-
Questão passível de anulação, preferencialmente devem ser de material neutro PODENDO ser levemente alcalinos, agora a banca afirmar que devem ser alcalinos induz ao erro.
-
Conforme o : CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS
RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO E O ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO :
Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos. No caso de caixas não confeccionados em cartão alcalino, recomenda-se o uso de invólucros internos de papel alcalino, para evitar o contato direto de documentos com materiais instáveis.
-
Questão bem polêmica. Em outras questões o CESPE diz que podem ser usados os materiais em pH neutro. Contudo esta questão é uma cópia FIEL de uma orientação do CONARQ como o colega Henrique Moser explicitou.
GABARITO: CERTO
-
Não concordo com o gabarito . Para ajudar :
Q 369601.
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente Administrativo
Produzir documentos de arquivo em papel cujo pH seja neutro é uma forma de preservá-los. CERTO
CESPE - 2012 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conservação documental;
Uma medida de conservação e de preservação documental consiste na elaboração de documentos identificados como de guarda permanente em papel de pH neutro. CERTO.
O gabarito definitivo ainda não saiu. Vamos aguardar
-
Gab: CERTO
Materiais alcalinos são recomendados para a conservação dos documentos, pois evitam altos índices de acidez, que provocam o envelhecimento do material armazenado. O manual de recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo, do Conarq, apresenta o seguinte texto: “Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos”.
Professor Elvis Miranda.
-
Gabarito CERTO;
No acondicionamento de documentos permanentes, embalagens de papel com pH alcalino DEVEM ser utilizadas, porque provocam reações químicas que desaceleram o processo de deterioração dos documentos, ASSIM COMO, também deve se preferir os papéis fabricados com produtos alcalinos, pois estes apresentam maior estabilidade no processo de degradação química natural.
DEFINIÇÃO - Um documento com grau de concentração de íons de hidrogênio superior a 7 é considerado: ALCALINO (ISO 9.706 e 11.108);
(CESPE/Arq.-DPU/2016) Documentos arquivísticos de valor permanente e que possuam suportes em grandes formatos devem ser armazenados horizontalmente ou enrolados sobre tubos de cartão alcalino e acondicionados em gavetas nunca no chão (Certo).
(FCC/DPE-SP/2015) As normas ISO 9.706 e 11.108 estabelecem que o papel utilizado como suporte dos documentos deve ter índice de pH entre d) 7,5 e 10,0.
-
Gabarito definitivo saiu hoje.
Questão sem alterações (correta).
Mais uma cespiada pro meu dossiê.
-
Concordo com Mattheus Ribeiro!
-
CONRAQ:
Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e
invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos.
CERTA!
-
Amigos, para responder essa questão é só lembrar que o oposto de alcalino é ácido, logo é melhor usar um material alcalino mesmo.
-
Se um ácido pingar no documento, corrói tudo tipo a baba do Alien... muahahahaha! Tem que ser alcalino!
R: Certo
-
CERTO
Papéis adequados, segundo a cobrança da banca:
- INERTE
- ALCALINO
- PH NEUTRO
" Materiais alcalinos são recomendados para a conservação dos documentos, pois evitam altos índices de acidez, que provocam o envelhecimento do material armazenado. O manual de recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo, do Conarq, apresenta o seguinte texto: “Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos”."
- Profº Elvis Correia Miranda.
-
Certa
Fotografias: Acondicionadas em folders de PH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suportes de plásticos
Negativo: Acondicionados em tiras, em envelopes de PH neutro ou polietileno
Documentos Convencionais ( Papel ): Acondicionados em caixas ou Invólucros de papel neutro ou alcalino que devem corresponder às expectativas de preservação dos documentos.
Fita Magnética ( Audio e vídeo ) : Fitas e Cassetes deveriam ser transportadas da mesma forma que são armazenadas - em pé
Documentos de grandes formatos( Mapas, Plantas e cartazes): Devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enroladas em tubos confeccionados em cartão alcalino e armazenados em armários ou gavetas. As gavetas das mapotecas não devem ter muita altura para evitar o acúmulo de documentos, o que acarretaria problemas de conservação.
