-
ERRADO.
Efeito Inusitado ?
Quando maior a riqueza de uma família, por exemplo, mais ela demandará (consumirá) por bens e serviços.
Resumindo... quanto mais você tem mais você gasta.
-
eu acho que o erro está no fato da questão afirmar que a inclinação da curva da demanda é positivamente inclinada e o certo seria negativamente.
se eu estiver errado, não exitem em me corrigir.
mandem msg no pv
-
O aumento da renda permite q a curva da demanda se desloque para a direita e continuará negativa
-
ERRADO.
Em uma análise sobre como o consumo pode ser afetado pelo nível de preços, percebe-se que o efeito riqueza é o responsável por um resultado inusitado: a curva de demanda é positivamente inclinada.
"A curva da demanda é inclinada negativamente devido ao efeito de substituição e de renda."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura
-
A curva de demanda é negativamente inclinada, porque, conforme o preço aumenta, a quantidade que os consumidores estão dispostos a adquirir reduz, pois se o preço aumentar os consumidores irão substituir o consumo do bem pelo seu substituto.
Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/835537
-
Aumento na renda desloca a curva de demanda, para direita, a curva de demanda expande. Ou seja, uma pessoa mais rica está disposta a pagar mais pela mesma quantidade de um bem, pelo simples fato de ter mais dinheiro .
A regra é que a demanda seja negativamente inclinada, a renda não altera isso. Vale destacar a exceção, bem de Giffen, este possui demanda positiva.
-
O que eu deduzi foi o seguinte:
- Na questao é falado que a curva de demanda ficará inclinada, quando a renda familiar aumentar. Porém, no grafico em que temos a quantidade da demanda e o preço do produto ( sendo o preço hipoteticamente o mesmo ), não ocorre uma inclinacao da curva de demanda, mas sim um deslocamento da curva de demanda paralelamente ao antigo posicionamento.
- Esse deslocamento pode ser positivo, acima da cuva de demanda antiga, ou seja, a renda familiar aumentou, e a quantidade de produtos superiores tambem aumentou.
EXEMPLO: Passei a comprar mais caviar, algo que era raro quando minha renda era baixa.
- Esse deslocamento pode ser negativo, abaixo da curva de demanda, ou seja, a renda familiar aumentou, e a quantidade de produtos inferiores diminuiu.
EXEMPLO: Passei a comprar coca-cola, descartando o aruba-cola que bebia constantemente.
OBS: Quando o preço do produto aumenta, consequentemente, a quantidade demandada vai cair, pois as familias vão consumir menos aquele tal produto. É no grafico isso ficará representado ao longo da curva de demanda, não tendo as variacoes acima citadas.
RESUMINDO: Não existe inclinação alguma, pelo menos eu acho.
-
O “efeito Veblen” ou “efeito do esnobismo” é uma teoria do economista e sociólogo Veblen que pode ser traduzida da seguinte maneira: na área do consumo dos bens de luxo, a alta do preço de um produto o torna mais desejável ainda. De uma maneira inversa, a queda do preço do produto se traduz por uma queda do interesse dos compradores potenciais. Os bens de Veblen são bens de luxo como vinho, jóias, malas de designers de moda e carros de luxo caros que são procurados por causa dos preços ...
Os Bens de Giffen e os Bens de Veblen são exceções à Lei da Procura e tanto um quanto o outro têm curvas de demanda com inclinação positiva,entao quando a questao diz que é o responsável por um resultado inusitado, nao é verdade.
-
Em regra, a curva da demanda é negativamente inclinada (exceção: bens de Giffen).
Alterações como renda do consumidor apenas causará o deslocamento desta curva e não a inversão de sua inclinação.
Gabarito ERRADO
-
Comentário completo o da "Sheyla R2".
-
Negativamente inclinada!
-
Em qualquer cadeira introdutória sobre economia, a primeira lei do qual os estudantes tem acesso é a da oferta e demanda. Trate-se de uma idéia simples, mas de suma importância para a teoria econômica. Ela diz que a curva de demanda é negativamente inclinada, visto que um aumento no preço leva a uma redução da quantidade demandada de um determinado bem. Já a curva de oferta é positivamente inclinada: os produtores ofertam no mercado cada vez mais produtos quanto maior for o preço. Igualando as duas curvas, encontrar-se-á um ponto que equilibra o mercado.
http://pensandoemeconomia.blogspot.com/2007/09/curva-de-demanda-positivamente.html
-
A curva de demanda é negativamente inclinada, decrescente, inversamente proporcional à variação de preços (quando temos bens consumos). Efeitos riqueza nada mais é do que o aumento na percepção de riqueza pelas pessoas em decorrência da valorização dos ativos por elas possuídos (ex: tenho um imóvel que valorizou seu valor, logo percebo que estou mais rico).
