P rodução - Elaboração dos documentos. Ex: criar modelos e formulários, 

    U tilização - Controle, uso e armazenamento dos documentos. Ex: Protocolo, expedição

    D estinação - determinar se o doc. vai ser eliminado ou guardado permanentemente. Ex: Transferências e recolhimentos.

     

    A questão fala no protocolo, não poderia estar na produção - pois o documento já foi produzido. E também não pode ser destinação, pois no protocolo ainda não estamos na fase de decidir se o documento vai ser guardado permanentemente ou eliminado. So poderia ser utilização.

     

    Bons estudos galera.

  • CERTO

     

    Gestão de documentos: PUD (Produção/ Utilização/ Destinação)

     

    "Um programa de gestão de documentos é dividido, segundo a bibliografia arquivística, em três fases: produção, utilização e destinação. A atividade de protocolo, que consiste no controle da tramitação dos documentos, está incluída na fase de utilização, como bem afirma o item."

     

    - Profº Elvis Miranda.

     

  • COMPLEMENTANDO

     

     

    Entende-se por protocolo o conjunto de operações visando o controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à informação. A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam bastante.

     

     

     

    Recebimento:

     

    Inclui a atividade de receber os documentos e efetuar a separação em duas categorias:

    ·         Oficial, que trata de matéria de interesse institucional.

    ·         Particular, que trata de conteúdo de interesse pessoal.

    Os documentos oficiais são divididos em ostensivos e sigilosos. Aqueles de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados. No momento da análise, deverá ser verificada a existência de outros registros relacionados ao documento recebido, para se fazer a devida referência. Os documentos de natureza sigilosa e aqueles de natureza particular deverão ser encaminhados diretamente aos respectivos destinatários.

     

     

     

    Registro:

     

    Os documentos recebidos pelo protocolo são registrados em formulários ou em sistemas eletrônicos, nos quais serão descritos os dados referentes ao seu número, nome  do remetente, data e assunto, espécie, entre outros elementos. Os elementos utilizados para o registro de documentos nos serviços de protocolo são metadados desses documentos.

     

     

    Autuação:

     

    Após o registro, os documentos são numerados (autuados) conforme sua ordem de chegada ao arquivo. A palavra autuação também significa a criação de processo.

     

     

     

    Classificação:

     

    Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria  de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo atribuir a eles códigos. Esta tarefa  é executada com o auxílio do plano de classificação, caso a instituição possua esse  instrumento.

     

     

     

    Distribuição:

     

    Ou movimentação: consiste na entrega dos documentos aos respectivos destinatários. A distribuição é a remessa dos documentos aos setores de trabalho, enquanto que a Expedição consiste na remessa externa desses documentos.

     

     

     

    Tramitação

     

    A tramitação de um documento dentro de uma instituição depende diretamente se as etapas anteriores foram feitas da forma correta. Se feitas, fica mais fácil, com o auxílio do protocolo, saber sua exata localização, seus dados principais, como data de entrada, setores por que já passou, enfim, acompanhar o desenrolar de suas funções dentro da instituição. Isso agiliza as ações dentro da instituição, acelerando assim, processos que anteriormente encontravam dificuldades, como a não localização de documentos, não se podendo assim, usá-los no sentido de valor probatório, por exemplo.

  •  

    FASES DA GESTAO DE DOCUMENTOS:  

     

    PUAD

     
    1- FASE: 

    P-PRODUCAO: racionaliza a criação de docs. Gestão de formulários. 

     

    2- FASE: 
    UUTILIZACAO(manutenção): normas de acesso. Controle de docs (protocolo). Arquivamento de docs (plano de classificação). 

     

    3- FASE: 

    A- AVALIACAO 
    D- DESTINACAO (avaliação): tabela de temporalidade. Analisa se os docs serão guardados (e por quanto tempo) ou se serão eliminados. 

     

    GAB: CERTO 

     

    AVANTE MANCEBOS!! 

