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Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração (esta última também é chamada de repetição)
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Gabarito Certo
A programação estruturada (PE) é um paradigma de programação, uma forma de programação de computadores, com ênfase no uso de subrotinas, laços de repetição, condicionais e estruturas em bloco. Este paradigma surgiu ao final de 1950 junto às linguagens ALGOL 58 e ALGOL 60, foi impulsionado pelas vantagens práticas que o paradigma oferece, e também pelo 'teorema do programa estruturado (en)' (de 1966, também chamado de teorema de Böhm-Jacopini) e a carta aberta de Dijkstra 'Go To Statement Considered Harmful' (de 1968). De fato, muitas linguagens não possuem GOTOs para desincentivar a programação não-estruturada (nota: Donald Knuth advocou o GOTO em algumas circunstâncias[3]; mesmo depois do estabelecimento da programação estruturada, parece que ainda não concorda com a abolição do GOTO, mas falta referência na Wikipédia em inglês).
A PE foi o paradigma dominante na escrita de software até a programação orientada a objetos (POO). Enquanto a PE fia-se em estruturas de controle de alto nível (em oposição ao uso de GOTOs), concepções top-down e refinamento por passos, a POO se baseia no conceito de objetos que possuem atributos (dados) e métodos (procedimentos). Apesar de ter sido sucedida pela POO, a PE ainda é muito influente pois grande parte das pessoas ainda aprende programação através dela. Para a resolução de problemas simples e diretos, a programação estruturada é bastante eficiente (talvez mais eficiente que a POO). Além disso, por exigir formas de pensar relativamente complexas, a POO até hoje ainda não é bem compreendida ou usada pela maioria.
Diversas linguagens relevantes hoje (e.g. Cobol, PHP, Perl e Go) ainda utilizam o paradigma estruturado, embora possuam suporte para a orientação ao objeto e para outros paradigmas de programação.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
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As linguagens estruturadas reduzem qualquer programa a três estruturas principais de controle:
1. SEQUENCIAL – Porque possui uma ordem de execução. EXECUÇÃO LINEAR de comandos na ordem em que aparecem;
a. Atribuição, leitura
2. SELETIVA ou CONDICIONAL – Porque seleciona um trecho de código dentre diversas opções de fluxo; com base em um teste executa ou não uma determinada sequência de comandos
a. Condicionais, IF e SWITCH CASE
3. REPETITIVA ou ITERAÇÃO – Porque realiza a iteração de diversos trechos do código. repete a execução de um conjunto de comandos até que uma condição seja satisfeita (número determinado ou indeterminado)
a. FOR, WHILE, DO-WHILE
b. ESCAPE de enlace
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Certo
O que é Programação Estruturada?
A programação estruturada é uma técnica de programação, independente da linguagem de programação, que tem como objetivo construir programas claros, legíveis, eficientes e de fácil manutenção.
A programação estrutura impõe uma disciplina rígida de programação que faz uso de três estruturas de controle para a construção da lógica de um programa. Os três tipos de estrutura de controle são a sequencia, a seleção e a repetição. Com apenas estes três tipos de estrutura de controle é possível construir programas sem o uso de desvios incondicionais.
Fontes:https://sites.google.com/site/unipliprogramacaoestruturada/artigos/o-que-e-programacao-estruturada
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Iteração e repetição é a mesma coisa.
As três estruturas principais são: Sequencial, Seleção ou condicional e Repetição ou iteração.