SóProvas


ID
2618785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca da programação estruturada de sistemas, julgue o item a seguir.


A repetição é uma das estruturas de controle básico utilizadas na programação estruturada.



Alternativas
Comentários
  • Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração (esta última também é chamada de repetição)

  • Gabarito Certo

    programação estruturada (PE) é um paradigma de programação, uma forma de programação de computadores, com ênfase no uso de subrotinas, laços de repetição, condicionais e estruturas em bloco. Este paradigma surgiu ao final de 1950 junto às linguagens ALGOL 58 e ALGOL 60, foi impulsionado pelas vantagens práticas que o paradigma oferece, e também pelo 'teorema do programa estruturado (en)' (de 1966, também chamado de teorema de Böhm-Jacopini) e a carta aberta de Dijkstra 'Go To Statement Considered Harmful' (de 1968). De fato, muitas linguagens não possuem GOTOs para desincentivar a programação não-estruturada (nota: Donald Knuth advocou o GOTO em algumas circunstâncias[3]; mesmo depois do estabelecimento da programação estruturada, parece que ainda não concorda com a abolição do GOTO, mas falta referência na Wikipédia em inglês).

    A PE foi o paradigma dominante na escrita de software até a programação orientada a objetos (POO). Enquanto a PE fia-se em estruturas de controle de alto nível (em oposição ao uso de GOTOs), concepções top-down e refinamento por passos, a POO se baseia no conceito de objetos que possuem atributos (dados) e métodos (procedimentos). Apesar de ter sido sucedida pela POO, a PE ainda é muito influente pois grande parte das pessoas ainda aprende programação através dela. Para a resolução de problemas simples e diretos, a programação estruturada é bastante eficiente (talvez mais eficiente que a POO). Além disso, por exigir formas de pensar relativamente complexas, a POO até hoje ainda não é bem compreendida ou usada pela maioria.

    Diversas linguagens relevantes hoje (e.g. Cobol, PHP, Perl e Go) ainda utilizam o paradigma estruturado, embora possuam suporte para a orientação ao objeto e para outros paradigmas de programação.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • As linguagens estruturadas reduzem qualquer programa a três estruturas principais de controle:

    1.      SEQUENCIAL – Porque possui uma ordem de execução. EXECUÇÃO LINEAR de comandos na ordem em que aparecem;

                 a.       Atribuição, leitura

    2.      SELETIVA ou CONDICIONAL – Porque seleciona um trecho de código dentre diversas opções de fluxo; com base em um teste executa ou não uma determinada sequência de comandos

                 a.       Condicionais, IF e SWITCH CASE

    3.      REPETITIVA ou ITERAÇÃO – Porque realiza a iteração de diversos trechos do código. repete a execução de um conjunto de comandos até que uma condição seja satisfeita (número determinado ou indeterminado)

                 a.       FOR, WHILE, DO-WHILE

                 b.        ESCAPE de enlace

  • Certo

    O que é Programação Estruturada?

     

    A programação estruturada é uma técnica de programação, independente da linguagem de programação, que tem como objetivo construir programas claros, legíveis, eficientes e de fácil manutenção.

     

    A programação estrutura impõe uma disciplina rígida de programação que faz uso de três estruturas de controle para a construção da lógica de um programa. Os três tipos de estrutura de controle são a sequencia, a seleção e a repetição. Com apenas estes três tipos de estrutura de controle é possível construir programas sem o uso de desvios incondicionais.

     

    Fontes:https://sites.google.com/site/unipliprogramacaoestruturada/artigos/o-que-e-programacao-estruturada

  • Iteração e repetição é a mesma coisa. 

    As três estruturas principais são: Sequencial, Seleção ou condicional e Repetição ou iteração.