  • FASES DA GESTAO DE DOCUMENTOS:  PRO UTI AVALIA NOTA 10

    PRO.duçao

    UTI.lização

    AVALIA.ção

    NOTA 10 tinação

  • Utilização: é a onde os documentos são utilizados com a finalidade principal para que foram criados (valor primário). Os documentos tramitam (se movimentam) internamente na instituição, percorrendo todo o caminho necessário para que se cumpra uma atividade específica. As atividades desta fase são de busca e localização (protocolo), de consulta e empréstimo, entre outras.


    fonte: apostila de Giovana Carranza

  • FASES/TAREFAS que compõem a gestão de documentos segundo a doutrina: PUD

    Produção: ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. É onde os documentos são  criados/confeccionados/recebidos e são  inseridos  nos  sistemas  de controle  da  instituição. Esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da instituição. Nesta fase, é fundamental intervir no processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. O arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação de modelos de formulários que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.​

    Utilização: esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação, como, por exemplo, empréstimo, consulta e a recuperação de informações essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.

    Destinação/Avaliação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda (tabela de temporalidade) dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a instituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

    É importante ressaltar que mediante a avaliação, há dois destinos para os documentos: a sua eliminação ou o seu recolhimento ao arquivo permanente. A avaliação é realizada para que se possa eliminar documentos e, assim, a empresa poder economizar em sua guarda, tanto no que se refere à pessoal como o recurso materiais.

  • As FASES da gestão de documentos são:

     

    1.PRODUÇÃO - comando de RACIONALIZAR  a produção de documentos;

    2.UTILIZAÇÃO - compreende para utilização do arquivo: prever quais as NORMAS DE ACESSO; seu PROTOCOLO (para recebimento, classificação, registro, distribuição, expedição, tramitação e autuação); bem como o ARQUIVAMENTO

    3.DESTINAÇÃO - realizada pela TABELA DE TEMPORALIDADE (se elimina ou recolhe para a fase permante)

     

    Dessa forma, é correto afirmar que o protocolo encontra-se na fase de UTILIZAÇÃO - GAB. C

    Bons Estudos!

  • Fases da Gestão de Documentos

    ·         Produção; (elaboração dos documentos, produção)

    ·         Utilização; (uso e tramitação, protocolo, organização e arquivamento)

    ·         Destinação. (avaliação, eliminação, arquivamento permanente, prazo de guarda).

     


    GAB CERTO.

  • GAB:C

    A gestão documental está dividida em três fases básicas:

     

    ✔️ Produção: diz respeito à elaboração de documentos em função das atividades da insituição.

     

    ✔️ Utilização: compreende as atividades de tramitação e uso. Nessa fase estão incluídas todas as atividades de protocolo  (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação);

     

    ✔️ Destinação: atividades de avaliação e arquivamento.

  • Lembre-se! A gestão ocorre nas fases corrente e intermediária.

    Gestão de documentos: (PAUTA)

    - Produção;

    - Avaliação;

    - Uso;

    - Tramitação;

    - Arquivamento.

    Fonte: Arquivologia - coleção tribunais e MPU. George Melo Rodrigues.

  • PRODUÇÃO

    UTILIZAÇÃO= Aqui se trata de fase de PROTOCOLO (recebeminto, classificação, registro, distribuição e tramitação)

    AVALIAÇÃO

    DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS

  • Fui montando um esquema para ajudar na compreensão:

    Peguei o toque pejorativo no mnemônico de algum colega do QC... e associei com outro mnemônico

     

    Percebam que a PUTAA está dentro do PUD (isso ficou "um tanto cômico").

     

    Produção

    Uso \ Utilização

    Tramitação

    Avaliação \ destinação

    Arquivamento

     

     

    Produção

    Uso \ Utilização

    Destinação \ Avaliação

     

     

    1) Produção de doc.:

    2) Utilização de doc.:

    Protocolo:

    - Recebimento

    - Classificação (Assunto).

    - Registro (atuação), normas de acesso à documentação

    - Expedição/Distribuição

    - Movimentação/tramitação.

    - Controle.

     

    Arquivo

    - Arquivamento (Plano de Classificação e Métodos de Arquivamento)

    - Desarquivamento: consulta, empréstimo, expedição.

