-
CERTA!
OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:
(CESPE - 2016 - DPU)
Documentos arquivísticos de valor permanente e que possuam suportes em grandes formatos devem ser armazenados horizontalmente ou enrolados.
GAB: CERTA.
(CESPE - 2015 - FUB)
No acondicionamento, documentos de grandes formatos não podem ser enrolados para se evitar a quebra do suporte.
GAB: ERRADA.
MAIS DICAS E QUESTÕES AQUI:
https://www.instagram.com/quebrandocespe/
-
-
Gab: CERTO
Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.
-
Gabarito CERTO,
POIS, documentos de grande dimensões são aqueles documentos impressos em formatos maiores (exp.: folha de papel com 1m X 1m X 1m), o que acaba por prejudicar o seu manuseio devido ao tamanho e ao peso da folha, ou seja, devido a estes fatores aumenta a probailidade de ocorrer danos oriundos do manunseio e do acondiconamento do documento (rasgos, perda do suporte, amassados e etc).
(CESPE/DPU-ARQ/2016) Documentos arquivísticos de valor permanente e que possuam suportes em grandes formatos devem ser armazenados horizontalmente ou enrolados sobre tubos de cartão alcalino e acondicionados em gavetas nunca no chão (Certo).
-
Essa eu recorri mas não aceitaram o recurso. Na prova eu respondi pensando justamente em ganhar no recurso, por lembrar bem do trecho, mas não rolou.
O recurso foi esse:
Texto original do CONARQ: “Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, OU ENROLADOS sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.”
Argumento: Embora a questão apresente a transcrição exata do início do texto original, a omissão da segunda parte torna a assertiva incorreta, pois o trecho “ou enrolados” constitui informação essencial a respeito das possibilidades para o armazenamento de documentos de grandes formatos. Mencionar apenas o início do parágrafo gera o entendimento equivocado de que a única opção possível é a de armazenar horizontalmente, se tornando imprescindível alguma menção à outra opção ou ao menos a substituição da expressão “devem” para algo menos restritivo, como “podem”, com vistas a não afrontar a informação do texto original.
Dessa forma, solicito a alteração do gabarito de Certo para Errado, pois a omissão nesse caso específico não torna a questão apenas incompleta, mas errada, já que passa a ideia de que só existe uma opção para armazenagem.
Trecho do CONARQ disponível na página 14, endereço: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf
.................
E sim, muitos falaram que para o Cespe incompleto não é errado, estou ciente disso, mas nesse caso, não se trata apenas de uma questão incompleta. Para que fosse incompleta, não poderia ser restritiva, o uso do "devem" passou a ideia de apenas uma opção possivel e não uma dentre duas possiveis.
Enfim, perdi 2 pontos, e quase 70 posições com isso. Pensem bem antes de brigar com essa galera vaidosa...
..................
Danielle
Uma exemplo de questão perfeita, sem restrição, é a do DPU - 2016 que o Moisés apresentou. Aquela sim cita os dois meios e portanto esta correta, diferente dessa que estamos discutindo.
A doutrina própria da banca não exclui o erro flagrante que ela cometeu. Você afirma que ela não restringiu, mas houve sim uma restrição. Se quiser afirmar que a banca erra, não reconhece o erro e se quisermos passar, vamos ter que lidar com esses erros, ok, aceito. Agora dizer que ela não errou, ai não dá.
-
ARQUIVAMENTO HORIZONTAL:
• Os documentos são arquivados uns sobre os outros;
• Conserva melhor os documentos;
• É recomendado para os arquivos permanentes e para documentos de grandes dimensões (mapas, cartazes e plantas, por exemplo).
CERTA!
-
Guilherme, se você for pensar assim nas provas de concurso se derá mal eternamente. A regra mostra duas opções de guarda e informar na questão apenas uma não, não se vale de anulação. Seria incorreta se colocassem aquelas palavrinhas que todos nós devemos ficar atentos : somente, apenas, exclusivamente etc.
CUIDADO!!
-
Fabianna Brandão, discordo. Já respondi outras questões pensando em recurso, alguns ganhei, outros perdi. Examinadores são falhos como nós e alguns são humildes o suficiente para reconhecer seus erros.