GABARITO: ERRADO
-
Em uma análise sobre como o consumo pode ser afetado pelo nível de preços, podemos perceber o Efeito Renda e o Efeito Substituição. Efeito Renda pode variar a depender do tipo do bem analisado, por exemplo: quando se trata dos bens de Giffen e bens inferiores o efeito Renda é positivo, ou seja, quando os preços destes bens sobem o consumo por eles também sobe, já que o poder aquisitivo do cosumidor foi reduzido, forçando-o a adiquirir mais bens dos tipos inferior e de Giffen, isto considerando o efeito Renda. Quando se trata de bem normal o efeito Renda é negativo, ou seja, se o preço do bem sobe a demanda por este bem é reduzida.
Já o efeito Subustituição, sempre tem sinal negativo. O efeito Substituição sempre afeta o consumo de maneira inversa ao preço, se o preço sobe ele impulsina a demanda para baixo, se por outro lado o preço desce, ele impulsiona a demanda para cima.
Efeito Preço = Efeito Renda + Efeito Substituição
-
A oferta de mão de obra reflete o tradeoff entre trabalho e lazer. Ela normalmente tem inclinação perfeitamente elástica, mas também pode se inclinar para trás graças ao efeito riqueza: “já que estou ganhando mais pode trabalhar menos”.
fonte: Mankiw - Introdução à Economia
-
Uma dúvida: Qual é a diferença entre o Bem de Giffen e o Efeito Veblen??
-
Em uma análise sobre como o consumo pode ser afetado pelo nível de preços, percebe-se que o efeito riqueza é o responsável por um resultado inusitado: a curva de demanda é positivamente inclinada.O erro da questão esta em positivamente inclinada, visto que a lei da demanda apresenta uma relação inversa, negativa e decrescente, ou seja, o preço e a demanda são fatores inversamente proporcionais.
-
Malisioso o examinador fala em Efeito Riqueza (Efeito Pigou) que preconiza que a existencia de deflacao (queda persistente e generalizada dos precos) faria o consumidor se achar mais rico e como cinsequencia aumentaria seu consumo. Ou seja, (cai precos, sobe consumo agregado - curva da demanda agregada do mercado negativamente inclinada).
O Efeito Keynes por outro lado alega que se houver deflacao, havera queda no consumo (cai precos, cai consumo agregado - curva DA continua negativamente inclinada,porem, sofre um deslocamento para esquerda)
Efeito Renda é outra coisa, é um das partes da decomposicao do efeito no consumo em funcao da variacao nos precos, e so vai tornar a curva positivamente inclinada se, primeiro, o bem for inferior (sobe renda cai consumo) e o ER for maior que o ES.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Efeito Riqueza.
Bom, diferentemente do que pode parecer, esta é uma questão sobre Macroeconomia (MACRO, com A, mesmo). Ela pede a explicação do porque a curva de Demanda Agregada é negativamente inclinada.
Existem 3 efeitos que fazem com que a curva de DA seja negativamente inclinada (relação inversa entre Preço e Produto), que são:
- Efeito riqueza de Pigou;
- Efeito da taxa de juros de Keynes e;
- O efeito da taxa de câmbio de Mundell-Fleming.
O economista Arthur Cecil Pigou estudou o efeito riqueza. Este efeito atua sobre o consumo: com preços mais baixos, a renda dos indivíduos sobe, o que eleva o consumo. É aquela ideia: se eu ganho R$ 10.000,00, mas os preços caem, meus R$ 10.000,00 passam a comprar mais coisa e aí, eu vou no shopping gastar minha grana! Quando gasto dinheiro, aumento meu consumo.
Demanda Agregada é igual a DA = C + I + G + X – M, sendo que o C é justamente o Consumo. Ou seja, baixam os preços, aumenta o consumo, aumenta a DA. Portanto: menores preços, maior DA.
Portanto a questão está errada, já que o efeito pegou faz com que a DA seja negativamente inclinada. Mas vamos dar uma olhada nos outros dois efeitos.
O efeito da taxa de juros, que Keynes estudou atua predominantemente sobre os investimentos. Quanto menor a taxa de juros, maior tende a ser o volume de investimentos. Com maiores investimentos, maior a DA. Assim, quanto menor a taxa de juros, maior a DA.
Por fim, no efeito da taxa de câmbio, um aumento dos preços locais faz com que os produtos nacionais fiquem mais caros. Com isso, as pessoas vão comprar mais no exterior, ou seja, vão aumentar mais as importações. Com maior importação, teremos maior M, o que faz com que as exportações líquidas (X-M) diminua. Com menor (X-M), temos menor DA. Ou seja, maiores preços, menor DA, ratificando a relação inversa.
Gabarito do Professor: ERRADO.