SóProvas


ID
2617795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a projetos de obras civis, inclusive os arquitetônicos e estruturais (concreto, aço e madeira), julgue o item.

No dimensionamento das fundações superficiais de um edifício de vinte andares, para melhor distribuir as pressões na interface fundação-solo e uniformizar os recalques, o projetista deve optar por sapatas de estrutura flexível.

Alternativas
Comentários
  • O uso de sapatas é indicado para solos com alta capacidade suporte e também para quando não há cargas excessivas.

    Percebe-se que na questão, a obra é de um edifício de 20 andares. 

    Neste caso, é indicado uso de fundações profundas assentes em profundidades maiores, também em camadas mais resistentes.

     

    bons estudos

  • Acredito que o erro da questao esteja em afirmar que é sapata FLEXIVEL, tendo em vista que esse tipo de sapata é usado para cargas pequenas ( nao é o caso, ja que o edificio é de 20 andares) ou solo pouco resistente.

    A questao nada fala sobre o tipo de solo, sendo assim, pode ser utilizada a sapata rígida, ( sao as mais usadas em comparacao com as flexiveis). 

  • ERRADO.

    Fundação flexível: Para pequenas cargas, não há distribuição uniforme dos recalques. Apresentam comportamento estrutural de uma peça fletida, trabalha a flexão nas duas direções ortogonais, portanto, é dimensionada ao momento fletor e a força cortante, da mesma forma que calcula a laje fletida. Deve verificar a punção.

    Fundação rígida: Terreno de boa resistência em camadas próximas a superfície. Não precisa verificar a punção, pois a sapata rígida situa-se inteiramente dentro do cone hipotético de punção, não havendo possibilidade física de ocorrência de tal fenômeno. Dimensiona as armaduras longitudinais de flexão com o método geral de bielas e tirantes. Alternativamente, as sapatas rígidas podem ser dimensionadas à flexão da mesma forma que as sapatas flexíveis obtendo-se razoável precisão.

  • Concurseiro cerrado, se o solo for adequado é possivel sim usar fundaçoes diretas tipo sapata em um edificio de 20 andares, ja trabalhei em obras assim, o erro da questao está em dizer que a sapata de estrutura flexível deve ser preferida como forma de uniformizar o recalque, oq nao é verdade. A melhor distribuiçao das pressoes na interface fundaçao solo realmente pode ser que ocorra em estruturas flexíveis, no entanto como forma de sanar esse impasse é utilizado uma camada de brita ou por vezes até concreto magro antes de executar a sapata para fazer esse papel de distribuiçao de tensoes. Espero ter ajudado. Grande abraço

  • Jack3d Concurseiro  tem razão. Basta imaginar um edifício com 60 metros de altura e uma área de projeção no solo de 100x100m = 3600m2

    Poderia perfeitamente ser assente em uma fundação superfícial

  • Quando a questão pede a uniformização dos recalques, acho que ela se refere a fundação do tipo Radier.

  • Vocês falam como se não tivesse prédios com 20 pavimentos com fundação rasa.
  •  

    Para a melhor distribuição de pressões na interface do solo/estrutura é melhor utilizar uma viga de equilíbrio ou também conhecida como viga alavanca onde ocorrem cargas com excentricidades. (portanto resposta errada)

     

    Complementando

    A sapata tipo flexível não irá distribuir e uniformizar os recalques, uma vez que a distribuição das tensões no solo depende das características do solo e da excentricidade do local de aplicação da carga.

    Esse material é muito bom, link: http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto3/Sapatas.pdf

    Na página 15 em diante desse material está apresentado o seguinte

    “As sapatas devem ser calculadas considerando-se diagramas de tensão na base representativos e que são função das características do solo (ou rocha).”.

    Sapata rígida assentada em solo arenoso terá distribuição de tensão no solo de forma côncava com concavidade voltada para cima.

    Sapata rígida assentada em solo argiloso terá distribuição de tensão no solo de forma côncava com concavidade voltada para baixo.

    Sapata flexível assentada em solo arenoso terá distribuição de tensão maiores nas pontas e menor no centro

    Sapata flexível assentada em solo argiloso terá distribuição de tensão maior no centro e menor nas pontas.

     

  • Sapatas flexíveis 

    -> são estruturas utilizadas normalmente para pequenas cargas. 

    -> seu uso está diretamente relacionado à resistência do solo 

    -> estudiosos apontam uso de sapatas flexíveis para tensões abaixo de 0,15 MPa.

    Na questão falta informações sobre condições do solo para poder afirmar sobre o uso de determinado tipo de fundação.

     

    Complementando..

     

    3.2 sapata: elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de rnodo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim.

     

    3.5 sapata associada:sapata comum a mais de um pilar


    3.6 sapata corrida: sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento

     

    7 Critérios adicionais


    7.7.1 Dimensão mínima

    Em planta, as sapatas isoladas ou os blocos não devem ter dimensões inferiores a 0,60 m


    7.7.2 Profundidade mínima


    Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a 1,5 m.

    Em casos de obras cujas sapatas ou blocos estejam majoritariamente previstas com dimensões inferiores a 1,0 m, essa profundidade mínima pode ser reduzida.