    - Destinação.

     

    3) Destinação e avaliação de doc.: Tabela de Temporalidade

    - Avaliação

    - Destinação

     

    Se encontrarem algum erro, por favor, avisem-me.

  • gente cuidado, estou vendo comentários com a ordem do protocolo equivocada.

    SEGUE A ORDEM

    PROTOCOLO: 1-RECEBIMENTO; 2-REGISTRO E AUTUAÇÃO; 3-CLASSIFICAÇÃO; 4-EXPEDIÇÃO (EXTERNA)/DISTRIBUIÇÃO (INTERNA); 5-CONTROLE/MOVIMENTAÇÃO.

    FONTE:GRAN CURSOS ONLINE

  •  

    Produção ->Protocolo ( ARQUIVO CORRENTE)

    Utilização -> Protocolo (Plano de classificação (é parte do protocolo)) CORRENTE E INTERMEDIÁRIO

    Avaliação e Destinação -> Análise, Seleção, TTD e Plano de Destinação, Eliminação

     

    Esse ano a banca afirmou que a Gestão compreende as 3 idades. (ಥ﹏ಥ)

  • Fases gestão de documentos: PUD

    Produção

    Utilização-  Diz respeito ao fluxo documental (atividades de protocolo).

    Destinação

  • A fase de utilização envolve atividades que tratam diretamente com os documentos. São atividades que, para serem executadas, precisam da sua existência prévia.

    Considerando que o protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos, e os documentos precisam já estar produzidos, já existirem para tramitar, podemos sim afirmar que as atividades de protocolo se encontram na fase de utilização da gestão de documentos.

    Gabarito do professor: Certo
  • Fase da gestão em que se encontra o Protocolo >>>>>>>>>>> UTILIZAÇÃO!!

  • Um programa de gestão de documentos é dividido, segundo a bibliografia arquivística, em três fases: produção, utilização e destinação. A atividade de protocolo, que consiste no controle da tramitação dos documentos, está incluída na fase de utilização, como bem afirma o item.

    https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/STM-Coment%C3%A1rios-de-Arquivologia.pdf

  • A fase de utilização envolve atividades que tratam diretamente com os documentos. São atividades que, para serem executadas, precisam da sua existência prévia.

    Considerando que o protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos, e os documentos precisam já estar produzidos, já existirem para tramitar, podemos sim afirmar que as atividades de protocolo se encontram na fase de utilização da gestão de documentos.

    Gabarito do professor: Certo

  •  Resolução: exatamente. O protocolo acontece na fase de utilização do programa de gestão de documentos.

    Resposta: certa

  • GABARITO: CERTO

    A fase de utilização envolve atividades que tratam diretamente com os documentos. São atividades que, para serem executadas, precisam da sua existência prévia.

    Considerando que o protocolo tem a função de controlar o trâmite de documentos, e os documentos precisam já estar produzidos, já existirem para tramitar, podemos sim afirmar que as atividades de protocolo se encontram na fase de utilização da gestão de documentos.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • PROTOCOLO --> FASE DE UTILIZAÇÃO

  • Protocolo = 1ª idade documental (corrente) e 2ª fase documental (Utilização)

  • Fases/Etapas da Gestão de Documentos (Produção, Utilização, Destinação PUD)

    b) Utilização: uso, tramitação; protocolo (receber, registrar, classificar, distribuir, tramitar, expedir), organização, arquivamento; normas.

  • CERTO

  • pha de enunciado é esse mas acertei ainda assim

  • CERTO

    Fases da gestão de documentos >>mnemônico PUAD. Nele, 3 fases

    1-Produção

    2-Utilização

    3-Avaliação e Destinação

    2-Utilização de Documentos (Segunda fase) tramitação ----> uso.

    - Protocolo

    -Expedição;

    -Organização;

    -Arquivamento em documentos em fase corrente e intermediária,

    -Elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo e consulta);

    -Recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou cientificas das instituições.

  • GABARITO CERTO.

    Lembre-se que há fases de produção, utilização e destinação.

    O protocolo está na utilização.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.