SóProvas


ID
2617747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca do controle interno no setor público federal, da auditoria interna e seus papéis de trabalho, julgue o item a seguir.


O controle interno pode ser exercido por meio das técnicas da auditoria e da fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 10.180/2001:

    Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.

     

    Gab: CERTO

  • Certo

     

    O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

     

    Finalidades do Sistema de Controle Interno:


    -> avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
    -> comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
    -> exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
    -> apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

     

    Marcelo Seco

  • Instrumentalização do SCI - auditoria e a fiscalização

  • O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.

    Gabarito: CORRETO.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área!

    Esta questão trata sobre o controle interno e parece confundir os termos.

    "Controle interno" é um ação/procedimento para gerenciar riscos. Eles existem para diminuir a probabilidade/impacto de um risco ocorrer. Estudamos controles internos ao estudar Governança, Gestão de Riscos e o COSO, este sendo um referencial sobre como implantar controles internos.

    Nossa legislação, se refere a SISTEMA de controle interno como o arranjo de várias organizações públicas para promover o controle interno. No caso do Poder Executivo Federal, o órgão central do Sistema de Controle Interno é a Secretaria Federal de Controle, da Controladoria-Geral da União. Assim, sistema de controle interno é uma coisa e controle interno é outra.

    Sobre este tema, a Lei 10.180/2001 assim se pronuncia:
    Art. 21. O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.
    Portanto, a banca não foi tecnicamente precisa. O mais adequado seria ter dito que a auditoria e a fiscalização são instrumentos do SISTEMA de controle interno.

    Mesmo assim, a banca considerou o gabarito como certo.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Decreto 3.591/2000, art. 4º O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1º A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2º A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

  • Não são essas as ferramentas mais básicas para exercer o controle interno?