-
ERRADO.
A cidade de São Paulo e a Região Metropolitana – que haviam se industrializado, respectivamente entre os anos 1930-1950 e entre os anos 1950-1970 – estão passando por um processo de desconcentração industrial, e não de desindustrialização. Neste contexto, o interior de São Paulo, o Centro-Oeste (este principalmente por conta do agronegócio) e o litoral nordestino estão configurando-se como novos polos industriais. Além disso, não é possível afrimar que há deslocamento das plantas industriais paulistanas para o Sul do Brasil. Por fim, e de fato, empresas brasileiras estão, por exemplo, migrando para o Paraguai (Mercosul) e para a China, onde podem galgar maior competitividade.
-
N há de se falar em desconcentração na região metropolitana.
-
o que torna a questão errada é a desconcentração da região metropolitana e não a "desindustrialização", pois essa palavra é sinônimo da desconcentração industrial".
Segue comentário do professor Danuzio Neto:
Aparentemente a questão está correta, motivo pelo qual acredito que existe a possibilidade de recurso. A desindustrialização no país de fato se deu principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, tendo as indústrias se deslocado para as pequenas e médias cidades. Como o processo de desindustrialização da região metropolitana paulista, tirando a capital, foi menor, acredito que o avaliador a considerou como fora do processo de desindustrialização, o que justificaria o gabarito dado.
-
se liga na malícia: desconcentração industrial e não de desindustrialização
-
Desindustrialização?
GAB: ERRADO
-
Não ocorreu uma desindustrialização da cidade de São Paulo e nem de sua região metropolitana, o que está em curso é uma DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL.
-
Errado "china" e do "Brics". E também não é desconcentração. E desindustrialização.
-
DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL > Empresas saem dos grandes centros para o interior
DESINDUSTRIALIZAÇÃO > FECHAMENTO DE INDÚSTRIAS
-
ERRADO
A reestruturação produtiva recente do território brasileiro promoveu, entre outros resultados, a desindustrialização da cidade de São Paulo e região metropolitana e o deslocamento das plantas industriais paulistanas para diversas regiões brasileiras e mundiais, como o sul do Brasil, o litoral nordestino, a China e países do MERCOSUL.
CORRETO
A reestruturação produtiva recente do território brasileiro promoveu, entre outros resultados, a DESCONCENTRAÇÃO da cidade de São Paulo e região metropolitana e o deslocamento das plantas industriais paulistanas para diversas regiões brasileiras e mundiais, como o sul do Brasil, o litoral nordestino, a China e países do MERCOSUL.
DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL > Empresas saem dos grandes centros para o interior
DESINDUSTRIALIZAÇÃO > FECHAMENTO DE INDÚSTRIAS
-
Industrialização brasileira e internacionalização da economia são temas clássicos de Geografia Escolar de Ensino Médio.
Análise do item:
A desindustrialização brasileira é um fato inconteste, claramente detalhada pelos dados aferidos pelo IBGE. No entanto, especificamente na cidade de São Paulo não se trata de processo tão recente assim, enquanto que na Região Metropolitana de fato ocorre com menos intensidade e há pouco tempo, sendo a principal opção de nova localização cidades médias do próprio estado. O destino das empresas que fecharam na maioria das vezes é simplesmente o encerramento de suas atividades, enquanto as que se transferiram o fizeram principalmente por questões de incentivos fiscais concedidos por governos municipais e estaduais. Por último, é possível afirmar que o fechamento e ou a transferência de plantas industriais não pode ser considerado como fruto de uma política governamental de reestruturação produtiva sendo tal ação muito mais ligada a decisões gerenciais das empresas em buscas de melhores condições de lucratividade. Afirmativa errada.
Gabarito do professor: Errado.
