SóProvas


ID
2620387
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 – Quem protege os cidadãos do Estado?

Renato Mocellin & Rosiane de Camargo, História em Debate


O conjunto de leis nacionais, assim como de tratados e declarações internacionais ratificadas pelos países, busca garantir aos cidadãos o acesso pleno aos direitos conquistados. Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo.

Existem diversas organizações internacionais que atuam de forma a evitar que haja risco para a vida das pessoas nesses casos, como a Anistia Internacional, a Cruz Vermelha e os Médicos sem Fronteiras. Por meio de acordos internacionais, essas instituições conseguem atuar em regiões de conflito onde há perigo para a população.

Os Médicos sem Fronteiras, por exemplo, nasceram de uma experiência de voluntariado em uma guerra civil nigeriana, no fim dos anos 1960. Um grupo de médicos e jornalistas decidiu criar uma organização que pudesse oferecer atendimento médico a toda população envolvida em conflitos e guerras, sem que essa ação fosse entendida como uma posição política favorável ou contrária aos lados envolvidos. Assim, seus membros conseguem chegar a regiões remotas e/ou sob forte bombardeio para atender os que estão feridos e sob risco de vida.

Para que a imparcialidade dos Médicos sem Fronteiras seja possível, é preciso que as partes envolvidas no conflito respeitem os direitos dos pacientes atendidos. Assim, a organização informa a localização de suas bases e o tipo de atendimento que deve ocorrer ali; o objetivo é proporcionar uma atuação transparente, que sublinhe o caráter humanitário da ação dos profissionais da organização. 

Sobre a estruturação geral do texto 1, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

    a) Sem comentários, é aquela alternativa que não tem lógica se você ler o texto, até pq ao final do primeiro parágrafo diz que o Estado põe em risco a população, e não que interfere com segurança e tranquilidade.

    b) Gabarito, realmente o segundo período se opõe ao primeiro, sendo que o primeiro diz que o Estado busca garantir aos cidadãos acesso pleno aos direitos, e logo após no segundo período diz que o próprio Estado põe em risco a população com políticas públicas autoritárias, pouco investimento etc.

    c) o 2º parágrafo cita 3 organizações (anistia internacional / cruz vermelha / médicos sem fronteiras), nos 3º e 4º parágrafos fala somente do médico sem fronteiras;

    d) não é um projeto futuro, é a realidade que acontece, é algo presente.

    e) Não há relação de causa e consequência.

  • Gabarito: "B"

     

     a) o final do primeiro parágrafo cita todos os casos em que o Estado interfere com a segurança e tranquilidade da população;

     Errado. "Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo."

     

    b) o segundo período do primeiro parágrafo se opõe à ideia central do primeiro período do mesmo parágrafo;

    Correto e, portanto, gabarito da questão. "O conjunto de leis nacionais (...) busca garantir aos cidadãos o acesso pleno aos direitos conquistados. Há, no entanto, inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo."

     

     c) o terceiro e o quarto parágrafos contemplam particularmente as organizações citadas no segundo parágrafo;

    Errado. O segundo parágrafo fala das seguintes orgnizações: Anistia Internacional,  Cruz Vermelha e os Médicos sem Fronteiras. Os terceiro e quarto parágrafos só falam dos Médicos sem Fronteiras.

     

     d) o último parágrafo indica um projeto futuro da organização Médicos sem Fronteiras;

    Errado. Não indica nada. É algo que acontece no presente: "(...) o objetivo é proporcionar uma atuação transparente (...)"

     

     e) entre o primeiro e o segundo parágrafos há uma relação lógica de causa/consequência. 

    Errado. Nada a ver. HAIUHAISHDAHDASDH Não é causa / consequência. 

     

  • Entendo que a resposta mais apropriada seja a letra B. Contudo, diferentemente do que alguns estão comentando, não descarto totalmente a relação de causa e consequência entre o primeiro e segundo parágrafo, visto que é justamente por haver "inúmeras situações em que o Estado coloca a população em risco, estabelecendo políticas públicas autoritárias, investindo poucos recursos nos serviços públicos essenciais e envolvendo civis em conflitos armados, por exemplo." que "Existem diversas organizações internacionais que atuam de forma a evitar que haja risco para a vida das pessoas nesses casos.