A respeito dessa questão, o problema está no próprio texto da lei. No caso de uma simples enumeração de possibilidades, citar uma e não citar a outra de fato não invalida a questão. Isso é recorrente em provas Cespe, estou ciente. Mas no normativo do CONARQ, já tinha a palavra "devem" no proprio texto, de modo que, para a questão não se tornar restritiva, o "devem" deveria ser substituido ou poderia ser citada a outra opção de guarda. A palavra "devem", traz a mesma carga semântica de restrição das palavras que você citou - somente, apenas, exclusivamente - e ela só funciona quando inserida no texto completo. Quando recortaram um pedaço sem fazer os devidos ajustes, invalidaram a afirmativa.
Faço o mesmo alerta sobre cuidados, algumas questões são muito mais complexas do que simplesmente procurar algumas palavrinhas.
-
O Guilherme está 100% correto. A banca adotou esse gabarito por que sim, e nada impede que ela o mude em outra ocasião.
Custava trocar o "devem" por "podem"?
-
Certo
Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.
-
No material acumulado que tenho, tenho anotado que sempre deve-se optar pelo horizontal, contudo, dada a impossibilidade, pode enrrolar.
Acho que esses examinadores fazem só pra causar o mal mesmo, igual dar biotônico pra mendigo. Triste!
-
MAPOTECA: ACONDICIONAR DOCUMENTOS DE GRANDES FORMATOS, HORIZONTALMENTE.
EXEMPLOS:
PLANTAS ARQUITETONICAS, MAPAS E CARTAZES
GAB: CERTO
AVANTE GUERREIROS!!!
-
Para acondicionar documentos de grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, serão necessários móveis especiais para o acondicionamento horizontal.
Prof. Ronaldo Fonseca
-
CERTO
"Os documentos podem ser arquivados de forma horizontal ou vertical. O arquivamento vertical facilita o desarquivamento, e é recomendado para documentos muito utilizados, sendo, portanto, mais utilizado na idade corrente. Para documentos de grandes dimensões ou permanentes, é indicado o arquivamento horizontal, que favorece a conservação dos documentos."
- Profº Elvis Correia Miranda.
Em regra:
ARQUIVO CORRENTE---------------- VERTICAL
ARQUIVO PERMANENTE------------HORIZONTAL
-
GABARITO: CERTO
Comentário: Resuminho entre o arquivamento Horizontal x Vertical
ARQUIVAMENTO HORIZONTAL X ARQUIVAMENTO VERTICAL
Ø Arquivamento Horizontal:
· Os documentos são dispostos em posição paralela à prateleira.
· colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos;
· Amplamente utilizado para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes;
· Seu uso é desaconselhável nos arquivos correntes
Ø Arquivamento Vertical:
· Os documentos são dispostos em posição perpendicular à prateleira.
· Os documentos ou fichas são colocados uns atrás dos outros;
· Seu uso é aconselhável nos arquivos correntes, pois permite consulta rápida aos documentos arquivados.
-
Certa
Fotografias: Acondicionadas em folders de PH neutro e guardadas em Pastas suspensas, com suportes de plástico
Negativo: Acondicionado em tiras , em envelopes de PH neutro ou polietileno
Documentos convencionais: Acondicionados em caixas e involúcros de papel neutro ou alcalino que devem corresponder às expectativas de preservação dos documentos.
Fita Magnetica ( áudio e vídeo ) : Fitas e cassetes devem ser transpostados da mesma forma em que são armazenados- de pé e com o peso da fita sendo sustentado pelo eixo da bobina. Acondicionados em embalagens que absolvam os choques( plásticos de bolhas ).
Documentos de grandes formatos ( Mapas, plantas e cartazes): Os documentos de grande formato devem ser armazenados horizontalmente, em mapacotes adequadas às suas medidas, ou enrolados em tudos confeccionados em cartão alcalino e armazenados em armários ou gavetas. As gavetas das mapacotes não deve ter muita altura para evitar o acúmulo de documentos , o que acarretaria problemas de conservação.
-
Questão que a banca da o gabarito que bem entender, infelizmente...
-
GABARITO: CERTO
Marilena Leite Paes:
Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.
Ano: 2018
Banca: CESPE
Órgão: EMAP
Prova: Assistente Portuário - Área Administrativa
Acerca do acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o próximo item.
Os documentos de valor permanente e de grandes formatos (por exemplo, mapas, plantas e cartazes) devem ser armazenados horizontalmente, enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas.
CERTO
-
Gabarito Certo,
Os documentos ficam acondicionados horizontalmente em locais chamados mapoteca. Enrolar tabém é uma opção, caso os documentos não caibam no móvel, mas esses não podem estar quebradiços ou frágeis.