-
Mesmo no estado de São Paulo, que apresenta a melhor infraestrutura do país, houve historicamente maior concentração de indústrias na Região Metropolitana. Nos últimos anos, no entanto, seguindo uma tendência já verificada em países desenvolvidos, acontece um processo de deslocamento das indústrias instaladas em São Paulo em direção às cidades médias do interior (processo de DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL). Isso é possível graças ao grande desenvolvimento da informática e à modernização da infraestrutura de produção de energia, transporte e comunicação, criando condições de especialização produtiva por intermédio da integração regional. A possibilidade de diminuir custos, como o de aluguel, por exemplo, também pesa na decisão.
Lembrando que: Desconcentração industrial se refere ao processo de deslocamento de indústrias de um lugar para o outro (dos grandes centros urbanos para as cidades médias), enquanto Desindustrialização significa o fechamento de indústrias.
Resposta: Errado
-
São Paulo é altamente industrializado, ainda...
O que tem se observado é a desconcentração industrial, principalmente para as cidades médias e para a região do Nordeste...
Na verdade, é uma tendência mundial... Fábricas da Nike no Taiwan, etc...
-
Houve uma desconcentração industrial e também uma expansão da mesma, visto que o mercado consumidor interno se tornou crescente.
-
A reestruturação produtiva recente do território brasileiro promoveu, entre outros resultados, a desindustrialização da cidade de São Paulo e região metropolitana e o deslocamento das plantas industriais paulistanas para diversas regiões brasileiras e mundiais, como o sul do Brasil, o litoral nordestino, a China e Países do MERCOSUL.
A bem da verdade, não ocorreu a desindustrialização da cidade de São Paulo e região metropolitana, berço da industrialização brasileira, mas a transferência de indústrias dessa porção do território para outras regiões do país, ou seja, a desconcentração dos processos fabris. Tal fenômeno se desenrolou sobretudo a partir da década de 1970 quando o Poder Público, através das autarquias de desenvolvimento recém criadas, promoveu melhorias em infraestrutura nas regiões mais afastadas. Com isso, várias empresas, em busca de vantagens econômicas (mão de obra barata, infraestrutura adequada, incentivos fiscais, menores custos de produção, etc) transferiram sua produção de São Paulo e região metropolitana, principal centro de dinamismo econômico do país, para regiões antes esquecidas. Esse fenômeno democratizou o espaço industrial brasileiro.
Obs.: Desindustrialização ≠ Desconcentração Industrial
- Desindustrialização: redução da capacidade de participação da atividade industrial na economia de um país ou região.
- Desconcentração Industrial: redistribuição dos processos industriais sobre o território de um país ou região.
Portanto, o item está ERRADO.
TECCONCURSOS
-
DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL > Empresas saem dos grandes centros para o interior
DESINDUSTRIALIZAÇÃO > FECHAMENTO DE INDÚSTRIAS
-
O cabra dizer que SP foi desindustrializado, tá de sacanagem. Espero ansiosamente que caia uma questão como essa em minha prova. AMÉM! AMÉM! AMÉM!
-
não há desindustrialização, mas uma desconcentração industrial
gab e
-
GABARITO ERRADO
a dispersão das indústrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo. As empresas estão fugindo da poluição, dos altos preços dos terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que oferecem, entre muitas facilidades, uma excelente qualidade de vida. Outras vantagens são boa estrutura de transportes, mão-de-obra mais barata e mercado consumidor. Muitas dessas cidades possuem centros de pesquisa e universidades que permitem a instalação de tecnopólos.
-
Desconcentração industrial, e não desindustrialização. Errada!
-
desconcentração industrial
-
Desconcentração industrial!! Porém, há muitas e grandes indústrias na região de São Paulo.
Não ocorre a desindustrialização, mas sim a desconcentração, sabe por quê? Porque as indústrias estão buscando mão de obra mais barata, matéria prima mais barata, isenção de tributos etc; portanto, faz-se necessário investir em cidades médias e pequenas.
-
Desconcentração industrial para o interior e não desindustrialização.
-
Parei em desindustrialização da cidade de São Paulo