-
Predicativo de regime militar: , estabelecido em 1964, que considerava necessários o controle da inflação e a modernização do mercado de capitais para a recuperação econômica
Essas informações apresentadas estão corretas. O controle da inflação era uma das metas principais do regime militar. O PAEG logrará o controle inflacionário por meio de uma abordagem gradualista. Para os planejadores do PAEG a inflação possuía um diagnóstico estritamente ortodoxo: os aumentos salariais não correspondiam aos aumentos de produtividade vividos nos últimos anos (Jango mandou um beijo), o pressionava os custos de produção para cima. Isso somava-se a um elevado déficit público, que vinha se agravando desde o inchaço da Conta Movimento ( emissão monetária ) com o Plano de Metas. O PAEG empreenderá uma reestruturação do aparato mercadológico brasileiro por meio de uma reforma abrangente: tributária (IPI, ICM, ICMS e outros Is que estamos acostumados ), monetária (criação do Bacen e do CMN ), financeira (criação dos ORTN, ou títulos corrigidos, que serão base para políticas monetárias futuras , criação do Sistema Financeiro de Habitação, que só serviu para concentrar renda,) cambial (unificação do sistema cambial, que vinha sofrendo sistemáticas mudanças desde 53, com Plano Aranha ).
foram criadas diversas empresas estatais para apoiar setores que deveriam receber estímulos ao seu crescimento
essa é uma característica do período, onde há a criação de diversas empresas estatais, criadas para desenvolver setores alijados pelos altos riscos dos investimentos de longuíssimo prazo. As principais empresas serão no setor energético, para atender as demandas de um país que vivia o "milagre", porém algumas empresas do setor militar que foram criadas nesse período até hoje possuem competitividade, como a EMBRAER.
-
RESOLUÇÃO:
Correto!
É fato que houve uma preocupação inicial de controle inflacionário e modernização não apenas do mercado
de capitais, mas do sistema financeiro como um todo.
Essas ações compuseram o eixo principal do PAEG, plano implementado já no primeiro ano do regime
militar.
Mas também no regime militar, principalmente depois de feitos os ajustes iniciais, o Estado manteve e
potencializou sua importância como o carro-chefe do desenvolvimento econômico.
Em 1970, as estatais representavam 15% da formação bruta de capital fixo no país.
Em 1978, essa participação chegou a superar 23%.
E mais: ao longo dos 21 anos de regime, foram criadas 47 estatais federais.
Resposta: C
-
Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
O começo dos anos 60 foi muito perturbador para o Brasil. Instabilidades políticas e econômicas fizeram com que a inflação se acelerasse e o crescimento minguasse.
O golpe militar de 1964 impôs de forma autoritária a solução para a crise política. No campo econômico, o primeiro governo militar elaborou o Plano de Ação Econômica do Governo - PAEG.
As duas principais linhas do PAEG eram: reformas estruturais e combate a inflação. Uma das principais mudanças realizadas pelo plano foi a publicação da Lei 4.728, que reformou o mercado de capitais, definindo regras de atuação dos demais agentes financeiros.
O PAEG colocou as bases para o crescimento que viria no período posterior, o período do milagre econômico. A partir de 1968, o Brasil passou a crescer a taxas muito altas, sendo que uma das principais fontes do crescimento foi o aumento das empresas estatais, que passaram a realizar investimentos significativos e a criar conglomerados. A título de exemplo, durante este período, surgiram 231 novas empresas estatais.
Gabarito do Professor: CERTO.