SóProvas


ID
2619166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao direito de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.


A superação da injustiça social se dá de forma eficiente somente com a junção de dois fatores: a garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país.

Alternativas
Comentários
  • Quem derá se fosse somente estes 2 fatores, vai além da legislação.

    Consiste em valores subjetivos morais, com respeito mutuo, alteridade, e acima de tudo educação!

    Resposta Erradissima!

  • "A superação da injustiça social se dá de forma eficiente somente com a junção de dois fatores: a garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país." - Só isso não é suficiente. (Questão Errada)

  • A superação da injustiça social se dá através  da superação do modo de produção capitalista,  já que a injustiça social e a desigualdade social são intrínsecas  ao MPC. Questão Errada.

  • Quando a banca cespe restringe, a chance de estar errada é muito grande.

  • Crescimento econômico não necessariamente promove melhoria social ...

  • Errada!

  • A superação da pobreza é tarefa conjunta das políticas econômicas e sociais. Em parte, devido aos diferentes tipos de carências que cada grupo apresenta, mas, sobretudo, por ser necessário enfocar o problema de forma global para poder enfrentá-lo. A pobreza absoluta, que em primeira aproximação se manifesta tanto na linha de pobreza (LP) como nas necessidades básicas não satisfeitas (NBI) — se desagregadas estas últimas, permitem identificar a pobreza de acesso, de acumulação etc —, é o estado em que se encontra um terço da população da América Latina e do Caribe, vítima de acumulação sistêmica de injustiças. As pobrezas parciais, por sua parte, refletem situações heterogêneas de injustiça. A estratégia de superação da pobreza deve privilegiar os absolutamente pobres, não só para compensar as injustiças acumuladas, nem porque são eles que mais precisam de apoio, mas porque sobre essa base não podem ser construídas a modernidade, a democracia e a paz duradoura.

  • As soluções dos problemas dos sujeitos singulares só se efetivam, de fato, com a transformação das bases de produção e reprodução das relações sociais – superação do modo de produção capitalista –, exige-se que a ação profissional seja pensada na sua teleologia. Para além de sua eficiência operativa ou de sua instrumentalidade, como propõe Guerra (2000), incorpora a elas o compromisso ético com a transformação social.  

  • O erro está em somente com a junção de dois fatores. EXISTEM DIVERSOS

  • ERRADA..

    • A garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país vão trazer apenas a AMENIZAÇÃO da injustiça social, nunca sua superação,.

    FONTE;estartégia.