SóProvas


ID
2617759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com as Normas de Auditoria do TCU, julgue o próximo item.


As auditorias propostas sem informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto a ser auditado não podem ter seus trabalhos iniciados, devendo ser devolvidas à unidade técnica para complementação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho

  • 71. Para determinar a extensão e o alcance da auditoria que será proposta, a unidade técnica deve dispor de informações relativas aos objetivos relacionados ao objeto que será auditado e aos riscos relevantes associados a esses objetivos, bem como à confiabilidade dos controles adotados para tratar esses riscos.
    71.1. Alternativamente, caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho.

  • Nesse caso, não há impedimentos do início dos trabalhos de auditoria, devendo ser devolvidas à unidade técnica para complementação dessas informações na fase de planejamento, segundo as Normas de Auditoria do TCU-NAT (2011, p.33).

  • Depois que começou "jáuera", não pode arregar.

  • De acordo com as Normas de Auditoria do TCU, julgue o próximo item: As auditorias propostas sem informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto a ser auditado não podem ter seus trabalhos iniciados, devendo ser devolvidas à unidade técnica para complementação. [FALSO]

    ===========================

    ◙ Não há impedimentos em se iniciar os trabalho de auditoria, devendo ser devolvidas às unidades técnicas para complementação dessas informações na fase de planejamento;

    Normas de Auditoria do TCU-NAT (2011,P.33);

    IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS, RISCOS E CONTROLES

    71. Determinação da extensão e do alcance da auditoria:

    ○ A unidade técnica deve dispor:

    ○○De informações relativas aos objetivos relacionados ao objeto que será auditado e aos riscos relevantes associados a esses objetivos;

    ○○ Deve dispor, também, quanto aos riscos relevantes associados a esses objetivos, bem como à confiabilidade dos controles adotados para tratamento desses riscos;

    ○ Tais informações são obtidas, tipicamente, na realização de outras ações de controle cuja principal finalidade é o conhecimento da unidade jurisdicionada e devem ser levadas em conta no planejamento e na aplicação dos procedimentos de auditoria;

    71.1. Caso de proposição de auditoria sem informações relacionadas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado:

    ○ Tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho;

    ○ A necessidade e a profundidade dos procedimentos para obtenção dessas informações variará de acordo com os objetivos e o escopo da auditoria em questão;

    ◙ Começar uma auditoria não signifca ter que partir logo para a execução:

    ○ a execução é apenas uma das fases da Auditoria, assim como o Planejamento;

    ○ é possível iniciar uma Auditoria e definir seus objetivos na fase de Planejamento;

    ===========================

    Fonte(s):

    Tonyvan de Carvalho, TEC;

    Comentários, TEC;

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área para comentar esta questão sobre as Normas de Auditoria do TCU. 

    O TCU é dividido em várias Secretarias de Controle Externo (Secex), como a SecexEducação (que fiscaliza educação), a SecexSaúde (que fiscaliza Ministério da Saúde, etc) e a SecexDefesa (que fiscaliza as forças armadas, etc), entre outras Secex.

    Internamente, é mais comum nos referirmos às Secex como Unidades Técnicas (UTs).

    Pois bem, antes de começar uma auditoria, a UT precisa fazer uma proposta de auditoria, que conterá ali informações básicas sobre o que será auditado. Esta proposta geralmente contém os objetivos, os riscos e os controles do objeto que será auditado.

    As vezes, no entanto, nem sempre essas informações estão disponíveis, como quando o objeto é muito novo (acabou de ser aprovada uma nova legislação, por exemplo) ou se há urgência em realizar a auditoria. Seja como for, quando estas informações não estiverem disponíveis, as Normas de Auditoria do TCU orientam o que deve ocorrer:
    71. Para determinar a extensão e o alcance da auditoria que será proposta, a unidade técnica deve dispor de informações relativas aos objetivos relacionados ao objeto que será auditado e aos riscos relevantes associados a esses objetivos, bem como à confiabilidade dos controles adotados para tratar esses riscos.

    71.1. Alternativamente, caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de 
    planejamento do trabalho.
    Portanto, em caso de proposta sem informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto, estas informações devem ser obtidas durante o planejamento da auditoria. A questão afirma que a proposta deve ser devolvida a UT, o que é errado.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho. A necessidade e a profundidade dos procedimentos para a obtenção destas informações variará de acordo com os objetivos e o escopo da auditoria em questão.

    Alternativa: Errada

  • Segundo as Normas de Auditoria do TCU-NAT:

    Alternativamente, caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho.