SóProvas


ID
2619367
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.

      [...]

      Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.

      [...]

      A língua é apenas uma entre outras formas de comportamento, um entre outros modos de realização das atividades culturais praticadas pelo grupo. Como essas formas de comportamento, a língua também varia no interior de uma sociedade, de tal maneira que os indivíduos que possuem entre si laços mais estreitos de convívio, relações de maior e mais durável intimidade, apresentam, precisamente por isso, modos de falar muito semelhantes (ou quase idênticos) que os distinguem de outros indivíduos. Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo. Ex.: a moda característica de grupos; a apresentação pessoal (cabelos etc.); o vocabulário gírio com que se comunicam.

      No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade. Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.

      [...]

      Hoje, com a grande divulgação da informação, com a presença social atuante da mídia, a gíria se vulgariza muito rapidamente, assim como rapidamente se extingue e é substituída por novas formas. Essa efemeridade é uma das características mais presentes no vocabulário gírio e, de certa maneira, identifica-o com a grande mobilidade de costumes da época contemporânea. E, talvez por essa constante dinâmica é que a gíria tornou-se tão utilizada em nossos tempos. [...]

  (PRETI, Dino. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, 27 fev. 2009.)

Leia os trechos destacados a seguir.


I.A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.”

II.No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, [...]

III.Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.”

IV. Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo.”


Expressam, implicitamente, o propósito da gíria para determinado grupo social apenas

Alternativas
Comentários
  • Errei essa na prova, errei de novo aqui e continuo sem entender o porquê de a resposta ser letra A.

  • A única explicação possível sobre essa questão é a de que os itens I e II falam unicamente de grupo social e a III e a IV falam de grupo de oposição e indivíduos, respectivamente.
  • Questão mal feita. Gabarito estranho.

  • Quem elabora as questões de língua portuguesa dessa banca? desaprendendo com a consulplan.

  • Indiquem para comentário!!

  • plea banca:  A

    Marquei D, assim como a maioria das pessoas que respondeu no QC. Indiquei pra comentário, prof. Arenildo, por favor, por que é o gabarito é a letra A??

  • EXPLICAÇÃO DA BANCA:

    Propósito da gíria:

    I. “A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social. ” – Marcar determinado grupo social.

    II. “No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, [...]” – restringir grupos sociais por meio do vocabulário

    III. “Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social. ” Relata a característica da gíria e não seu propósito.

    IV. “Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo. ” Relata a consequência de determinados comportamentos que são marcas do grupo. 

  • Até agora estou tentando entender a mizera da questão. 
    Marquei D. 

     

    Gab A.

  • I. “A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.”

    Propósito da gíria: diferenciar grupos sociais.

     

    II. “No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, [...]”

    Propósito da gíria: constituir um vocabulário próprio.

     

    III. “Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.”

    Apenas uma opinião do autor.

     

    IV. “Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo.”

    Propósito da gíria: permitir que se auto afirmem na sociedade.

     

    Mas, para banca a “IV” não possui propósito implícito.

  • questão mal elaborada!

  • Aco que se modalizassem esse implicitamente, colocando um MAIS, todo mundo acertaria! Para acertar essa questão na prova eu  fiz  a seguinte análise:

    I) Comparei as frases procurando quais colocavam o propósito das gírias em grupos sociais de forma explícita: achei que a III e a IV usam expressões que deixam claro propósito do uso das gírias: "instrumento de agressividade", "formas de se autoafirmarem na sociedade", "formação de uma consciência de grupo". Com isso eu eliminei a III e a IV.

     I  e II são frases que apenas definem de modo mais genérico a gíria, observem:

    I. “A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.” (implicitamente traz o propósito de diferenciação social, de afirmação do grupo)

    II. “No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, [...]” (implicitamente fala o mesmo que a I, sem explicitar propósitos. Fica apenas implícito que grupos sociais têm um léxico diferenciado com a  função de restringir o acesso a quem não lhe pertence)

    A  sacada, pra mim, não está identificar onde tem implicitamente o propósito da gíria,  porque, numa escala maior ou menor, todas respondem a questão. A ideia é  contrapor as que trazem explicitamente tais objetivos versus as que os colocam de modo mais sutil, implícito. Na comparação, e por eliminação, I e II ganham. 

  • Lixo de questão, totalmente subjetiva!