SóProvas


ID
262078
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do ciclo de vida dos documentos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os arquivos de primeira idade, também chamados de arquivos correntes, são constituídos de documentos consultados frequentemente.

II. Os arquivos de segunda idade, também chamados de históricos, são constituídos de documentos que perderam sua natureza administrativa.

III. Os arquivos de terceira idade, também chamados de intermediários, são constituídos de documentos que serão eliminados por não apresentarem mais utilidade para a instituição.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    I. Os arquivos de primeira idade, também chamados de arquivos correntes, são constituídos de documentos consultados frequentemente. CERTO.

    II. Os arquivos de segunda idade, também chamados de históricos, são constituídos de documentos que perderam sua natureza administrativa. ERRADO. Os arquivos chamados históricos são os de 3a idade (permantes) e estes perdem valor administrativo, mas não hitórico e de prova.

    III. Os arquivos de terceira idade, também chamados de intermediários, são constituídos de documentos que serão eliminados por não apresentarem mais utilidade para a instituição. ERRADO. Estes são os arquivos permanentes.

    Bons estudos para nós!


     
  • Teoria das Três Idades:

    1 - Arquivo de primeira idade ou corrente: constituído de documentos com valor primário em curso ou consultado frequentemente;

    2 - Arquivos de segunda idade ou intermediários: constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados;

    3 - Arquivos de terceira idade ou permanente: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa, mas são conservados em razão de seu valor histórico. 
  • primeira idade corrente
    segunda idade intermediario
    terceira idade permanente
  • OS ARQUIVOS CORRENTES são também conhecidos por meio dos seguintes termos: arquivos de 1ª idade, setorial, administrativo, ativo, vivo, de movimento, em curso e núcleos de arquivo.
    OS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS são também conhecidos por meio dos seguintes nomes: arquivos de 2ª idade, pré-arquivo, records centers, semi-ativo, limbo, purgatório, temporário e transitório.
    OS ARQUIVOS PERMANENTES são também conhecidos através dos seguintes termos: 3ª idade, histórico, de custódia, passivo, “morto”, estático, definitivo e final.
  • A questão é muito boa. O ítem II e III houve uma troca de definições. O arq. de 2º idade é intermediário e o de 3º idade histórico.
  • Gabarito: A


    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

     

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

     

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Os arquivos correntes (1ª idade) caracterizam-se pela grande frequência de uso dos seus documentos, sendo, também, essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização e evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre próximos de seus usuários.

    Os arquivos intermediários (2ª idade) são aqueles que guradam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequêntes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direito e obrigações. Ou seja, não sendo de uso corrente pelos seus produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Os arquivos permanentes (3ª idade), por fim, são aqueles guardam documentos os quais não tem mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

    Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.