SóProvas


ID
2620090
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A análise, por parte do Tribunal de Contas, dos documentos relativos aos processos licitatórios de despesas públicas para avaliar a adequação dos instrumentos, constitui um ato de controle da execução orçamentária sob a perspectiva do(a):

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320. 

    Art. 75. O contrôle da execução orçamentária compreenderá:

    I - a legalidade dos atos de que resultem a arrecadação da receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações;

    II - a fidelidade funcional dos agentes da administração, responsáveis por bens e valores públicos;

    III - o cumprimento do programa de trabalho expresso em têrmos monetários e em têrmos de realização de obras e prestação de serviços.

     

     

  • A questão não fala Banco do Brasil.

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui! 

    Esta questão versa sobre o tipo de análise que um tribunal de contas faz quando analisa documentos de licitação. Várias análises podem ser feitas, como a de conformidade (legalidade), a de eficiência (um dos pilares da auditoria operacional), a financeira (adequação com o orçamento  e com o empenho realizado para aquela contratação, etc).

    Mas como estamos diante de uma questão de múltipla escolha, precisamos escolher aquela que mais se adequa ao enunciado.

    Bom, a Lei de Licitações exige diversos documentos para que uma licitação seja realizada, como os documentos de habilitação jurídica, qualificação técnica, regularidade fiscal e trabalhista, entre outros.

    Assim, se o Tribunal de Contas analisa a adequação destes instrumentos com base na lei de licitações, estamos diante de uma análise de legalidade dos atos, pois o intuito do Tribunal de Contas seria analisar se os atos do processo licitatório estão de acordo com a Lei.

    Isso não exclui outras possibilidades, como eu comentei anteriormente, pois, analisando os documentos de licitação, o Tribunal de Contas pode concluir se os gastos que a licitação ocasionou foram eficientes ou não, por exemplo, mas como a questão fala em "documentos", "processo licitatório" e "adequação dos instrumentos" podemos concluir que a análise preponderante é a de legalidade dos atos.


    Gabarito do professor: E
  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Sérgio Mendes - Estratégia

    O controle da execução orçamentária compreenderá a legalidade dos atos de que resultem a arrecadaçãoda receita ou a realização da despesa, o nascimento ou a extinção de direitos e obrigações (art. 75, I, da Lei 4.320/1964). Ao se verificar os documentos que comprovem que aquela despesa pública respeitou o processo licitatório no que tange à adequação dos instrumentos, o Tribunal de Contas está fazendo um controle de legalidade do ato.