SóProvas


ID
2619091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.


Na contemporaneidade, as respostas dadas pela profissão às demandas e exigências apresentadas requer que o assistente social seja um profissional culto, com conhecimento especializado, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Iamamoto, na segunda parte do seu livro, intitulado "A formação Profissional na Contemporaneidade", mais especificamente no tópico 4 - Conquistas e dilemas no projeto profissional dos anos 1980:

     

    Os rumos assumidos pelo amplo debate efetuado na década de 1980 apontaram, ainda, para o privilégio - ainda que a não exclusividade - de uma teoria social crítica, desveladora dos fundamentos da produção e reprodução da questão social". Perfil este que se complementa com uma competência técnico-política, que permita, no campo da pesquisa e da ação, a construção de respostas profissionais dotadas de eficácia e capazes de congregar forças sociais em tomo de rumos ético-políticos voltados para uma defesa radical da democracia. Portanto, de um perfil profissional comprometido com valores ético-humanistas: com os valores de liberdade, igualdade e justiça, como pressupostos e condição para a autoconstrução de sujeitos individuais e coletivos, criadores da história.(p.186)

     

     

    Referência: IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. - 15ed. -São Paulo, Cortez, 2008.

  • GABARITO: ERRADO

    Nossa formação é GENERALISTA. Não há que se falar em conhecimento especializado.

     

    Profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

    DIRETRIZES CURRICULARES


    Além das exigências às ações, há exigências frente às habilidades profissionais. Mas as respostas dadas pela profissão às demandas e exigências apresentadas neste contexto requerem do assistente social conhecimento generalista frente às expressões da questão social – objeto de trabalho profissional; além é claro de uma postura crítica; compromisso com a classe trabalhadora; capacitação; ações postuladas sob o aporte legal da Constituição Federal de 1988, a Lei nº 8662 de 1993 Lei de Regulamentação da profissão, do Código de Ética de 1993; e ainda, leis especificas como a CLT.
     

     

    Jesus, FILHO de Deus

  • Questão ERRADA.


    A realidade exige do assistente social um profissional culto, com conhecimento generalista crítico, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito.

    Para isso é necessário articular forças coletivas, sejam elas dos setores institucionais e movimentos sociais; tornar os espaços públicos realmente públicos; reorganizar os espaços representativos da classe trabalhadora; efetivar ações sociais que conduzam ao planejamento, implementação e avaliação de políticas, programas e projetos sociais, tão como na gestão de recursos e de pessoal; "a categoria dos assistentes sociais, articulada às forças sociais progressistas, vem enviando esforços coletivos no reforço da esfera pública, de modo a inscrever os interesses das maiorias das esferas de decisão política.


    Fonte: Demandas históricas e as respostas profissionais do serviço social: as relações com as esferas socioinstitucionais. (Cacildo Teixeira de Carvalho Neto)


    http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000112010000100039&script=sci_arttext

  • Na contemporaneidade, as respostas dadas pela profissão às demandas e exigências apresentadas requer que o assistente social seja um profissional culto, com conhecimento especializado, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito.

    Creio que a emancipação seja a humana, pois a política já temos.

    Questões essas fundamentais para a efetivação da vida com liberdade, bem como para a valorização da diversidade humana e, portanto, para o desenvolvimento do gênero humano, fundado num projeto de emancipação humana

    Questão parecida 2013

    O trabalho profissional incidente sobre a tensão entre trabalho e capital deve orientar-se pela ampliação da cidadania na direção da emancipação humana.

    Percebi que todos os comentários focam na questão generalista do serviço social. Veja o que Iamamoto diz:

    A formação é generalista (PNE da ABEPSS), mas o Serviço Social é uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho. Reproduz-se como um trabalho especializado na sociedade. Sendo a Questão Social a base de sua fundação como especialização do trabalho (IAMAMOTO, O Serviço Social na Contemporaneidade, pg 83 e 27 respectivamente)

  • Isso,Josiel Valadão. \o/

    .....Exige-se do assistente social um conhecimento generalista crítico, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito.

    As Diretrizes Curriculares confirmam o perfil de formação, quando afirma que o profissional é "dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho".

    GAB. ERRADO!