SóProvas


ID
2623363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da crise econômica na última década de 80, das políticas de estabilização, aceleração inflacionária e dos planos de combate à inflação, como o Plano Real, a reforma do estado e as privatizações, julgue o item seguinte.


O Plano Brasil Novo, do presidente Fernando Collor de Mello, extinguiu órgãos públicos, privatizou empresas estatais, eliminou e suspendeu diversos incentivos fiscais e passou a intervir diariamente no mercado de câmbio para manter a moeda nacional valorizada e, assim, incentivar as importações.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Brasil Novo foi o Plano Collor I.

     

    A questão está certa em tudo, exceto na parte do câmbio.

    Durante o governo Collor o câmbio era flutuante.

     

    Resposta: ERRADO.

  • (ERRADO)

    Fernando Collor de Mello - Câmbio Flutuante

  • RESOLUÇÃO:

    Quase certo, mas errado! Rsrsrs

    O erro está na parte do câmbio!

    O Plano Brasil Novo (Collor) instituiu câmbio flutuante.

  • o Câmbio flutuante na época visava aumentar as exportações?

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre economia brasileira. 

    Pois bem, diferentemente dos governos antecessores, o governo Collor (governo brasileiro no início da década de 90) priorizava o neoliberalismo na Economia. A ideia era estimular a competição e a competitividade da indústria nacional e, ao mesmo tempo, reduzir o déficit público. 

    A ideia, então, era promover, além de outras reformas, uma reforma administrativa e fiscal. No âmbito administrativo, a ideia do Plano Brasil Novo (conhecido como Plano Color I) era extinguir órgãos públicos, demitir servidores públicos e privatizar estatais (pelo Plano Nacional de Desestatização). Já no âmbito fiscal, seriam suspensos os subsídios e eliminados os incentivos e isenções tributárias. 

    Diferentemente do que afirmou a questão, porém, justamente por ser um governo liberal, o plano do governo Color para o câmbio era instituir o sistema de taxas flutuantes, livremente definidas pelo mercado. 

    Assim, não houve intervenção no mercado de câmbio.


    Gabarito do Professor: ERRADO.