-
Aumento na demanda com inflação baixa não é uma pista de que a questão está errada?? Perdoem-me se o palpite está errado. Economia não é meu ponto forte.
-
autistênio autistóteles perfeito, pela lógica vc acertou não é mesmo!!! Eu fui na mesma, sou ruim em Economia, mas vamos a pratica o objetivo não seria controlar a inflação, pois muito alta é ruim e inflação baixa também.
Gabarito ERRADO.
Se tiver errado a linha de raciocínio falem.
Obrigado!!!
-
GABARITO ERRADO
Política Monetária - quantidade de moeda e títulos públicos.
Objetivos:
Controle da Inflação - aumentar os juros, reservas compulsórias, venda de títulos.
Crescimento Econômico - redução da taxa de juros, taxas compulsória, compra de títulos.
Não existe uma relação direta entre o controle da inflação, crescimento econômico e desemprego baixo.
-
Outro aspecto a se considerar é que o efeito da política monetária não é muito rápido. Possui uma defasagem entre sua aplcaplic e seus resultados.
-
Pelo o que eu sei,a demanda agregada é decrescente e não crescente como a questão afirma.
-
Uma demanda agregada que cresça de maneira muito rápida, ao contrário do que afirma a questão, contribui para uma alta inflacionária.
Gab: Errado
-
É a política FISCAL que atua para aumentar ou diminuir a demanda agregada.
-
Sim, é verdade que a política monetária pode fazer com a DA cresça. Vimos isso na aula, quando estudamos que as políticas fiscal e monetária deslocam a DA. Assim, se o Banco Central praticar uma política monetária expansionista, ele desloca a DA, aumentando a renda.
No entanto, se a demanda agregada cresce de maneira rápida, isso pode contribuir para inflação alta, caso a DA fique maior que a OA. Com DA maior que OA, teremos inflação de Demanda. Só por isso, a questão está errada.
Um outro erro da questão é supor que a inflação e desemprego serão baixos. No entanto, se lembrarmos da Curva de Phillips, teremos que há um trade-off entre inflação e desemprego: ou seja, se um é baixo, o outro é alto.
Resposta: E
-
Comentário objetivo:
A atuação do BC na política monetária tem papel fundamental para que a demanda agregada cresça (FALSO - papel da política fiscal) de maneira muito rápida, pois assim estará contribuindo para inflação baixa (FALSO - aumento da demanda agregada ocasiona surto inflacionário), desemprego baixo (VERDADEIRO - aumento da demanda agregada e do produto diminuem o desemprego) e crescimento econômico alto (RELATIVO - o papel da política monetária é permitir crescimento SUSTENTÁVEL, e não "alto").
-
Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o impacto da política monetária na demanda agregada (DA)!
As políticas fiscal e monetária possuem impacto na Demanda Agregada. No caso de uma política monetária expansionista, ela deslocará a DA, aumentando a renda da economia.
No entanto, se a demanda agregada cresce de maneira rápida,
isso pode contribuir para inflação alta,
caso a DA fique maior que a Oferta Agregada (OA). Com DA maior que OA, isso significa que a demanda é maior que a oferta, o que causa inflação de
Demanda (os preços aumentam pelo excesso de demanda).
Este é o primeiro erro da questão. Afinal, se a DA crescer rápido, isso contribuirá para inflação alta (e não baixa).
Um outro erro da questão é supor que a
inflação e desemprego serão baixos. No entanto, se lembrarmos da Curva de
Phillips, curva que estabelece a relação entre inflação e desemprego, veremos que há um trade-off entre inflação e desemprego: ou seja, se
um é baixo, o outro é alto.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
O gabarito é ERRADO, pois, caso a demanda agregada cresça de maneira muito rápida, a produção não irá acompanhar esse crescimento da demanda (consumo e afins), o que irá gerar inflação.