SóProvas


ID
2622190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com referência à divisão inter-regional do trabalho e da produção no Brasil, julgue o item a seguir.


A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que, apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o território nacional, ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • "ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."

     

    "Acertei" com dúvida nessa parte, se alguem conseguir ilustrar agradeço!

  • A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.

    A mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional, o modelo leva à região de sua abrangência (estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações.

    A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O pólo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. Entre os produtos fabricados destacam-se: aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, concentrados para refrigerantes, entre outros. O pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.

    FONTE: http://www.suframa.gov.br/zfm_o_que_e_o_projeto_zfm.cfm

  • "ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."

    Estou com a mesma dúvida????

  • Questão mal feita do C#$*&@
  • CERTO.

     

  • Grande parte da economia amazônica foi fruto de incentivos estatais, sobretudo os realizados durante o regime militar. Uma destas iniciativas deu origem a Zona Franca de Manaus, implantada na capital do estado do Amazonas em 1967. Viabilizada por generosos incentivos fiscais, a Zona Franca tinha como objetivo viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, e garantir a soberania nacional sobre suas fronteiras. 

     

    Fonte: PDF Estratégia.

  • "ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."

    Entendi da seguinte maneira. Ao se dar incentivo fiscal a empresas privadas, o estado esta repassando possiveis ganhos que são tributos públicos para beneficiar as empresas, funcionando como uma privatização ja que o estado não precisara desenvolver politicas diretas de atração de empresas para desenvolver a regiao, ao abrir mao dos tributos as empresas privadas passam a ser responsaveis por desembolver a regiao.

  • Prova da abin tem que pensar, com vies de contra espionagem para responder a questão!!!

     

  • por meio do dinheiro publico que é distribuído em favor de empresas privadas...LG,Honda....kkkk

  • Tentando responder aos colegas...


    A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que, apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o território nacional - essa aludida articulação dar-se-á por meio da infraestrutura - transportes [estradas, ferrovias, aeroportos], comunicações e energia, principalmente - que em regra será custeada pelo governo, ou diretamente [obras e investimentos como a construção da hidrelétrica de Belo Monte], ou indiretamente [incentivos fiscais]. Ocorre que as grandes corporações (maiores beneficiárias desses investimentos) em que pese gerarem emprego e renda para a população local, não têm como objetivo o desenvolvimento integral da região, sobretudo, sob os aspectos sociais e humanos (esse papel é do governo) - ilustrando (desse modo) o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.


    Considerando a seguinte aplicação para o termo território:


    "O território nacional é o espaço de todos, abrigo de todos. Já o território “transnacional” é o de interesse das empresas, habitado por um processo racionalizador e um conteúdo ideológico de origem distante e que chegam a cada lugar com os objetos e as normas estabelecidos para servi-los". Milton Santos


    Em suma, o modelo de desenvolvimento vigente, em um contexto de globalização e lógica de mercado, favorece o modelo "transnacional" das grandes corporações em detrimento dos interesses regionais e locais. O autor referido chama esse processo de "privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos". Bons estudos!

  • Emanoel Quadros, penso que esta questão de privatização se refere as indústrias privadas que recebem recursos financeiros, sei lá"

  • "ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos."


    Incentivo fiscais, doação de terrenos e até empréstimos para instalação de empresas.

  • A Zona Industrial de Manaus apresenta diversas vantagens e desvantagens:

    Vantagens Desenvolvimento comercial e econômico da região Mercadorias beneficiadas com incentivos fiscais Taxas alfandegárias reduzidas Benefícios para as empresas e indústrias Geração de emprego e renda Desvantagens Esgotamento econômico Altos gastos do poder público Dificuldade no escoamento de produto


  • Correto !

    Apesar de sua distância dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul, a ZFM está articulada com o território nacional. Essa concentração industrial exporta mercadorias para todo o território nacional e também para fora do país, se conectando com os distantes centros urbanos e consumidores do centro-sul. O desenvolvimento industrial da região só foi possível graças às políticas de integração regionais levadas à cabo pelos governos militares, que fizeram fortes investimentos na região buscando fomentar o seu desenvolvimento e proporcionar a interiorização e integração da economia brasileira.

    Na ZFM, estão instaladas empresas privadas em uma ·área da União, que concede isenção de impostos para as mesmas. Portanto, ilustra o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.

  • "Uso privado de recursos públicos": a concessão de benefícios e incentivos fiscais às indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus implica a renúncia a receitas públicas.

  • Cai na Privatização...

  • A Zona Franca de Manaus compreende três polos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime de economia fechada. A indústria é considerada a base de sustentação da ZFM. O polo Industrial de Manaus possui aproximadamente 600 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos, principalmente nos segmentos de eletroeletrônicos, duas rodas e químico. 

  • Prezado aluno, observe que o avaliador tomou o cuidado de usar a palavra “praticamente”, a fim de evitar generalizações que poderiam tornar o item incorreto.

    Quando da sua criação, um dos objetivos da Zona Franca de Manaus era justamente a integração do Norte com o resto do país, o que de fato aconteceu, em grande medida.

    A parte final do enunciado fala que o desenvolvimento dessa Zona, ao se valer de benefícios fiscais, utilizou recursos públicos para privatização do território. Essa conclusão é até lógica, tendo em vista os mecanismos de criação e articulação deste espaço, que abrem mão de recursos públicos (tributos que sustentam o erário) para beneficiar empresas privadas.

    Resposta: Certo

  • GABARITO: CERTO.

  • Divisão nacional do trabalho diz respeito às especializações produtivas existentes no território brasileiro e é tema clássico de Geografia Escolar, do ensino médio. 

    Análise do item:

    A Zona Franca de Manaus é considerada uma espécie de enclave territorial que ocorre quando um território se encaixa dentro de outro. No caso, é o território de uma zona que conta com regras próprias para taxação do que entra e sai de sua área, criando benefícios para empresas instaladas em seu interior, encaixado no interior do município do mesmo nome no território do estado do Amazonas. Os recursos para sua criação e implantação foram públicos e sua operação só se sustenta economicamente com base em extensa renúncia fiscal que beneficia empresas e investidores privados. Item correto. 


    Gabarito do professor: Certo.
  • A Zona Franca de Manaus é considerada uma espécie de enclave territorial que ocorre quando um território se encaixa dentro de outro. No caso, é o território de uma zona que conta com regras próprias para taxação do que entra e sai de sua área, criando benefícios para empresas instaladas em seu interior, encaixado no interior do município do mesmo nome no território do estado do Amazonas. Os recursos para sua criação e implantação foram públicos e sua operação só se sustenta economicamente com base em extensa renúncia fiscal que beneficia empresas e investidores privados. Item correto. 

  • Zona Franca de Manaus - ZFM

    Modelo de desenvolvimento econômico

    Área industrial criada pelo governo brasileiro

    Situa-se na região amazônica

    Promove investimentos e atrai negócios para a localidade

    Provocou o crescimento demográfico e a urbanização de Manaus

  • Vale é vale