-
De cara já dá para descartar as opções c), d) e e). A opção a) não faz sentido a parte final.
-
CARTA/GRÁFICO DE CONTROLE
- Ferramente de controle estatístico do processo
- Possui uma linha central que indica a média do comportamento (da especificação planejada), havendo uma linha superior e outra inferior para os limites de controle.
- Variação das medidas é aceitável, considerando-se o processo sob controle.
- Se os dados mostram comportamento acima ou abaixo das linhas, o processo está fora de controle, sendo necessário corrigi-lo.
- Exemplo de um gráfico de controle: http://2.bp.blogspot.com/_E8k4Yrs3PtA/SgZk8fFMvoI/AAAAAAAAARs/1susLRUf6ew/s1600-h/grafico.png
Letra (B).
AMARU MAXIMIANO. Administração para concursos. 1ª edição. Editora Método, 2016.
-
Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.
http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/graficos-ou-cartas-de-controle
-
Complementando os excelentes comentários dos colegas:
Limite superior
__________________________________________________________________
Limite central
__________________________________________________________________
Limite inferior
__________________________________________________________________
Essa ferramenta estabelece basicamente uma margem de erro, ou tolerância, para as medidas do produto. O ideal é que as variações do produto oscilem sempre abaixo do limite superior de controle e acima do limite inferior de controle.
-
Tá estressado? Não aguenta mais estudar?
Fica assim não colação.
-
-
FGV dando mole? Dá medo as vezes.
-
Os gráficos de controle fornecem assim uma regra de decisão muito simples: pontos dispostos fora dos limites de controle indicam que o processo está “fora de controle”.
-
Quando se supera o limite superior de controle, constata-se que a variabilidade entre os produtos está acima dos limites toleráveis e, assim, cabe aos gestores identificarem as possíveis causas. Uma vez identificadas as causas, passa-se à elaboração de ações corretivas
Gabarito: B