-
Materiais alcalinos são recomendados para a conservação dos documentos, pois evitam altos índices de acidez, que provocam o envelhecimento do material armazenado. O manual de recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo, do Conarq, apresenta o seguinte texto: “Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos” (C)
Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/STM-Coment%C3%A1rios-de-Arquivologia.pdf
FocoforçaFé#@
-
Errei a questão por causa da pela DEVEM no enunciaado.
Tenho entendimento que Documentos Convencionais ( Papel ) são Acondicionados em caixas ou Invólucros de papel neutro ou alcalino que devem corresponder às expectativas de preservação dos documentos.
-
A Cespe bem que podia colocar os seus documentos junto com água sanitária, que é alcalina com pH 12,5!
Essas questão são absurdas...
-
CoNArq: "Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos”.
-
Mafalda Concurseira
Não sabia que água sanitária era papel ou cartão.
Cada uma nesses comentários
-
Santa bárbara!
-
Ai gente, é ridículo mas para fixar, lembre das "Pilhas Alcalinas Duracel".... aquelas que duram muito mais!!!!!! kkkkkkkkk
Pelo menos não dá mais para esquecer!
-
Um dos fatores que contribuem para a deterioração dos documentos é o grau ou nível de acidez dos materiais de que são feitos e que os envolvem.
O papel alcalino é o que possui pH neutro, ou seja, não é ácido. Sua utilização é recomendada tanto para a confecção dos documentos quanto para os materiais em que serão acondicionados (pastas e caixas). Contudo, considerando o alto custo desse material, a sua utilização é concentrada em documentos de valor permanente ou com grandes prazos de guarda.
Gabarito do professor: Certo
-
Gabarito CERTO!
Infelizmente a expressão "devem" me fez marcar errado por acreditar que os papéis ou cartões pudessem ter pH alcalino ou neutro.
Porém, o próprio CONARQ afirma expressamente que os papéis empregados na produção de caixas devem ser alcalinos (conforme comentário da nossa colega Karol *)
Bons estudos
-
hahahaha Se fosse na prova, deixava em branco fácil , fácil.
-
COMENTÁRIO: Materiais alcalinos são recomendados para a conservação dos documentos, pois evitam altos índices de acidez, que provocam o envelhecimento do material armazenado. O manual de recomendações para a Produção e o Armazenamento de Documentos de Arquivo, do Conarq, apresenta o seguinte texto: “Todos os materiais usados para o armazenamento de documentos permanentes devem manter-se quimicamente estáveis ao longo do tempo, não podendo provocar quaisquer reações que afetem a preservação dos documentos. Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos
documentos”.
https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/STM-Coment%C3%A1rios-de-Arquivologia.pdf
-
o papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos e corresponder às expectativas de preservação dos documentos”
Resposta: certa
-
Um dos fatores que contribuem para a deterioração dos documentos é o grau ou nível de acidez dos materiais de que são feitos e que os envolvem.
O papel alcalino é o que possui pH neutro, ou seja, não é ácido. Sua utilização é recomendada tanto para a confecção dos documentos quanto para os materiais em que serão acondicionados (pastas e caixas). Contudo, considerando o alto custo desse material, a sua utilização é concentrada em documentos de valor permanente ou com grandes prazos de guarda.
Gabarito do professor: Certo
-
Willy was here"
-
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MCT Prova: CESPE - 2012 - MCT - Técnico - Tema VII
Acerca da preservação e conservação dos documentos de arquivo, julgue os itens subsecutivos.
Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro. Resp.: C
Obs:O professor disse que alcalino é neutro! o0
-
me sentindo no the office por ter que saber características técnicas de papel!!!!!!!!!!!
A acidez tá relacionada à deterioração de materiais. Um papel alcalino é o ideal porque possui pH básico. Ele é caro, então é mais usado em documentos de valor permanente ou com prazo de guarda longo
C