    A cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou alterações de umidade.


    Todas as partes da fundações superficial (rasa ou direta) em contato com o solo (sapatas, vigas de equilíbrio etc.) devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo fundação. No caso de rocha, esse lastro deve servir para regularização da superfície e, portanto, pode ter espessura variável, no entanto observado um mínimo de 5,0 cm.

     

    7.7.4 Fundações em cotas diferentes


    No caso de fundações próximas, porém situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos seus bordos deve fazer, com a vertical, um ângulo a como mostrado na Figura 2, com os seguintes valores:


    a) solos pouco resistentes: α >= 60º;


    b) solos resistentes: α = 45º; e


    c) rochas: α = 30°.

     

    A fundação situada em cota mais baixa deve ser executada em primeiro lugar, a não ser que se tomem cuidados especiais, durante o processo executivo, contra desmoronamentos.


    7.8 Dimensionamento estrutural


    7.8.1 Sapata


    Deve ser feito de maneira a atender à ABNT NBR 6118. As sapatas devem ser calculadas considerando-se diagramas de tensão na base representativos e que são função das características do solo (ou rocha).

     

  • Errado pois as sapatas flexíveis são geralmente utilizadas para cargas verticais baixas, que nesse caso a torna não aplicavel.
    O que alguns comentários trazem é a falsa certeza de que edifícios não podem ter fundação em sapata. Podem e existem. O que manda o tipo de fundação é a análise de capacidade do solo para a carga do edifício!

  • Sapatas flexíveis são utilizadas para fundações de cargas pequenas e em solos relativamente fracos. O que se imagina que não seja o caso de um edifício de 20 andares. O comentário da Renata V.M. está perfeito.

  • Errado, pois a maior diferença entre as sapatas rigidas e flexiveis esta no diagrama de tensões no solo, onde a sapata flexível  tem seu maior momento no meio da extensão do lado da base (justamente no centro de carga do pilar), enquanto que a sapata rígida mostra um diagrama mais uniforme. Resumindo, se a alternativa sugerisse adotar sapata rígida, estaria correta.

    No dimensionamento das fundações superficiais de um edifício de vinte andares, para melhor distribuir as pressões na interface fundação-solo e uniformizar os recalques, o projetista deve optar por sapatas de estrutura rígida.

  • ERRADO

     

    A distribuição de pressões é igual como no pavimento rígido e flexível, logo a melhor alternativa seria a sapata rígida

  • TEMAS DE ENGENHARIA CIVIL - ANÍSIO 7ª EDIÇÃO

     

     

    Sapatas flexíveis:

    - tensão uniforme (independente do solo)

    - recalque variável (solo arenoso-maior nas bordas, solo argilogo-maior no centro)

     

     

    Sapatas rígidas:

    - tensão variável (solo arenoso-maior no centro, solo argiloso-maior nas bordas)

    - recalque uniforme (independente do solo)

  • Conforme sua rigídez, as sapatas podem ser classificadas em:

    *As sapatas rígidas e flexíveis se diferem basicamente no diagrama de tensões no solo.

    *As sapatas rígidas são as mais usadas;

    *As sapatas flexíveis são empregadas para cargas pequenas e solos pouco resistente;

    Para a sapata ser Rígida, pelo criterio da 6118, o h>=58 cm

  • Galera o trecho diz: "o projetista deve optar por sapatas de estrutura flexível." logo resposta errada.

  • Sapata Rígida -> Recalque Uniforme

    Sapata Flexível -> Recalque Variável

  • As sapatas são fundações diretas que transmitem a tensão solicitante pela base de apoio. Elas são fundações armadas e submetidas geralmente a esforços de flexão1.

    Quanto à rigidez, elas podem ser divididas em: rígidas e flexíveis, a partir das seguintes equações:  

    Sapata rígida:


    Sapata flexível:


    Sendo, as dimensões representadas pelo corte a seguir:


    Do ponto de vista estrutural, as sapatas rígidas estão submetidas aos esforços de  flexão e cisalhamento nas duas direções2. Por causa do esforço de cisalhamento atuante nas duas direções, não há a ocorrência de puncionamento da sapata, o que torna desnecessária a sua verificação. Além disso, por serem rígidas, a distribuição de tensões no solo desta fundação é uniforme, evitando a ocorrência de recalques diferenciais. Graças às suas características, o seu uso é indicado para edifícios de grande porte.

    Já as sapatas flexíveis, são sapatas usadas em edifícios de pequeno porte, pois a distribuição de tensões no solo desta fundação não é uniforme, o que aumenta a ocorrência de recalques diferenciais. Além disso, as sapatas flexíveis devem ser verificadas quanto ao puncionamento.

    Diante disso, a assertiva erra ao afirmar que sapatas flexíveis devem ser utilizadas em edifícios altos ( 20 andares). Na verdade, usa-se sapatas rígidas.


    FONTE:
    1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122:Projeto e Execução de Fundações. Rio de Janeiro, 2019.
    2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Estruturas de Concreto Armado - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.




    Gabarito do Professor: ERRADO.