SóProvas


ID
2617084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao processo racional de solução de problemas e a tipos de decisões.


Decisões do tipo não programadas, também chamadas de problemas intratáveis, devem ser deixadas a cargo de subordinados, uma vez que a liderança organizacional não dispõe de tempo necessário para a solução desse tipo de problema.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

     

    Decisões não programadas se destinam  àqueles problemas que não são bem compreendidos, não existem precedentes e são decisões mais difíceis. Sendo assim, a liderança organizacional precisa participar desse tipo de decisão.

     

    Decisões programadas, por serem decisões mais fáceis, repetitivas, rotineiras, podem ser deixadas a cargo dos subordinados

  • O processo decisório implica a necessidade de uma racionalidade objetiva que traz como conseqüência, a necessidade do tomador de decisão ajustar seu comportamento a um sistema integrado, por meio de uma visão ampla de alternativas que se lhe afiguram antes da tomada de decisão, da consideração de todo conjunto complexo de conseqüências que poderá ser gerado como resultado da escolha de uma alternativa e da própria escolha em face das alternativas disponíveis.

     

    Essa decisão pode ser programada ou não-programada. Diz-se que a mesma é programada quando faz parte de um acervo de soluções da organização, ou seja, quando se resolvem problemas que já ocorreram na organização e aparecem sempre de maneira similar.

     

    Já as decisões não-programadas são aquelas que estão surgindo pela primeira vez, ou seja, são aquelas decisões que o gestor deve tomar tendo em vista que outras soluções tidas anteriormente pela empresa não se encaixam na solução desse novo problema.

  • Decisões não programadas são aquelas que exigem a análise de informações, escolha de alternativas e tomada de nova decisão. Como é uma tarefa complexa, só pode ser dada aos níveis mais altos da organização.

     

    Já as decisões programadas não são demandam o mesmo que as decisões não programadas, pois já possuem uma solução encontrada para aquele problema específico, de forma que podem ser tomadas pelos setores operacionais da organização (subordinados).

     

    GABARITO: ERRADO.

  • Errado. Decisões programadas é que  ficam a cargo do subordinado.

    Seja a água mineral do escritório que acabou e terá que providenciar outro galão ou o cartucho de tinta da impressora acabou e terá que providenciar outro comprando ou mandando recarregar. Coisas rotineiras. 

    Decisões não-progamadas  fica a cargo do gestor. Acontecimentos não rotineiros que podem vir a surgir na empresa. 

     

  • Gab. Errado

     

    As decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados a sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão. 

     

    A questão erra em dizer que o lider não tempo, nada a ver.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.

  • Como diria professor Eranildo: QUESTÃO PODRE.

  • ERRADO

     

    Decisões não programadas envolvem fatos inesperados, em regra são decisões mais difíceis, pois não têm precedentes. Decisões são tomadas em todos os níveis hierárquicos, mas isso não significa dizer que os líderes podem ficar jogando tudo "nas costas" dos subordinados, né ? Questão de bom senso !

  • facinho . vc consegue fazer pela lógica. 

    gab. errado

  • intratáveis ? Nada é absoluto!

  • As Decisões não programadas são as decisões novas, por isso, requerem mais atenção dos subordinados e líderes da organização. Por sua vez, as programadas são decisões rotineiras, as quais podem ser resolvidas pelos próprios subordinados, sem a interrupção dos superiores (líderes). Visto isso, o gabarito é errado. Bons estudos!!!

  • "As decisões não programadas são aquelas decorrentes de situações ainda não experimentadas pelo departamento. Não é recomendável delegar aos subordinados esse tipo de decisão."

     

    https://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-stm-tjaa-prova-comentada-de-administracao/

  • Classificação errada QC, isso é processo decisório.... e não liderança / motivação.

  • Processo Decisório:

    1-Conceito de Decisão: Escolha entre alternativas para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades.

    2-Fatores que interferem nas decisões: custos, tempo, certezas, riscos, incertezas.

