SóProvas


ID
2623285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

    Na economia formada pelos consumidores João, Pedro e José, observam-se as seguintes funções utilidade com relação aos bens x e y:

                    João: u(x, y) = 5x + 2y;
                    Pedro: u(x, y) = 3x + 2y;
                    José: u(x, y) = 5x² + 2xy + 0,8 .

Em relação a essa economia, julgue o item a seguir.


Os bens x e y são substitutos perfeitos para João.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A função de utilidade apresentada, u(x, y) = ax + by (a=5; b=2), é de bens substitutos perfeitos (a taxa marginal de substituição é constante).

  • Para responder essas questões bastaria vc saber que existe exemplos diferentes de utilidade dependendo do caso concreto .

     Existe os : substitutos perfeitos, complementares perfeitos, cobb-douglas ( a mais conhecida )  

    substitutos perfeitos = taxa de substituição um pelo outro é constante.  Ex :  caneta azul ou caneta preta,  teoricamente escrever com a caneta azul ou preta não alteram a satisfação.   

     

     

    A função de cada utilidade é : 

    SP =  U( X,Y) = X+Y

    CP = U ( X,Y ) =  min { x,y}

    CD =  U ( X,Y) = X^aY^b

     

     

    Como cê vai fazer para lembrar ?

    Complementos perfeitos :    min =  mínimo ,  vc lembra de par de sapato,  vc só tem sua utilidade aumentada com o mínimo dos dois,    como assim :  se vc tiver 4 sapatos do pé direitos e apenas 2 do pé esquerdo, sua utilidade é o mínimo dos 2, ou seja 2 pares de sapato. 

     

    SP =  somatório,  trocar um pelo outro da no mesmo,  tá somando na sua vida. 

     

    Cobb-douglas =  ai irmão,  tem que gravar mesmo,  mas é a função mais conhecida de economia, todos os exemplos, lembra que ela é a única que tem exponencial,  por residual tu lembra. 

     

    Você sabendo do conceito dá para interpretar a função e o gráfico mais fácil, e lembrando da fórmula, já era.     No caso da questão, pergunta se a  função :  U (X,Y) = 5X + 2Y  é substitutos perfeitos, certinho. 

  • As três funções utilidade da questão representam bens substitutos perfeitos. A terceira função está em uma formatação estranha, mas corresponde a uma transformação monotônica da função original.

  • Dependendo do formato da Função Utilidade, teremos diferentes formatos das curvas de indiferença!

              Para preferências bem comportadas (convexas), nós temos o seguinte formato da função utilidade: U = XY. Esta é a função Cobb-Douglas. Repare que temos a e b como expoentes de X e Y respectivamente.

              Para preferências no formato de um L, teremos o seguinte formato da função utilidade : U = min{aX,bY}. Este formato nos diz que os bens são complementares.

              Por fim, quando a função utilidade tem a forma U = aX + bY, teremos uma curva de indiferença linear (linha reta), o que significa que estamos tratando de  bens perfeitamente substitutos.

              Questão certinha, portanto!

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria do Consumidor!

    Dependendo do formato da Função Utilidade, teremos diferentes formatos das curvas de indiferença!

     Para preferências bem comportadas (convexas), nós temos o seguinte formato da função utilidade: U = XaYb. Esta é a função Cobb-Douglas. Repare que temos a e b como expoentes de X e Y respectivamente.

    Para preferências no formato de um L, teremos o seguinte formato da função utilidade : U = min{aX,bY}. Este formato nos diz que os bens são complementares.

    Por fim, quando a função utilidade tem a forma U = aX + bY, teremos uma curva de indiferença linear (linha reta), o que significa que estamos tratando de  bens perfeitamente substitutos.

    Questão certinha, portanto!


    Gabarito do Professor: CERTO.