Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.
O primeiro governo militar elaborou o Plano de Ação Econômica do Governo -
PAEG como um pacote para a economia crescer. As reformas promovidas pelo PAEG pavimentaram o caminho para o crescimento do Brasil durante o período do milagre econômico.
A partir de 1968, o
Brasil passou a crescer a taxas muito altas, sendo que uma
das principais fontes do crescimento foi o aumento das empresas estatais,
que passaram a realizar investimentos significativos e a criar
conglomerados. A título de exemplo, durante este período, surgiram 231
novas empresas estatais.
Após o período do milagre, o primeiro choque do petróleo expôs a fragilidade do crescimento econômico nacional. O II Plano Nacional de Desenvolvimento foi colocado em prática, o que fez o país crescer "na marra". No entanto, o segundo choque do petróleo fez com que houvesse aceleração inflacionária com acentuação do processo especulativo no câmbio e aumento da dívida externa.
De fato, no final da década de 70, os recursos de capital se tornaram escassos. Mas as estatais eram as grandes responsáveis pelos investimentos. Além disso, as estatais serviam para
contenção de preços dos bens produzidos por elas. Isso fazia com que as estatais ajudassem a refrear os índices inflacionários.
Assim, não houve facilitação da privatização das estatais, já que elas faziam parte do instrumental econômico do governo. Tal assunto foi introduzido na economia apenas no Governo Collor, na década de 90, que adotou um viés mais liberal na economia.
Gabarito do Professor: ERRADO.