Guilherme, o Cespe tem doutrina própria!!!! É muito complicado mesmo, ela dificilmente dá o braço a torcer, mesmo às vezes a questão estando visualmente errada. O que eu aprendi depois de resolver inumeras questões da banca é que:
♥ questão incompleta não é questão errada;
♥ Quando a questão fala em deve, quase sempre podemos entender como pode - Ex: O ser humanos deve ter 5 dedos na mão? Resposta deve, mas há seres humanos que podem ter menos? sim eles existem, mas a banca não perguntou a exceção.
Sendo assim quando a banca diz:" Os documentos de valor permanente que apresentem grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente.? Sim devem. Ela falou que é a ÚNICA maneira de serem aramazenados? Não... o CESPE não restringiu e sendo assim, para a banca, está correta;
♥ Com o cespe devemos ler paralavra por palavra.Pois, a banca adora a artimanha de escrever acertivas enormes, que aparentemente estão corretas, mas que, no final ou no meio, estão intercalas com uma palavra errada, com a omissão ou inclusão de uma negação que invalida a questão. No começo dos meus estudos, errava muito por afobação, nem bem lia a questão e já ia julgando como certo ou errado.
♥ Muito cuidado com palavras que o CESPE ama de paixão... Quem nunca caiu em:
- prescinde = dispensa
- defeso = é proibido
- elide = oculta, omite, elimina etc
-
Q912697:
Os documentos de valor permanente e de grandes formatos (por exemplo, mapas, plantas e cartazes) devem ser armazenados horizontalmente, enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas.
Gab: Certo.
-
Os documentos podem ser arquivados de forma horizontal ou vertical.
O arquivamento vertical facilita o desarquivamento e é recomendado para documentos muito utilizados, portanto é mais utilizado na idade corrente.
Para documentos de grandes dimensões ou permanentes é indicado o arquivamento horizontal, que favorece a conservação dos documentos.
by neto..
-
Grande ajuda igor
-
O armazenamento horizontal é o que os documentos ficam "deitados" em superfícies planas, uns sobre os outros, formando uma pilha.
Esse método de guarda é indicado para documentos de grandes formatos, ou de valor permanente, pois ajuda a preservar suas condições físicas, bem como diminui os riscos de rasgos, dobras e amassos.
Gabarito do professor: Certo
-
ARQUIVOS CORRENTES---------> ARQUIVAMENTO VERTICAL
ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS----------> ARQUIVAMENTO VERTICAL
ARQUIVOS PERMANENTES------------> ARQUIVAMENTO HORIZONTAL
-
Certo.
Ordenação horizontal ou vertical.
I) Arquivamento horizontal: é aquele em que os documentos são dispostos uns sobre os outros. Esta forma de arquivar é recomendável quando se deseja preservar os documentos, pois evita que os mesmos se dobrem ou amassem com o tempo. É indicado para os arquivos permanentes e para documentos de grandes dimensões, entretanto, não é indicado para arquivos onde a consulta é feita com frequência, pois para que determinado documento seja consultado, é necessário que sejam retirados todos os documentos que se encontram sobre o mesmo, pois caso busque um arquivo que esteja mais ao fundo da caixa obrigatoriamente terá que manipular os mais superficiais. Ex.: plantas, mapas, desenhos e cartazes, aos quais devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas.
II) Arquivamento vertical: É aquele em que os documentos são dispostos um atrás do outro em gavetas ou estantes. É o método indicado para arquivos correntes, pois agiliza a busca e a localização dos documentos.
-
exatamente! O armazenamento horizontal preserva o formato diferenciado desses documentos.
Resposta: certa
-
O armazenamento horizontal é o que os documentos ficam "deitados" em superfícies planas, uns sobre os outros, formando uma pilha.
Esse método de guarda é indicado para documentos de grandes formatos, ou de valor permanente, pois ajuda a preservar suas condições físicas, bem como diminui os riscos de rasgos, dobras e amassos.
Gabarito do professor: Certo
-
Willy was here"
-
um comentário de uma colega que me ajudou:
quando o arquivo ''morre''= permanente deverá ser enterrado deitado = horizontal.
-
GABARITO: CERTO
O armazenamento horizontal é o que os documentos ficam "deitados" em superfícies planas, uns sobre os outros, formando uma pilha.
Esse método de guarda é indicado para documentos de grandes formatos, ou de valor permanente, pois ajuda a preservar suas condições físicas, bem como diminui os riscos de rasgos, dobras e amassos.
FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia