SóProvas


ID
2623330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da economia brasileira no século XIX, da crise de 1929 e do pós-guerra até o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek, julgue o item a seguir.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi criado na década de 50 do século passado para analisar os projetos de empréstimos de longo prazo ao setor privado e eliminar os pontos de estrangulamento apontados no Plano de Metas de Juscelino Kubitschek.

Alternativas
Comentários
  • O BNDES nasceu no segundo governo Vargas, em 1952.

     

    Resposta: ERRADO.

  • 1950- criacao do CMBEU financiado pelo EXIMBANK - Bird. Recomendou a criacao do BNDE . O relatorio do grupo misto CEPAL_BNDE baseou-se na elaboracao de projecoes relativaos ao desempenho de varios setores da economia, baseadas na evolucao recente da economia e na necessidade de acelerar o crescimento ecnonomico. O ponto chave do relatorio foi a definicao das areas de investimento e da determinacao dos pontos de estrangulamento.

  • O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek foi iniciado em seu governo em 1956.

  • A Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). O objetivo da nova autarquia federal era ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico.

    Numa primeira fase, o BNDE investiu muito em infraestrutura, mas a criação de estatais aos poucos liberou o Banco para investir mais na iniciativa privada e na indústria. Durante os anos 60, o setor agropecuário e as pequenas e médias empresas passaram a contar com linhas de financiamento do BNDE.

    Fonte: Site do BNDES

  • Resposta: ERRADO

    1º ERRO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou a ter esta sigla somente em 1982 quando passou a financiar projetos na área social. Inicialmente, era apenas  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE).  

    2ºERRO -  O BNDE, como bem colocou o colega L. Pedrosa, nasceu no segundo governo de G.V. e não no governo de J.K.

    EXTRA - A título de conhecimento histórico, a criação de uma instituição que tivesse objetivo de financiar projetos de longo prazo à industria, foi sugerida primeiramente pela Missão Cooke em 1942 e posteriormente pelo CMBEU, constituida em 12/1950. E então, com intuito de acelerar o crescimento no país através do financiamento em investimentos na área de infrainstrutura e com a promessa obitida das diretorias do Banco Mundial e do Eximbank norte-americano de financiamento de moeda estrangeira que totalizavam U$500 milhões foi criado, no dia 20 de junho de 1952 pela Lei 1.628, o BNDE.

    FONTE: Livro - Economia Brasileira Contemporânea  de Fabio GIAMBIAGI.

  • RESOLUÇÃO:

    Errado!

    O BNDES (então BNDE) foi mesmo criado na década de 1950 e a finalidade está descrita corretamente pela

    questão, mas não foi no governo JK a sua criação.

    O Banco foi criado ainda em 1952, durante o segundo governo de Getúlio Vargas.

    Resposta: E

  • Questão passível de anulação. Enunciado mal escrito que dá margem para diferentes interpretações.

    Em nenhum momento a questão afirma que o BNDE foi criado pelo JK, ela diz "criado na década de 50". O II Vargas foi na década de 50 e a criação em 1952. Isso, por si só, não invalidaria a questão.

    Outro possível erro seria que o BNDE tinha como objetivo eliminar os estrangulamentos apontados pela CMBEU e não pelo Plano de Metas, no entanto isso também não torna a questão errada, uma vez que o Plano de Metas foi baseado no relatório da CMBEU, esta também influenciada, em grande medida, pela Missão Cooke de 1942 como bem apontado por outro colega. Na prática, o BNDE tentou eliminar os pontos de estrangulamento apontados pelo Plano de Metas (baseado na CMBEU) realmente. Em outras palavras, isso também não invalidaria a questão. Cabe lembrar aqui que o BNDE foi, praticamente, inoperante durante o governo Vargas por falta de recursos, dessa forma o BNDE não atuou sobre as bases da CMBEU e sim sobre o Plano de Metas de fato, uma vez que o BNDE só teve recursos suficientemente relevantes com o JK.

    Por fim, não acredito que o erro seja o acréscimo do S em BNDE como apontado pelo amigo, pelo simples motivo que isso é um erro ridículo e não creio que a Cespe seria tão bocó assim.

    Em suma, a Cespe considerou que os erros seriam: BNDE foi criado por Vargas em 1952 e não JK; BNDE objetivava eliminar os estrangulamentos apontados pela CMBEU e não pelo Plano de Metas. Todavia, a questão não afirma isso claramente e, por estar mal escrita, está ambígua, ensejando a anulação.

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    O Plano de Metas foi criado por JK com o objetivo de criar uma estrutura industrial integrada, aprofundando o setor produtor de bens de consumo duráveis, a exemplo dos automóveis. 

    Este plano foi criado com base em estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), que identificaram demanda reprimida por bens de consumo duráveis e consideravam que este setor representaria uma fonte de crescimento para o país. 

    No entanto, o Plano de Metas de JK foi publicado em 56, enquanto a criação do BNDE foi realizada em 1952. Portanto, por uma questão cronológica, o propósito da criação do BNDE não pode ter sido o de ajudar o plano de metas.

    De fato, a criação do BNDE para ajudar o Brasil a criar um parque industrial, no plano de substituição de importações (PSI). Por meio deste plano, o Brasil visava produzir internamente o que antes era importado de fora do país. Assim, haveria a substituição da importação pela produção interna.

    Para que o PSI fosse implementado, o diagnóstico à época era que seria necessário o aumento da participação do Estado e um dos requisitos essenciais para isso seria a adequação do arcabouço institucional à indústria, razão pela qual foram criadas várias estruturas governamentais (a exemplo do BNDE e do Departamento Administrativo do Setor Público) para gerir o processo de transferência de recursos da agricultura para a indústria. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.