SóProvas


ID
2623360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue o item seguinte.


O Plano Cruzado, de 1986, introduziu uma nova moeda, e o congelamento de preços que resultou em desabastecimento e disseminação do mercado negro. O Plano Verão introduziu uma nova moeda, o Cruzado Novo. O Plano Collor, de 1990, propôs medidas estruturais importantes para o país, como a diminuição gradual das tarifas de importação para submeter a indústria à concorrência externa.

Alternativas
Comentários
  • Sim. O Plano Verão instituiu o Cruzado Novo. E o governo Collor teve um viés neoliberal, abrindo as fronteiras brasileiras para a concorrência internacional.

    Se na questão falasse que no governo Collor o Cruzeiro voltou a ser a moeda, também estária correto.

    No governo Itamar Franco, a moeda passou a ser o Cruzeiro Real, e só mais tarde, o Real.

     

    Resposta: CERTO.

  • Gabarito Certo

    O Plano Cruzado contemplava quatro grande grupos de medidas: reforma monetária e congelamento, desindexação da economia, índices de preços e caderneta de poupança e política salarial.

    Em relação ao primeiro grupo ficou estabelecido o cruzado como padrão monetário nacional, sendo a taxa de conversão fixada em mil cruzeiros por um cruzado. E com exceção das tarifas industriais de energia elétrica, os preços foram congelados nos níveis vigentes em 27/02/2018. Esse congelamento de preços associada a outros fatores resultou numa explosão do consumo.

    O Plano Verão promoveu uma nova reforma monetária, introduzindo o cruzado novo.

    Um dos fatores que marcou o governo Collor foi a abertura econômica realizada no país.

  • RESOLUÇÃO:

    Nada a questionar.

    O Plano Cruzado introduziu uma nova moeda, o Cruzado, congelou preços e ao longo do ano surgiram os

    problemas de desabastecimento e aumento da negociação no mercado negro.

    O Plano Verão, de janeiro de 1989 (por isso o nome, rsrsrsrsrs), introduziu o Cruzado Novo.

    Por fim, o Plano Collor, de fato, trouxe medidas estruturais, como a abertura comercial e o início do processo

    de desestatização.

    Resposta: C

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    De fato, a década de 80 foi muito fértil em relação aos planos econômicos.

    O Plano Cruzado de 1986 introduziu uma nova moeda, substituindo o cruzeiro pelo cruzado, definindo regras de conversão de regras e salários. Além disso, o plano introduziu o congelamento de preços e salários, o que desincentivava os produtores a ofertarem seus produtos, já que a inflação estava alta e elevava os custos de produção. Essa escassez de oferta levou ao desabastecimento (falta de produtos nos mercados internos) e ao aumento da procura pelos produtos faltantes no mercado negro.

    Já o plano verão também introduziu uma moeda nova: o cruzado novo. O plano adotou congelamentos de salários, além do congelamento dos empréstimos do setor público.

    Por fim, diferentemente dos governos antecessores, o governo Collor (governo brasileiro no início da década de 90) priorizava o neoliberalismo na Economia. A ideia era estimular a competição e a competitividade da indústria nacional e, ao mesmo tempo, reduzir o déficit público. 

    Assim, um dos pilares do governo color foi a mudança na política comercial, dando início ao processo de liberalização do comércio exterior (abertura comercial), com a liberação da importação de diversos produtos.

    Além disso, houve redução das tarifas de importação (de 40% para 20% em quatro anos). 


    Gabarito do Professor: CERTO.