-
ERRADO.
Não foi feito acordo político na Revolução Constitucionalista de 1932 com a oligarquia paulista, pelo contrário, ciente da iminente derrota militar e das implicações da provável ocupação da capital pelas forças getulistas, a então Força Pública de São Paulo (atual Polícia Militar de São Paulo) comandada pelo Coronel Herculano de Carvalho e Silva, juntamente com o comandante supremo do Exército Constitucionalista, o General Bertoldo Klinger, obtiveram um armístico e se engajaram na negociação junto ao General Pedro de Aurélio de Góis Monteiro para o fim definitivo do conflito.
-
em complemento, dizer em "adesão de Getúlio Vargas ao integralismo" é forçar uma barra tbm!
-
Só para complementar, os integralistas apoiaram Vargas achando que conseguiriam apoio, mas Vargas os colocou na ilegalidade assim como fez com o Partido Comunista, em 1938
-
Acredito que o acordo político de 1932 mencionado na questão não foi referente aos termos que puseram fim à guerra civil, mas a percepção por Vargas de que a oligarquia paulista era uma força política que não poderia ser desconsiderada. Assim, o "acordo político" com SP envolveu a nomeação de um interventor civil, Armando de Sales Oliveira, e a convocação para a Assembleia Constituinte, na qual a Frente Única por São Paulo Unido obteve expressiva vitória.
-
Errado por dois motivos. Não houve acordo político com os paulitas na Revolução Constitucionalista de 1932 e Getúlio Vargas não se aliou aos integralistas. Desenvolveu uma política onde buscava o equilíbrio tanto com os integralistas (extrema direita) como com os comunistas (extrema esquerda).
-
A informação que torna a questão incorreta é a afirmação de que Getúlio Vargas teria aderido ao Integralismo. Durante a década de 30 houve uma polarização política no país: Integralismo (AIB) X Comunismo (ANL), ambas representavam ideologias de oposição, mas Getúlio conseguiu estabelecer um jogo de equilíbrio entre essas forças políticas. Apesar de os integralistas terem apoiado o "Golpe de 37", não houve uma adesão de Getúlio ao grupo. Ao contrário, eles tomaram um "pé na bunda", pois o cargo de ministro que Plinio Salgado (líder integralista) pretendia foi recusado pelo governo.
-
São Paulo era totalmente contrario ao governo vargas, devido aos interventores que vargas colocou em são paulo e tbm as promessas de reconstitucionalização . SP até pensou em separar do resto do país.
-
Depende do ponto de vista, Vargas não concedeu algumas reivindicações dos paulistas? Como um paulista como interventor e logo após uma nova constituição?
-
ERRADO.
O governo de Vargas iniciado em 1930 se aproxima inicialmente dos integralistas por sua característica nacionalista e autoritária. Porém a partir do Estado Novo, Vargas impõe repressão aos Integralistas tanto quanto aos Comunistas extinguindo os partidos políticos.
O integralismo é um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita com inspiração fascista que surge sob idealização de Plínio Salgado, líder e organizador do Partido que recebe o nome “Ação Integralista Brasileira”.Eram conhecidos como camisas verdes por suas roupas.
Fonte: https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/integralismo/
-
-
PRIMEIRO PERÍODO VARGAS:
1930 a 1934
governou provisoriamente
Segundo Período:
1934 a 1937
Elaborou a constituição
Terceiro:
1937 a 1945
Período ditatorial
-
ERRADO
DURANTE O INICIO DO SEU GOVERNO, SP FICOU MUITO INSATISFEITO COM A PERDA DO PODER, FAZIAM UMA FORTE PROPAGANDA CONTRA VARGAS, DIZENDO QUE ELE ERA UM GOLPISTA E DITADOR. ENTÃO OS PAULISTAS SE ORGANIZARAM E FIZERAM UMA GUERRA AO BRASIL, QUE DEU INICIO NO DIA 9 DE JULHO DE 32. O OBJETIVO FOI UMA NOVA CONSTITUIÇÃO E UMA NOMEAÇÃO DE UM INTERVENTOR PAULISTA... ENTÃO DAI HOUVE VÁRIOS MOVIMENTOS E UM DESSES MOVIMENTOS OS PAULISTAS SAIRÃO VITORIOSOS, POIS CONSEGUIRAM NOMEAR UM INTERVENTOR PAULISTA E CONSEGUIRAM PROMULGAR UMA NOVA CONSTITUIÇÃO... SEM HAVER ACORDO!!!!!!!
-
O erro ao meu ver está na adesão ao integralismo, apesar de o Estado Novo ter sido ditatorial, Vargas se aliou aos EUA formalmente na GM e não ao eixo, e justamente essas ações antagônicas colocaram em xeque essa primeira parte de seu governo.
-
Acordo político em 1932?
Foi justamente em 1932, que ocorreu a Revolução Constitucionalista Paulista, a qual vários paulistas insatisfeitos queriam retirar Vargas do Governo Provisório.
Gab: E.
-
Acertei na descrição "acordo político de 1932 com a oligarquia paulista".
Não houve acordo político, pelo contrário teve uma revolução, conhecida como "Revolução de 1932".
ERRADO
-
mais de 600 mortes na revolução paulista
-
Getúlio nunca aderiu à AIB, logo após a instituição do Estado Novo, Vargas declarou extinto o movimento integralista, que resultou em revolta entre os "camisas verdes", os quais chegaram a cercar a casa de Getúlio em 1938 armados. Inevitavelmente, saíram presos ou mortos do cerco.
-
integralismo????