Diferente das camadas mais baixas, que se preocupam principalmente com a movimentação de bits, a camada de apresentação está relacionada à sintaxe e à semântica das informações transmitidas.
Para tornar possível a comunicação entre computadores com diferentes representações internas dos dados, as estruturas de dados a serem trocadas
podem ser definidas de maneira abstrata, com uma codificação padrão que será usada durante a conexão.
A camada de apresentação gerencia essas estruturas de dados abstratas e permite a definição e o intercâmbio de estruturas de
dados de nível mais alto (por exemplo, registros bancários).
Tanenbaum Redes de Computadores 5ed
A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. Permite o envio de uma cadeia de bits pela rede, sem se preocupar com o seu significado ou com a forma como esses bits são agrupados
A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede. Para executar essa tarefa, a camada de enlace de dados faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados (que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes), e transmita os quadros sequencialmente. Se o serviço for confiável, o receptor confirmará a recepção correta de cada quadro, enviando de volta um quadro de confirmação. Dividida em 2 sub camadas: MAC e LLC.
A camada de rede controla a operação da sub-rede. Uma questão fundamental de projeto é determinar a maneira como os pacotes são roteados da origem até o destino. Estabelece a comunicação por meio de serviços não orientados à conexão (IP). Controle de congestionamento (elementos intermediários).
A camada de transporte é responsável pela transferência de dados fim a fim, incluindo tratamento de erros e controle de fluxo (origem e destino apenas). Não se preocupa com os meios). Responsável por tratar de detalhes de transferência confiável de dados.
A camada de sessão permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles. Uma sessão oferece diversos serviços, inclusive o controle de diálogo (quem deve transmitir em cada momento), o gerenciamento de tokens (impedindo que duas partes tentem executar a mesma operação crítica ao mesmo tempo) e a sincronização (realizando a verificação periódica de transmissões longas para permitir que elas continuem a partir do ponto em que estavam ao ocorrer uma falha).
Diferente das camadas mais baixas, que se preocupam principalmente com a movimentação de bits, a camada de apresentação é responsável pela tradução, compressão e criptografia, ou seja, à sintaxe e à semântica das informações transmitidas. Para tornar possível a comunicação entre computadores com diferentes representações de dados, utiliza codificação padrão que será usada durante a conexão, além de gerenciar estruturas de dados abstratas e permitir a definição e o intercâmbio de estruturas de dados de nível mais alto (por exemplo, registros bancários).
A camada de aplicação contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários. Um protocolo de aplicação amplamente utilizado é o HTTP (HyperText Transfer Protocol), que constitui a base para a World Wide Web. Outros protocolos de aplicação são usados para transferências de arquivos, correio eletrônico e transmissão de notícias pela rede.