-
CORRETO
ETL é o processo de EXTRAÇÃO, Transformação e Carga.
Não há restrições quanto a fontes de extração de Dados, desde que tenham pertinencia com os objetivos do negócio.
-
Gab: CERTO
Exato. Um dos processos do ETL é a identificação da origem dos dados a serem coletados, sendo que as fontes podem estar espalhadas em diversos sistemas transacionais e banco de dados da organização;
-
ETL significa Extração, Transformação e Carga (em inglês Extract, Transform and Load) e trata da sistematização do tratamento e limpeza dos dados oriundos dos diversos sistemas organizacionais (OLTP) para a inserção, geralmente, em um DW ou Data Mart.
Como podemos perceber, esse processo possui três etapas. A primeira é a extração (extract), a segunda a transformação (transform) e por fim, a carga (load). Cada uma delas possui grande importância para o sucesso da transição dos dados dos sistemas de origem para o DW.
-
Os processos ETL extraem dados de diversas fontes de dados, que podem ser arquivos de texto, documentos XML, JSON, banco de dados ou aplicação. Certo
-
ETL - EXTRACT, TRANSFORM AND LOAD
Técnica de extração de diversas fontes - homogêneos e/ou heterogêneos. Realiza o pré-processamento dos dados, os limpa e padroniza (fase da transformação) e manda (fase do carregamento) para DW.
No DW, os dados, por meio de alguns processos (OLAP e Data Minning, por exemplo), poderão ser usados para tomadas de decisões.