SóProvas


ID
2620093
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A transferência de recursos financeiros representada pela codificação “41 - Transferências a Municípios - Fundo a Fundo” refere-se a uma classificação de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"

     

    Modalidade de Aplicação


    As modalidades de aplicação indicam se os recursos serão aplicados mediante transferência financeira, inclusive a decorrente de descentralização orçamentária para outros níveis de Governo, seus órgãos ou entidades, ou diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições; ou, então, diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário, ou por outro órgão ou entidade no âmbito do mesmo
    nível de Governo. A modalidade de aplicação objetiva, principalmente, eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados, conforme discriminado a seguir:

    20 - Transferências à União

    30 - Transferências a Estados e DF

    40 - Transferências a Municípios

    41 - Transferências a Municípios - Fundo a Fundo

    90 - Aplicação Direta 

    e outras

     

     

    Fonte: Gilmar Possati. Contabilidade Pública. EC.
     

  • Pensando em termos de dígitos (2)

    Despesa C G MM EE DD ==> Gabarito (A)

    Receita C O E DDDD T

    Class.Instituc. órg.(XX) Unid.orç (XXX)

    Op. especiais (função 28)

    Bons estudos.

  • Essa questão exige conhecimentos de despesa pública e, mais especificamente, sobre classificação da despesa segundo a sua natureza.

    A classificação por natureza da despesa é disciplinada pela Portaria STN/SOF n.º 163/2001 e é composta por:

    Categoria Econômica: a Lei n.º 4.320/1964 classificou as despesas em correntes e de capital, que são as duas categorias econômicas da despesa.

    Grupo de Natureza da Despesa: possuem a função de AGREGAR os elementos de despesa que possuem as mesmas características quanto ao objeto de gasto.



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Modalidade de aplicação: é uma informação gerencial que nos diz se os recursos são aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito ou mediante transferência para outros entes da Federação, outras entidades públicas, para o exterior ou, ainda, para entidades privadas (inclusive aquelas sem fins lucrativos). Objetiva principalmente a eliminação de dupla contagem no orçamento de recursos transferidos ou descentralizados.

    Elemento de Despesa: tem a finalidade de identificar o objeto de gasto, ou seja, quais bens e serviços estão sendo comprados ou contratados.

    Vejamos como é a codificação:



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Note que apenas a definição da modalidade de aplicação é compatível com o exemplo constante no enunciado da questão. De fato, vejamos alguns dos tipos de modalidade de aplicação existentes:



    Fonte: Elaboração própria baseada no MCASP.

    Note que a transferência de recursos financeiros representada pela codificação “41 - Transferências a Municípios - Fundo a Fundo" consta no rol acima. Portanto, a alternativa correta é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Gabarito A

    Modalidade de aplicação ---- > indica se os recursos serão aplicados mediante:

    Ø transferência financeira, inclusive a decorrente de descentralização orçamentária para outros níveis de Governo, seus órgãos ou entidades;

    Ø  diretamente para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições; ou,

    Ø  diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário, ou por outro órgão ou entidade no âmbito do mesmo nível de Governo.

    É uma informação gerencial que objetiva, principalmente, eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.