SóProvas


ID
2617903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de acompanhamento de obras e serviços de engenharia, julgue o seguinte item.


No revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas, deve-se atentar às juntas de assentamento, de dessolidarização, estruturais e de movimentação, para se evitar trincas e descolamentos posteriores.

Alternativas
Comentários
  • Juntas de Assentamento: é o espaço regular existente entre duas placas cerâmicas adjacentes

    juntas de dessolidarização: ajudam a absorver as movimentações das paredes e contrapisos

    Juntas estruturais. Para o alívio das tensões estruturais

     junta de movimentação: finalidade de criar panos de revestimento cerâmico, proporcionado certa liberdade de movimentação

  •  Juntas de dilatação e dessolidarização são fundamentais para evitar fissuras provenientes de movimentações.

    CERTA

  • Tudo sobre juntas:

    https://www.quartzolit.weber/ajuda-e-dicas-para-construir/tudo-sobre-juntas

  • Os revestimentos são empregados em paredes, pisos, calçadas e fachadas com o intuito um ótimo acabamento estético, isolamento térmico e acústico, estanqueidade e facilidade de limpeza, dentre outras coisas. As placas de revestimento cerâmico, especificamente, são aplicadas com argamassa colante e o acabamento é feito com argamassa de rejunte.

     

    Os principais códigos normativos que tratam sobre revestimento cerâmico são a ABNT NBR 13753, intitulada “Revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante", a ABNT NBR 13754, cujo título é “Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante", e a ABNT NBR 13755, intitulada “Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante".

     

    Nesse contexto, faz-se importante definir que uma junta consiste em um espaço/abertura regular entre duas superfícies adjacentes. Acerca dos tipos de juntas mencionados pelo enunciado, tem-se que:

     

    - A junta de assentamento trata-se do espaço existente entre duas placas adjacentes de revestimento;

     

    - A junta estrutural consiste em um espaço/abertura que separa a estrutura em duas partes independentes;

     

    - A junta de movimentação trata-se "espaço regular, normalmente mais largo que o da junta de assentamento, cuja função é subdividir o revestimento externo para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento, podendo ou não ser preenchido por selantes ou outro material com propriedades específicas" (ABNT NBR 13755, 2017). Dependendo do tipo de corte do emboço e da posição no revestimento, a junta de movimentação recebe as seguintes denominações: junta de dessolidarização, junta de contorno, junta de transição, junta de trabalho, etc.;

     

    - A junta de dessolidarização trata-se de uma junta de movimentação situada em mudança de planos, isto é, no encontro entre painéis perpendiculares. Por essa razão, ela está presente em todo o perímetro de um painel revestido. Um exemplo de situação são as quinas de parede.

     

    Portanto, verifica-se que as juntas de asssentamento, de dessolidarização, estruturais e de movimentação possuem fundamental importância para evitar trincas e descolamentos no revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas. Assim, a afirmação do enunciado está correta.

     

    Gabarito do professor: certo.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13755: Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante - Projeto, execução, inspeção e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.