-
Narração
--> Responde as perguntas: ONDE? QUANDO? QUEM? O QUE?
--> Apresenta narrador observador (3º pessoa) ou personagem (1º pessoa)
--> Baseado em um fato real ou imaginário
Exemplos de textos narrativos: crônica, conto fábula, parábola
Gab: C
-
1. Narração
Modalidade em que um narrador, participante ou não, conta um fato, real ou fictício, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. É o tipo predominante nos gêneros: conto, fábula, crônica, romance, novela, depoimento, piada, relato, etc.
-
O modo do qual consigo memorizar é:
Texto descritivo: Enumera fatos, uso do verbo no Presente ou Pret Perf = PPP
Texo narrativo: Conta uma história, possui personagem, tempo - Verbo Presente ou Pret Imp.= PPI
-
Vejam que há uma sequencia cronológica de acontecimentos...
-
Narração
Um tipo textual muito conhecido é a narração que geralmente é apresentada em formato de livros e histórias que contam o que, onde, como, quando e quem. A narração deve ser uma história que envolve personagens e acontecimentos, além do clímax. O espaço, o tempo e o enredo fazem parte da estrutura.
Exemplo: Apresenta ações de personagens no tempo e no espaço
Romance
Novela
Crônica
Contos de Fada
Fábula
Lendas
Resposta: C
-
GABARITO: C)
O texto narrativo baseia-se em contar e desenvolver uma historia que possui como elementos o narrador, personagens (o narrador), tempo (em 1975) e espaço (São Luis).
-
TEXTO NARRATIVO
Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:
Romance
Novela
Crônica
Contos de Fada
Fábula
Lendas
TEXTO INJUNTIVO
O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo.
Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:
Propaganda
Receita culinária
Bula de remédio
Manual de instruções
Regulamento
Textos prescritivos
TEXTO DESCRITIVO
Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).
São exemplos de gêneros textuais descritivos:
Diário
Relatos (viagens, históricos, etc.)
Biografia e autobiografia
Notícia
Currículo
Lista de compras
Cardápio
Anúncios de classificados
FONTE: https://www.todamateria.com.br/generos-textuais/
-
Personagens, dados históricos, passagem de tempo... Narrativo.
-
c-
Elementos do Genereo narrativo: tempo passado, personagens, enredo.
Elementos do Genereo descritivo: adjetivos, cenários, caracteristicas dos personagens etc
-
Cheguei até chorar ao responder essa questão dessa banca. É a primeira que resolvo sem apanhar! Vou glorificar de pé!
-
gb c
pmgooo
-
gb c
pmgooo
-
Gabarito: C
Note que o texto foi escrito em primeira pessoa. Dessa forma, há um narrador-personagem que narra sua vida como DJ de reggae, desde quando ele começou (Eu comecei a fazer festa de reggae em 1975, com a minha radiola.) até sua carreira começar a dar certo, quando começou a atrair multidões para seus shows (e trazia aquela multidão do Retiro Natal, Monte Castelo, Liberdade, a turma que já participava das festas que eu fazia...).
Fonte: Estratégia
-
Narração: sequência de fatos
-
Texto narrativo
Presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.
O texto narrativo possui desenvolvimento, clímax e desfecho. Geralmente, o tempo verbal que predomina nesse tipo de texto é o passado.
São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas.
Texto descritivo
Descrever algo ou alguém detalhadamente, de forma que o leitor consiga criar uma imagem mental do que é descrito. Para uma melhor compreensão e estruturação do texto descritivo são utilizados adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
O texto descritivo pode ser encontrado dentro de outros textos, em passagens nas quais se quer caracterizar um objeto, um lugar ou uma pessoa.
São exemplos textos descritivos: classificados, folhetos turísticos, cardápios, anúncios e, ainda, descrição de personagens dentro de textos narrativos.
Texto dissertativo
É classificado em dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo.
O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista e tem como objetivo persuadir e convencer o leitor a concordar com a ideia defendida.
Já um texto dissertativo-expositivo busca expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor.
Um texto dissertativo possui uma ideia central a ser trabalhada, a fundamentação do tema e o fechamento da ideia desenvolvida no decorrer do texto.
Fazem parte desse tipo de texto os ensaios, as cartas argumentativas, a dissertação-argumentativa e o editorial.
Texto expositivo
Tem a finalidade de informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Esse tipo de texto não tem a pretensão de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista. Sua linguagem é clara e concisa.
São exemplos desse tipo de texto: reportagem, resumo, fichamento, artigo científico e seminário.
Texto injuntivo
São textos que têm como finalidade a instrução e orientação do leitor. Além de fornecer uma informação, eles instigam a ação do leitor. Os textos injuntivos se caracterizam por utilizar verbos no imperativo, no infinitivo ou presente do indicativo, sempre indeterminando o sujeito.
São exemplos de textos injuntivos os manuais de instruções, receitas culinárias, bulas, regulamentos, editais, códigos e leis.