SóProvas


ID
2618998
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação à Estrutura Conceitual da Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A compreensibilidade é uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis, ou seja, elas devem ser prontamente entendidas pelos usuários.

II. A primazia da Essência sobre a Forma significa que as transações e eventos devem ser contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância, independentemente de sua forma legal, para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar.

III. Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção.

IV. A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.

V. As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível. Dessa forma, presume-se que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem reduzir materialmente a escala das suas operações; se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis têm que ser preparadas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.

Alternativas
Comentários
  • II. A primazia da Essência sobre a Forma significa que as transações e eventos devem ser contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância, independentemente de sua forma legal, para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar.

     

    O erro está sem dizer 'independentemente'. Não há uma independência total em relação à forma legal, apenas uma prioridade em relação à essência. Em alguns momentos, a essência irá prevalecer sobre a forma legal. 

     

    Por exemplo: uma entidade pode vender um ativo a um terceiro de tal maneira que a documentação indique a transferência legal da propriedade a esse terceiro; entretanto, poderão existir acordos que assegurem que a entidade continuará a usufruir os futuros benefícios econômicos gerados pelo ativo e o recomprará depois de certo tempo por um montante que se aproxima do valor original de venda acrescido de juros de mercado durante esse período. Em tais circunstâncias, reportar a venda não representaria adequadamente a transação formalizada. (Fonte: www.essenciasobreaforma.com.br).

  • IV. A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência.

    Como pode essa questão estar certa se o Bal. Financeiro e a DFC são preparados com base no regime de caixa, ou seja, entradas e saídas de Disponibilidades.

    Não entendi

  • II. A primazia da Essência sobre a Forma significa que as transações e eventos devem ser contabilizados e apresentados de acordo com a sua substância E REALIDADE ECONÔMICA.

  • I - 3.17 A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. Os RCPGs devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades e à base do conhecimento dos usuários, bem como a natureza da informação apresentada. 3.18 Espera-se que os usuários dos RCPGs tenham conhecimento razoável das atividades da entidade e do ambiente no qual ela funciona, além de serem capazes e preparados para lerem os RCPGs e revisar e analisar a informação apresentada com a diligência apropriada. a informação não deve ser excluída dos RCPGs somente pelo fato de ser muito complexa ou ser difícil para alguns usuários compreenderem sem a devida assistência.

    III - A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com base nos RCPGs elaborados para aquele exercício. A materialidade depende tanto da natureza quanto do montante do item analisado dentro das particularidades de cada entidade. Os RCPGs podem englobar informação qualitativa e quantitativa acerca do cumprimento da prestação de serviços durante o período de referência e das expectativas sobre a prestação de serviço e o desempenho no futuro. Consequentemente, não é possível especificar um limite quantitativo uniforme no qual determinada informação se torna material.

     

  • Essa questão merecia anulação.


    IV. A fim de atingir seus objetivos, as demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.


    A DFC é preparada com base no regime de caixa.

  • Gab.: A

    Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.