SóProvas


ID
2619979
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando o quadro principal que integra o Balanço Patrimonial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

  • a) Gabarito 

    b) Excluídos

    c) Sintéticos

    d) Decrescente

    e) Decrescente

  • a - d - e) NBC T 16.6 (R1) – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    "19. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade." 

    b) MCASP - 4.4.1 - "Os saldos das contas intragovernamentais deverão ser excluídos para viabilizar a consolidação das contas no ente."

    c) MCASP - 3.2.1. Estrutura do Código da Conta Contábil: ATIVO E PASSIVO (1º NÍVEL)

  • As CONTAS DO ATIVO devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de CONVERSIBILIDADE e as CONTAS DO PASSIVO, em ordem decrescente do grau de EXIGIBILIDADE

    Os saldos das contas intragovernamentais deverão ser excluídos para viabilizar a consolidação das contas no ente.

    Os ativos e passivos serão apresentados em níveis sintéticos (3º nível ou 4º nível);

     

  • RESOLUÇÃO:                                                        

             Questão bem capciosa tendo em vista o nível dos detalhes! Vamos analisar as alternativas:

             A alternativa A) está certa, conforme disposto na NBC T 16.6 (R1), §19 (a qual foi revogada pela NBC TSP 11, mas é citada pelo MCASP, 8ª ed.). Vejamos:

    19. As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conversibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

             A alternativa B) está errada, pois o MCASP dispõe expressamente que os saldos das contas intragovernamentais devem ser excluídos dos registros contábeis do quadro principal do Balanço Patrimonial com vistas a viabilizar a consolidação das contas do ente.

             A alternativa C) está errada, pois o MCASP prevê que os ativos e passivos serão apresentados em níveis SINTÉTICOS (3º nível – Subgrupo ou 4º Nível – Título).

             A alternativa D) está errada, pois conforme consta no trecho da NBC T 16.6 (R1) (a qual foi revogada pela NBC TSP 11, mas é citada pelo MCASP, 8ª ed.) transcrito acima, as contas do passivo devem ser apresentadas em ordem DECRESCENTE de grau de exigibilidade. 

             A alternativa E) está errada, pelo mesmo motivo que o item anterior.

    Gabarito: LETRA A

  • As contas do atiVo devem ser dispostas em ordem decrescente de grau de conVersibilidade; as contas do passivo, em ordem decrescente de grau de exigibilidade.

  • B - Os saldos das contas intragovernamentais deverão ser excluídos para viabilizar a consolidação das contas no ente.

     

    C - O Quadro Principal do Balanço Patrimonial será elaborado utilizando-se a classe 1 (Ativo) e a classe 2 (Passivo e Patrimônio Líquido) do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Os ativos e passivos serão apresentados em níveis sintéticos (3º nível - Subgrupo ou 4º nível - Título).

     

    D - Apresentação baseada na liquidez de forma subsidiária. ( liquidez significa conversibilidade em dinheiro, a ordem decrescente significa: caixa em primeiro lugar, depois o que pode ser convertido mais rápido em dinheiro como: depósitos, depois aplicações e assim vai)

    E - A classificação do ativo e do passivo considera atributos de conversibilidade e exigibilidade: ativos são classificados em ordem decrescente de conversibilidade e os passivos em ordem decrescente de exigibilidade, isto é, os de vencimento mais próximos serão pagos primeiro.  

    Correta alternativa A.

    Fonte: Mcasp, 9 ed. página 511.