    3-Classificação das decisões:

    a)quanto a familiaridade: programadas e não programadas

    a1)programadas (familiares): Lidam com situações que já foram enfrentadas; aplica soluções padronizadas. Obs: Não passam pelas outras etapas, vai direto para a última etapa (Implementação e avaliação), pois é um problema repetido. São caracterizadas por serem repetitivasrotineiras, planejadas e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática).Fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.

    a2)não programadas (não familiares): Lida com situações novas, não-planejadas e desestruturadas(não estruturadas); exige a análise do problema; a geração de alternativas e a escolha ou um curso de ação original cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. Obs: Passam por todas as outras etapas.             

    b)quanto a natureza: decisões racionais e intuitivas

    b1)Racionais: fundada em dados, fatos e informações perfeitas(imparciais).

    b2) Intuitivas: baseada em sentimentos e opiniões (parciais).

  • Decisões não programadas envolvem fatos inesperados, em regra são decisões mais difíceis, pois não têm precedentes. Decisões são tomadas em todos os níveis hierárquicos, mas isso não significa dizer que os líderes podem ficar jogando tudo "nas costas" dos subordinados, né ? Questão de bom senso !

  • Errado. 

     

    Decisões não programada= chama os phodão.

  • QUESTÃO TODAAA ERRADA!!!

     

    Decisões do tipo não programadas, também chamadas de problemas intratáveis, ERRADA ------> ELAS DEVEM SER TRATADAS DE FORMA DIFERENCIADA, POIS SÃO MAIS DIFÍCEIS. NÃO TEM NADA QUE SER DEIXADA DE LADO.

     

    devem ser deixadas a cargo de subordinados, ERRADA -----> AQUI A GERÊNCIA, LÍDERES PARTICIPAM DA ANÁLISE, IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE PROBLEMA, DECISÃO A SEREM RESOLVIDOS.

     

    uma vez que a liderança organizacional não dispõe de tempo necessário para a solução desse tipo de problema. ERRADA -----> DISPÕE SIM!!! AS DECISÕES DO TIPO NÃO PROGRAMADAS PASSA POR TODO UM PROCESSO DECISÓRIO, ESTE POSSUI ETAPAS A SEREM RESPEITADAS.

  • Errado.

     

    Existem dois tipos de decisões: as decisões programadas (estruturadas) e as decisões não programadas (não estruturadas). 

    As decisões programadas (estruturadas) caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos, regras e hábitos sistemáticos. 

    Já as decisões não programadas (não estruturadas) destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros. 

    De acordo com Simon (1972), as decisões não programadas dependem do processo psicológico, pois não são inteiramente compreendidas. Elas podem ser melhoradas pelo treinamento sistemático do pensamento e, também, pela experiência com decisões programadas. Geralmente, questões significativas a serem enfrentadas por um administrador requerem decisões não programadas.

     

    Portanto, não é recomendável delegar aos subordinados decisões do tipo não programadas.

  • GABARITO ERRADO.

    Decisões não programadas não devem ser deixadas a cargo de subordinados, pois devem ser resolvidos pela alta gerência que possui tempo para tomar essas decisões.

  • Decisões não-programadas dependem de julgamento profissional, assim, não se mostra apropriada a descentralização dessas decisões.

    Gabarito: ERRADO

  • Decisões não programadas, são decisões de algum imprevisto, algum problema que surgiu. E cabe ao gestor decidir como resolver aquele inesperado.

  • Errado

    Decisões Não Programada - são comuns quando o problema é Novo, ou pouco frequente, o gestor deve analisar os dados à sua disposição ( muitas vezes incompletos) (Chiavenato,2008)

  • ERRADA

    Tipos de Decisões

    Programadas e Não Programadas.

    Se o problema for repetitivo (rotineiro), a decisão deve ser Programada.

    Se o problema for novo ou pouco comum, a decisão deve ser Não Programada.

    Intratáveis - que não se pode tratar.

  • Decisões não programadas não são intratáveis, apenas ainda não existem condutas pré-definidas que devem ser tomadas para aquela situação.

  • ERRADO

    Decisões Programadas --> descentralizadas (predominam no nível operacional)

    Decisões não Programadas --> centralizadas (predominam no nível estratégico)