SóProvas


ID
2619370
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.

      [...]

      Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.

      [...]

      A língua é apenas uma entre outras formas de comportamento, um entre outros modos de realização das atividades culturais praticadas pelo grupo. Como essas formas de comportamento, a língua também varia no interior de uma sociedade, de tal maneira que os indivíduos que possuem entre si laços mais estreitos de convívio, relações de maior e mais durável intimidade, apresentam, precisamente por isso, modos de falar muito semelhantes (ou quase idênticos) que os distinguem de outros indivíduos. Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo. Ex.: a moda característica de grupos; a apresentação pessoal (cabelos etc.); o vocabulário gírio com que se comunicam.

      No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade. Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.

      [...]

      Hoje, com a grande divulgação da informação, com a presença social atuante da mídia, a gíria se vulgariza muito rapidamente, assim como rapidamente se extingue e é substituída por novas formas. Essa efemeridade é uma das características mais presentes no vocabulário gírio e, de certa maneira, identifica-o com a grande mobilidade de costumes da época contemporânea. E, talvez por essa constante dinâmica é que a gíria tornou-se tão utilizada em nossos tempos. [...]

  (PRETI, Dino. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, 27 fev. 2009.)

De acordo com as ideias expressas no texto:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no texto:

     

     A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.

          [...]

     No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade.

     

    GAB- A

  • a) Há uma restrição social que caracteriza grupos que utilizam gírias de modo constante.

    => Dividindo as ideias da frase (substituindo os pronomes relativos).

    - Há uma restrição social. Restrição social caracteriza grupos. Grupos utilizam gírias de modo constante.

    Localizando passagens no texto que justifiquem as três ideias da alternativa “A”;

    - Há uma restrição social. (grupos sociais restritos - § 4º)

    - Restrição social caracteriza grupos. (damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos - § 4º).

    - Grupos utilizam gírias de modo constante. (A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social - § 1º)

     

    b) O emprego da gíria provoca o pleno afastamento de qualquer grupo do restante da sociedade na qual está inserido. Extrapola o texto.

     

    c) Todo grupo que utiliza gírias como forma de comunicação pode ser identificado pelo conflito estabelecido por ele mesmo. Errado.

    constam do texto dois fundamentos para o afastamento: inusitado e conflito.

    “(...) cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade. Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings, à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.” Penúltimo parágrafo.

     

    d)  A restrição de vocabulário é um mito facilmente refutado pelo comportamento do grupo que utiliza o emprego de gírias em seu cotidiano. Errado.

    Não existe no texto nenhuma passagem que diga sobre restrição vocabular. Consta do texto a seguinte referência: “Sendo um instrumento de agressividade no léxico”.