SóProvas


ID
262012
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Votorantim - SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A organização da Atenção Básica, com base na Lei no 8080, tem como fundamento um dos princípios do SUS que é a eficiência na capacidade de resolução das ações e serviços de saúde, através da assistência integral resolutiva, contínua e de boa qualidade à população adscrita, no domicílio e na unidade de saúde buscando identificar e intervir sobre as causas e fatores de risco ao qual essa população está exposta. A que princípio organizativo está se referindo?
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS DO SUS: UNIVERSALIDADE EQUIDADE INTEGRALIDADE
    PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS DO SUS: DESCENTRALIZAÇÃO REGIONALIZAÇÃO HIERARQUIZAÇÃO RESOLUTIVIDADE PARTICIPAÇÃO POPULAR COMPLEMENTARIEDADE DO SETOR PRIVADO INTERSETORIALIDADE 3 PRINCÍPIOS QUE TAMBEM SÃO DIRETRIZES: INTEGRALIDADE - P.D. DESCENTRALIZAÇÃO - P. O. PARTICIPAÇÃO SOCIAL - P.O.
  • Art. 7. . .

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
    que é o mesmo que equidade

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e
    que é o mesmo que resolutividade

    II - integralidadede assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    X - integração, em nível executivo, das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;
  • Resolutividade não consta na 8080, pode até constar em outro documento, mas a questão usou especificamente a 8080. E para ajudar ou para atrapalhar????

  • Assim como no Direito Constitucional, nas demais normas costumam ser aplicados princípios explícitos e implícitos. Acertei a questão por exclusão.

  • QUAL É A DOUTRINA DO SUS?

    Baseado nos preceitos constitucionais a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários:

    UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

    EQÜIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

    INTEGRALIDADE - É o reconhecimento na prática dos serviços de que:

    • cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade;

    • as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas;

    • as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.

    QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A ORGANIZAÇÃO DO SUS?

    RESOLUBILIDADE - É a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.

    QUESTÃO:

    ...eficiência na capacidade de resolução das ações e serviços de saúde, através da assistência integral resolutiva, contínua e de boa qualidade à população adscrita, no domicílio e na unidade de saúde buscando identificar e intervir sobre as causas e fatores de risco ao qual essa população está exposta

    [GABARITO C]