SóProvas


ID
2619079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.


O alcance na atualidade, em sua totalidade, dos princípios e valores que alicerçam o projeto ético-político do serviço social representa uma conquista da categoria profissional.

Alternativas
Comentários
  • Oxe, quem dera tivessemos alcançado todos os princípios e valores do nosso preojeto ético-político!!!

  • Gabarito Errado

    O sujeito coletivo que constrói o projeto profissional é um universo heterogêneo, são indivíduos diferentes, com origens, situações, posições e expectativas sociais diversas, condições intelectuais distintas, comportamentos e preferências teóricas, ideológicas e políticas variadas etc.

    O corpo profissional é uma unidade não-homogênea, uma unidade de diversos; nele estão presentes projetos individuais e societários diversos e, portanto, configura um espaço plural do qual podem surgir projetos profissionais diferentes. Mesmo um projeto que conquiste hegemonia, nunca será exclusivo. No que se refere ao Código de Ética, apesar de ser um componente imperativo para o exercício profissional, são comuns debates e as discrepâncias a cerca de seus princípios e implicações.

    NETTO,  J.  P.  A  construção  do  projeto  ético‐político  contemporâneo. 

  • Não há que se falar em alcance total dos valores e princípios do PEP. Ao contrário, o que se nota em muitos contextos é um distanciamento.

  • É muita utopia falar em alçance total!!!

  • E alcançar a totalidade dos principios éticos politicos do nosso projeto ético, na contemporaneidade, num Governo em que está motivado a desmontar os direitos sociais dos cidadãos é totalmente UTOPIA...

  • Muito obrigada por divulgar as fontes Lou Brito

  • DESAFIO.

  • Questão muito simples de resolução - é só pensar: caso tivéssemos alcançado a totalidade dos princípios éticos do PEP, certamente não viveríamos mais nesse MPC.