-
-Montador ou assembler(não confundir com Assembly): É um programa que cria o código objeto traduzindo as instruções da linguagem de montagem(Assembly) para codigo de máquina.
-Análise Lexica: Processo de analisar a entrada de linhas e caracteres (tal como o codigo fonte de um programa de um computador) e produzir uma sequencia de simbolos chamados de simbolos léxicos ou tokens.
-Linguagem de baixo nível: Segue as características da arquitetura do computador. Utiliza somente instruções que serão executadas pelo processador, diretamente relacionadas com a arquitetura do computador(linguagem de máquina).
Análise semântica: É a terceira fase da compilação onde se verificam os erros semânticos no codigo fonte e coletam-se as informações necessárias para a próxima fase de compilação que é a geraçao do código objeto.
Etapas:
-Análise de contexto e Geração de Código
-Verificação de errros que estão sintaticamente corretos.
SELVA!
-
O analisador semântico verifica o significado da estrutura dos comandos e não na criação destas, sendo que a função de criação das estruturas (formando tokens) é de responsabilidade da análise léxica.
-
E - no método de interpretação, as fases de compilação, ligação e execução do programa-fonte são realizadas comando a comando. Ou seja, cada comando é lido, é convertido em código executável e imediatamente executado, antes que o comando seguinte seja lido.
-
Interpretadores
-Processo de execução do código fonte é feita, instrução por instrução, sem a geração de um programa equivalente em linguagem de máquina.
- Cada comando em alto nível é examinado, convertido para código binário e executado imediatamente.
- Converte cada instrução do código-fonte em código-binário;
- Vantagem: mais fácil de depurar;
- Desvantagens: é necessário fornecer o código-fonte, execução lenta.
Compilador
-Traduz programas escritos em uma linguagem de programação de alto nível em código de máquina.
- O código-objeto não pode ser executado diretamente no SO.
- O compilador precisa ser adequado à LP e também à arquitetura de hardware onde o programa será executado.
- Toma todo o código fonte e o converte em código de máquina gerando o código-objeto;
- Vantagem: execução rápida
- Desvantagem: dificuldade para depuração
Montadores (assembler)
-Processo que converte um programa escrito em Assembly para outro, idêntico em termos de resultado, escrito na linguagem da máquina.
- A equivalência é de uma instrução de máquina para uma instrução binária.
Alternativa: E
-
a) uma linguagem de baixo nível permite que o programador especifique a realização de ações do computador com muito menos (mais) instruções.
b) montador é um programa que traduz outro programa em linguagem de montagem para seu equivalente em linguagem de alto nível (de máquina).
c) a função do analisador semântico (sintático) de um compilador consiste basicamente na criação das estruturas de cada comando, na verificação da correção dessas estruturas e na alimentação da tabela de símbolos com as informações geradas.
d) a análise léxica (semântica) obriga o tipo de dado de uma expressão a ser coerente com o que foi declarado.
e) no método de interpretação, as fases de compilação, ligação e execução do programa-fonte são realizadas comando a comando. Ou seja, cada comando é lido, é convertido em código executável e imediatamente executado, antes que o comando seguinte seja lido.